A marca criada por André Citroën sempre foi associada a rupturas e novos conceitos, características que se fazem presentes no mais novo modelo do fabricante, o C3 Aircross. Suas medidas compactas o classificam como um utilitário esporte que comparte o segmento B junto com o Hyundai Creta, Jeep Renegade, Nissan Kicks e VW T-Cross. Disponível a partir deste mês nos concessionários da marca, ele é aposta do grupo Stellantis para reposicionar a marca no mercado nacional como opção de entrada. Fato incomum no universo das marcas da Stellantis, o Brasil é o único mercado onde a Citroën consolidou-se como opção mais sofisticada do que a Peugeot, situação prestes a ser invertida. Os preços de lançamento são R$ 109.990, para a versão Feel, R$ 119.990 para a versão Feel Tech e R$ 129.990, para a Shine.
Cintura alta e coluna traseira larga não prejudicam a luminosidade interna
Para chegar a esse objetivo o escopo do projeto foi centrado em custos baixos: o modelo sai de fábrica com apenas duas bolsas infláveis e a versão de entrada é vendida unicamente pelo site da empresa. Mesmo na versão topo de linha Shine os bancos dianteiros têm regulagem manual da mesma forma que o ar-condicionado. Tal qual uma compensação para tanto, as três primeiras revisões são grátis e o comportamento dinâmico do novo Aircross mitigam essas limitações de caráter econômico.
Ponto para o motor T200, um tricilindro ‘1-L turbocarregado e cuja potência de 125/130 cv e de 20,4 m·kgf de torque (com um ou outro combustível) chegam às rodas dianteiras através de um câmbio automático CVT de sete marchas. Esses índices permitem a velocidade máxima de 191 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 10,1/9,8 s, sempre considerando dados do fabricante.
O comportamento dinâmico do novo suve é bastante agradável: as respostas à demandas de aceleração são mais do que honestas, nas curvas a rolagem é mínima e nas freadas o equilíbrio é notável, com a potência e torque disponíveis cumprindo com louvor a missão de mover os 1.215 kg do conjunto em ordem de marcha. O fato de ser equipado com motor turbocarregado (com interresfriador ar-ar) demanda uma certa adaptação aos motoristas não habituados a esse equipamento. Nada, porém, que exija conhecimentos científicos dignos de um projetista de foguetes…
Único senão no quesito desempenho é o nível de ruído interno gerado pelos pneus Pirelli Scorpion 215/60R17 (versão Shine) que se mostraram extremamente sensíveis às variações de piso. Posto que a pavimentação das vias públicas brasileiras é famosa pela sua diversidade e predominância de irregularidades das mais diversas características, o assunto merece uma reflexão por parte do fabricante, seja ela em cima da calibragem determinada: 29 e 36 lb/pol², na dianteira e traseira, respectivamente ou por modelos de outras marcas. A suspensão dianteira é McPherson e a traseira por eixo de torção. Freios, dianteiros a disco ventilado, traseiros a tambor.
Opção mais econômica do mercado de suves com motor turbo, o novo C3 Aircross é oferecido em versões de 5 e 7 lugares, ambas no mesmo arcabouço CMP e fabricadas em Porto Real, RJ. Essa última versão chega ao mercado no início do ano que vem e precede outras versões de outras marcas da Stellantis em fase final de desenvolvimento. Essa opção sairá de fábrica com quatro bolsas infláveis, os dois dianteiros obrigatórios e os dois laterais.
A produção fluminense vai atender toda a América Latina que, exceto o Brasil, terá motorização 1,6 de aspiração atmosférica e câmbio manual de cinco marchas, como explica Pablo Averame, um dos responsáveis por essa região: “Concluímos que no Brasil, no segmento dos suves de entrada, a demanda de câmbio manual é inferior a 5% enquanto países como a Argentina e Colômbia ainda preferem o câmbio manual.”
