Lamborghini Urus Esteso da alemã Novitec
Conforme informação no site da revista Auto Motor und Sport, a empresa de personalização alemã Novitec está lançando um kit “widebody” (esteso, estendido em italiano) para o Lamborghini Urus, (fotos) que alarga em cerca de 100 milímetros a carroceria do suve da marca italiana com a adoção de elementos estéticos moldados em plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) e que procuram dar um visual ainda mais esportivo ao modelo.
Além disso, a Novitec oferece kit opcional, sem a conversão que alarga a carroceria, mas também com elementos em CFRP sem pintura para dar uma aparência mais dinâmica. A preparadora também informou que desenvolveu três níveis de desempenho que aumentam a potência do motor V-8 de 4 litros biturbo, que originalmente tem 666 cv, para até 782 cv e 105,3 m·kgf. de torque.
Este ganho de potência e torque é proporcionado pelos módulos de ajuste plug-and-play Novitec N-Tronic, um para cada bancada de cilindros. Estas duas unidades de controle auxiliares fornecem ao sistema eletrônico do motor mapeamento recalibrado para injeção, controle da pressão de admissão adicional e ignição, o que aumenta tremendamente a potência e o torque máximos. As enormes rodas forjadas, de 23 polegadas, são da marca americana Vossen.
TVR desiste da fábrica no País de Gales
A TVR perdeu os direitos de montar a fábrica no País de Gales, no Ebbw Vale, onde pretendia produzir o novo esportivo Griffith, conforme havia anunciado há seis anos. Segundo o site da revista Autocar, a decisão do governo galês em retomar a área, que estava reservada para a marca inglesa de esportivos, foi tomada após expirar o prazo concedido para o fabricante iniciar as atividades produtivas.
O Griffith com motor V-8 continua apenas projeto e o executivo-chefe da TVR, Jim Berriman, disse à Autocar que a instalação no País de Gales não era crítica para os planos da empresa: “Nos interessamos pelo local no Ebbw Vale quando o governo galês afirmou que tinha planos de construir um circuito de corrida ao lado da futura fábrica. Como esse projeto não prosseguiu, reavaliamos nossa tomada de decisão”.
Mesmo assim, Berriman afirmou que: “continua a discutir com o governo galês outros locais para a produção de automóveis, como temos feito nos últimos anos”, sugerindo que ainda poderá produzir automóveis no país. Isso, porque o governo galês detém uma participação de 3% na TVR, investimento feito em 2016 quando a TVR recebeu também empréstimo de 2 milhões de libras esterlinas, como parte do acordo, que já foi reembolsado.
BMW Alpina B3 tem edição comemorativa na África do Sul
A BMW divulgou imagens de uma edição especial Alpina B3, da qual só vai produzir cinco exemplares que serão exclusivos para comercialização no mercado da África do Sul. A série é comemorativa dos 50 anos da inauguração da primeira fábrica da marca fora da Alemanha, em 1973, no país do sul da África.
Pintados exclusivamente na cor verde Alpina II metálica, os cinco modelos desta série, denominada Alpina B3 50 Years BMW South Africa Edition, carregam a marca da preparadora nas laterais, na tampa do porta-malas e no defletor dianteiro. A versão especial baseada no atual sedã Série 3, tem o mesmo motor do BMW M3.
Assista ao breve vídeo (2 minutos):
RM