O novo CLE, cupê esportivo que a Mercedes-Benz apresentou em julho, já ganhou sua variante especial Mercedes-AMG CLE53 4MATIC+ Coupé 2024. Desenvolvida com base no Mercedes-Benz CLE 450, o novo modelo AMG vem com o mesmo motor de seis cilindros em linha M256M, de 3 litros, turbocarregado, porém com 68 cv a mais.
A AMG informou que fez ajustes significativos no motor em comparação com os outros seis em linha da marca. As câmaras de combustão foram otimizadas, os coletores, redesenhados e ganhou novos anéis de segmento, mas a principal mudança é o novo turbocarregador, que funciona com um compressor elétrico auxiliar.
Este sistema desenvolvido para a equipe Mercedes-AMG de Fórmula 1 pode aumentar a pressão de admissão para 1,5 bar, além de fornecer a função de sobrepressão por até 12 segundos por vez. Com isso a potência é de 449 cv e o torque de 57,1 m·kgf mas este pode chegar até 61,2 m·kgf durante 12 segundos com a sobrepressão.
Além disso, o gerador/motor de partida do sistema híbrido leve fornece 23 cv e 20,9 m·kgf adicionais, sob demanda, e também alimenta a bateria de 48 volts. Outras características técnicas do novo modelo são o câmbio automático epicíclico de 9 marchas com embreagem multidisco em vez de conversor de torque e tração integral 4Matic+ totalmente variável, ambos de série. O modelo tem também esterçamento automático das rodas traseiras.
Os freios são calculados para o desempenho do CLE53 Coupé, de aceleração 0-96,5 km/h em 4 segundos e velocidade máxima de 250 km/h, limitada, ou 270 km/h com o pacote opcional AMG Driver.
. Os discos são perfurados e ventilados, dianteiros de Ø 370 mm com pinças fixas de seis pistões com pinças fixas de quatro pistões, traseiros de discos ventilados de Ø 360 mm com pinças flutuantes monopistão
No visual as diferenças do CLE53 com o CLE normal são principalmente na dianteira redesenhada destacando a grade típica AMG, assim como o novo capô. Além disso, os para-lamas dianteiros são 58 mm mais largos, enquanto os traseiros foram alargados em 75 mm, já que a bitola traseira também é mais larga. A rodas de série são de 19 polegadas com opção de 20 polegadas.
Há um pacote opcional AMG Performance Studio que adiciona peças de acabamento ao painel dianteiro e traseiro. O defletor aplicado na tampa do porta-malas é pintado na cor do veículo, mas também tem opção em preto como parte do pacote de estilo AMG. Já os faróis Digital Light também são opcionais.
Internamente, o conjunto de instrumentos digitais de 12,3 polegadas e o mostrador central de 11,9 polegadas são os do cupê normal. Já os bancos são revestidos em MB-Tex e estofados em microfibra de série, com opção de couro napa. No pacote AMG Performance Studio também é oferecida a opção de bancos com mais apoio ao corpo. O volante AMG é revestido em couro napa e tem borboletas de trocas de marcha de alumínio.
RM