Painel de instrumentos é digital e oferece boa leitura
O estilo da carroceria do novo Aircross é calcado na aparência musculosa, com os para-lamas dianteiros proeminentes e linha de cintura alta. Mesmo com a área envidraçada limitada por esse detalhe e a grande largura da coluna traseira, o interior é bastante iluminado mesmo sem haver teto solar, situação que gera a sensação de maior amplitude no habitáculo. A ergonomia a partir do banco do motorista é bem resolvida e atenua os efeitos dos controles manuais do ar-condicionado. Na versão de sete lugares há um circulador de ar no teto, próximo à linha da coluna central, solução que, segundo o fabricante, diminui a temperatura interna em até 4 ºC.
Nessa versão o banco da segunda fileira é instalado 10 cm à frente e é rebatível em dois estágios — encosto e assento -— na proporção de 2/3 junto à porta traseira direita e 1/3 em relação à porta esquerda. Se o acesso a tal área exige uma dose pequena de movimento corporal, não surpreende que os ocupantes da terceira fileira de bancos, composta por dois bancos removíveis com facilidade, são contemplados com espaço mais do que exíguo…
A direção conta com assistência elétrica e o volante com regulagem apenas de altura tem um segmento ligeiramente achatado, o que contribui para o motorista chegar/sair do seu banco com mais facilidade. Há controles distribuídos nos dois raios do volante.
Duas telas digitais transmitem as informações ao motorista: no quadro centralizado no eixo do volante estão as básicas (velocímetro, conta-giros, alcance, consumo, temperatura, etc.) e no centro do painel outra, em formato retangular que remete à uma largura maior que o real, está o complexo multimídia com capacidade de espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay.
A capacidade do compartimento de carga da versão de cinco lugares é de 493 litros pelo padrão VDA e pode chegar a 1.080 litros com o banco traseiro totalmente rebatido.
Na versão de sete lugares essa capacidade é de meros 40 litros, o que obriga os passageiros a viajar com bagagem mínima ou, mais apropriado, sem nenhuma. As dimensões externas das duas versões são comprimento de 4.320 mm, distância entre-eixos de 2.675 mm, largura de 1.733 mm sem espelhos (2.019 mm com)) e altura, de 1.663 mm (ver detalhe de altura na ficha técnica).
A altura livre do solo garante ângulo de ataque de 23,8o e de saída de 32o. O tanque de combustível de 47 litros garante alcance de 348 km quando abastecido com álcool ou 498 km quando usando gasolina.
O preço atraente cobra estratégias e opções para amenizar as restrições impostas por essa causa, algo que se nota ao ler os incontáveis pacotes de opcionais oferecidos para cada versão. Entre comodidades interessantes que não são itens de fábrica estão o carregador de bateria de celular por indução, protetor de cárter, teto bitom (versão Shine). Entre os pacotes oferecidos pela marca Mopar, outrora unicamente supridora de equipamentos para a linha Chrysler, está um “kit pet”, que inclui uma manta que protege os assentos traseiros das peraltices de quatro patas.
WG
Nota: A ficha técnica e a lista de conteúdo a seguir referem-se ao Aircross de 5 lugares. As diferenças em relação ao Aircross de 7 lugares (Aircross 7) são poucas e estão indicadas adiante.
(Atualizada em 8/12/23 às 17h05: a Stellantis/Citroën havia informa largura de 1.720 mm sem espelhos e 1.796 mm com espelhos. Ontem a fabricante informou serem 1.796 mm e 2.019 mm, respectivamente. Informou também as bitolas, dados faltantes antes e já integrados à ficha técnica.)
FICHA TÉCNICA CITROËN C3 AIRCROSS 2024 | |||
Versão | Feel Turbo 200 | Feel Pack Turbo 200 | Shine Turbo 200 |
MOTOR | T200 Flex | ||
Descrição | 3 cilindros em linha, dianteiro transversal, bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas no cabeçote, corrente, admissão com atuação indireta eletro-hidráulica Multi-Air III com inerente variação de fase e levantamento no escapamento atuação indireta por alavancas-dedo com fulcro hidráulico e variação de fase, 4 válvulas por cilindro, injeção direta, aspiração forçada por turbocarregador BorgWarner com interresfriador ar-ar, válvula de alívio elétrica, flex | ||
Cilindrada (cm³) | 999 | ||
Diâmetro x curso (mm) | 70 x 86,5 | ||
Comprimento de biela (mm) | 149,3 | ||
Relação r/l | 0,289 | ||
Potência (cv/rpm, G/A) | 125/130/5.750 | ||
Torque (m·kgf/rpm, G/A) | 20,4/4.250 | ||
Densidade de potência (cv/L, G/A) | 125,1 / 130,1 | ||
Densidade de torque (m·kgf/L, G/A) | 20,4 / 20,4 | ||
Taxa de compressão (:1) | 10,5 | ||
Corte de rotação (rpm) | 6.500 | ||
TRANSMISSÃO | |||
Tipo | Transeixo dianteiro Aisin com câmbio automático CVT de 7 marchas selecionáveis em sequência e ré, tração dianteira | ||
Relações das marchas (:1) | 1ª 2,270; 2ª 1,600; 3ª 1.200; 4ª 0.940; 5ª 0,740; 6ª 0.580; 7ª 0,460; ré 2,604 | ||
Relação de diferencial (:1) | 5,698 | ||
SUSPENSÃO | |||
Dianteira | Independente, McPherson, braço de controle triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado com batente de distensão hidráulico e barra antirrolagem | ||
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado | ||
DIREÇÃO | |||
Tipo | Pinhão e cremalheira eletroassistida, indexada à velocidade | ||
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,8 | ||
FREIOS | |||
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/ 284, pinça flutuante | ||
Traseiros (Ø mm) | Tambor / 228. pinça flutuante, autoajustável | ||
Operação | ABS, servoassistência a vácuo, duplo circuito em diagonal | ||
RODAS E PNEUS | |||
Rodas | Aço, 16″ com calotas | Liga de alumínio,16″ | Liga de alumínio,17″ |
Pneus | 205/65R16 | 205/65R16 | 215/60R17 |
CONSTRUÇÃO | |||
Tipo | Monobloco de aço, suve,, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro | ||
AERODINÂMICA | |||
Coeficiente de arrasto (Cx) | n.d. | n.d. | n.d. |
Área frontal calculada (m²) | 2,258 | 2,256 | 2.271 |
Área frontal corrigida (m²) | n.d. | n.d. | n.d. |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |||
Comprimento | 4.320 | 4.320 | 4.320 |
Largura (espelhos rebatidos/abertos) | 1.796 / 2.019 | 1.796 / 2.019 | 1.796 / 1.2019 |
Altura sem barras no teto | 1.641 | 1.640 | 1.651 |
Altura com barras no teto | 1.663 | 1.662 | 1.673 |
Distância entre eixos | 2.675 | 2.675 | 2.675 |
Distância mínima do solo (mm) | 200 | 200 | 200 |
Bitola dianteira/traseira | 1.548 / 1.552 | 1.548 / 1.552 | 1.548 / 1.552 |
ÂNGULOS | |||
Entrada (º) | 23,8 | 23,8 | 23,8 |
Saída (º) | 32 | 32 | 32 |
Transposição de rampa (º) | 23,1 | 23,1 | 23,1 |
PESOS E CAPACIDADES | |||
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.201 | 1.210 | 1.216 |
Capacidade de carga (kg) | n.d. | n.d. | n.d. |
Porta-malas (litros, VDA) | 493 | 493 | 493 |
Tanque de combustível (L) | 47 | 47 | 47 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO | |||
Cidade (km/l, G/A) | 10,6 / 7,4 | 10,6 / 7,4 | 10,6 / 7,4 |
Estrada (km/l. G/A) | 12,0 / 8,6 | 12,0 / 8,6 | 12,0 / 8,6 |
DESEMPENHO | |||
Aceleração 0-100 km/h (G/A,s) | 9,9 / 9,7 | 9,9 / 9,7 | 9,9 / 9,7 |
Velocidade máxima (km/h, G ou A) | 191 | 191 | 191 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |||
v/1000 em 7ª (km/h) | 47 | 47 | 48,3 |
Rotação a 120 km/h em 7ª (rpm) | 2.550 | 2.550 | 2,490 |
Alcance (km, G/A) | 564 / 404 | 564 / 404 | 564 / 404 |
CONTEÚDO DO NOVO CITROËM C3 AIRCROSS | ||||
Feel | Feel Pack | Shine | ||
Câmbio automático CVT com três modos de condução | • | • | • | |
Citroën Connect com tela tátil de 10” com espelhamento Android Auto e Apple CarPlay sem fio, com comandos no volante | • | • | • | |
Três entradas USB, incluindo duas para a segunda fileira | • | • | • | |
Controle de estabilidade e tração | • | • | • | |
Assistente de partida em aclives | • | • | • | |
Luzes de rodagem diurna de LED | • | • | • | |
Seis alto-falantes | • | • | • | |
Ar-condicionado | • | • | • | |
Banco do motorista com ajuste de altura | • | • | • | |
Rodas de aço de 16″ com calota e pneus 205/65R16 | • | – | – | |
Travas elétricas com acionamento por telecomando da chave | • | • | • | |
Alarme | • | • | • | |
Portinhola do bocal de combustível com destravamento elétrico | • | • | • | |
Barras longitudinais no teto | • | • | • | |
Sensor de estacionamento traseiro | – | • | • | |
Rodas de liga de alumínio de 16″ com pneus 205/65R16 | – | • | – | |
Bolas infláveis laterais | – | • | • | |
Descansa-braço no banco do motorista | – | • | • | |
Retrovisores com ajuste elétrico | – | • | • | |
Teto bitom preto pérola negra | – | – | • | |
Rodas de liga de alumínio de 17″ com pneus 215/60R17 | – | – | • | |
Faróis de neblina | – | – | • | |
Câmera de ré | – | – | • | |
Bancos e volante com forração premium | – | – | • | |
Controlador de velocidade de cruzeiro com limitador integrado | – | – | • | |
Chapa de deslizamento dianteira e traseira | – | – | • | |
Grade do radiador na cor preto brilhante | – | – | • | |
Acabamento exclusivo traseiro na cor preto brilhante | – | – | • | |
OPCIONAIS | ||||
Pack Protetor (protetor do cárter e das soleiras | • | • | • | |
Pack Design (embelezador da grade do radiador e protetor das portas) | • | • | • | |
Pack Comfort (fraóis de neblina e câmera de ré | – | • | b | |
Teto Bitom branco Banquise | – | – | • |
DADOS EXCLUSIVOS DO AIRCROSS 7, NA ORDEM FEEL, FEEL PACK FEELE SHINE
FICHA TÉCNICA
PESO (kg): 1.257-1.266-1.272
ALTURA SEM E COM BARRAS NO TETO (mm): 1.655/1.678-1.645/1.667 -1.655/1.678
CONSTRUÇÃO, tipo: Monobloco em aço, suve, 4 portas, 7 lugares, subchassi dianteiro
CAPACIDADES, porta-malas: (L) 40 com 3ª fileira de bancos
ACELERAÇÃO 0-100 km/h: (s, G/A): 10,1/9,8-10,1/9,8-10,1/9.8
LISTA DE CONTEÚDO
Dois bancos (3ª fileira) rebatíveis e removíveis
Saída de ventilação no teto
Emblema Aircross 7 na porta de carga