No meu conceito, todo autoentusiasta deveria ter condições de ter cinco carros na garagem para saciar todas suas vontades e paixões pelo automóvel. Quando digo condições, não são só as financeiras, pois cinco carros são cinco vezes de despesas e capital investido, mas tem que ter espaço e principalmente tempo para poder curtir suas paixões.
Minha lista é composta assim:
1 – Suve médio para viajar com a família. Todos bem acomodados e a limitação de porta-malas dos suves pode ser compensada com bagageiro de teto.
2 – Hatch compacto do tipo esportivo, ou um esportivo puro-sangue para passar um dia na pista ou num rali com os amigos e/ou companheiro(a).
3 – Sedã para o dia a dia. Não há nada mais prazeroso do que o conforto de um sedã 4-portas. E pensar que no Brasil dos anos 70-80 carros 4 portas eram odiados.
4 – Veículo 4×4, pois por mais que goste do asfalto, um autoentusiasta de verdade gosta de um dia de adrenalina no barro e na poeira.
5 – Picape para ter a versatilidade de ajudar os amigos ou familiares no carreto básico ou possibilidade de levar consigo seu hobby, que pode ser moto, kart, gaiola, jet-ski, barco, bicicleta e tantos outros.
E quando falo em 5 é para ficar no básico, pois certamente um autoentusiasta ainda é capaz de identificar a necessidade do sexto, sétimo até o enésimo carro na garagem.
A nova picape Rampage R/T, com preço sugerido de R$ 277.490 seria uma ótima opção para compor essa lista, pois além de entregar a versatilidade da caçamba e o bom espaço interno, ainda tem um desempenho que surpreende a qualquer um. É a picape com motor a gasolina mais veloz fabricada no Brasil, pois faz 0-100 km/h em 6,9 segundos e tem velocidade máxima de 220 km/h.
Assista ao vídeo ao vídeo desta avaliação, e colabore para o crescimento do nosso canal. É através das visualizações no YouTube que temos nosso trabalho reconhecido e monetizado, o que ajuda a evitar precisarmos recorrer a qualquer tipo de cobrança para acesso ao AE. Não esqueça de deixar seu comentário, seu like ou dislike, pois isso é muito importante para nós.
Motor Hurricane 4
O motor 4-cilindros a gasolina de 2 litros turbocarregado faz jus ao seu nome traduzido para o português, furacão: entrega 272 cv de potência máxima a 5.200 rpm e torque máximo de 40,8 m·kgf a 3.000 rpm. A construção do bloco e cabeçote é em alumínio com duplo comando de válvulas no cabeçote, acionamento por corrente, 4 válvulas por cilindro. A taxa de compressão é de 10:1 e o diâmetro dos cilindros de 84 mm com curso dos pistões de 90 mm proporcionam baixas vibrações de trabalho.
O câmbio automático de engrenagens epicíclicas é o ZF 948TE de 9 marchas mais ré e está acoplado ao motor por conversor de torque. A tração é primordialmente dianteira, com saída de força para o eixo traseiro configurando a tração integral sob demanda. Não há seletor de acoplamento da tração 4×4, mais uma evidência de que a picape é desenvolvida para entregar desempenho em todas as condições.
As trocas de marcha em modo manual são feitas somente pelas borboletas atrás do volante e não há no seletor giratório de câmbio a posição manual. Portanto, sempre que as borboletas são acionadas o câmbio assume a condição de manual por algum tempo, voltando para o modo automático após inatividade manual de cerca de 10 segundos.
Ao ativar o botão R/T posicionado no painel central o modo mais esportivo de condução da picape entra em ação com aumento da carga do volante, maior resposta do pedal do acelerador e alteração dos pontos de trocas de marchas ascendentes. O conjunto fica mais esperto e responsivo e a tração integral passa a entregar mais torque às rodas traseiras, melhorando a tração nas saídas de curvas para uma condução mais esportiva.
E toda essa esportividade vem acompanhada da sonoridade das duas saída de escapamento sob o para-choque traseiro, uma de cada lado. É o conceito de que não basta apenas ser esportiva, tem que parecer esportiva também.
Uso geral
Na semana de testes da Rampage R/T foram mais de 500 km rodados entre cidade e estrada, sempre procurando estar dentro dos limites de velocidade, mas aproveitando a potência para fazer ultrapassagens com segurança, o consumo de combustível acumulado foi de 9,4 km/l. No trecho entre São Paulo e Campinas a 120 km/h o consumo foi de 11,8 km/l (retificando que erroneamente falei no vídeo,10,8 km/l).
O desempenho vem acompanhado de bom nível de ruído interno na cabine. Tanto em velocidades constantes quanto em plena aceleração não se nota nenhuma vibração ou picos de ruídos que possam incomodar os ocupantes. Veja nos gráficos abaixo:
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
O espaço interno é bem distribuído e mesmo ao ter que puxar os bancos dianteiros para frente para dar maior espaço aos ocupantes do banco traseiro, o recurso de ajuste de distância e altura do volante permite que a posição de condução ainda seja prazerosa. O ajuste elétrico do banco do motorista é outro recurso de sofisticação na picape.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Conforto e estabilidade dos bancos dianteiros é muito bom e mesmo em curvas de maior aceleração lateral, dentro do autódromo, a estabilidade do corpo é perfeita. E no banco traseiro o ângulo de inclinação do encosto, que é um item muito crítico em picapes, é satisfatório.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
A usabilidade da caçamba é destacada pelas argolas de armação na parte inferior das laterais (4), facilitando a fixação de cargas baixas, e as argolas na parte superior (4) que permitem maior segurança para cargas altas. O vidro vigia traseiro é desprotegido e a capota marítima é item de acessório. O revestimento de proteção da caçamba é de série.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
O pacote de tecnologia é bem completo com central multimídia bem posicionada ao centro do painel de instrumentos, com pareamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay e carregador de bateria de celular por indução. O quadro de instrumento é configurável, mas como em outros modelos da Stellantis poderia ter caracteres com uma fonte maior, facilitando a leitura. O ar-condicionado de duas zonas tem saídas para os ocupantes traseiro e seis tomadas USB (três são C) estão disponíveis na frente e atrás.
Os itens de auxílio ao motorista presentes na Rampage R/T permitem uma condução mais segura com alerta de ponto cego nos retrovisores externos, controle de cruzeiro adaptativo com frenagem autônoma de emergência. O sistema de permanência em faixa pode ser ajustado em seu modo de assistência em três níveis, o mesmo acontece com o alerta de obstáculo à frente.
24 horas de uso
A Ram promoveu um autodesafio para estabelecer uma marca de distância percorrida em 24 horas de uso em pista. Para isso vários jornalistas foram chamados, incluindo a equipe do AE. Nosso editor-chefe, Bob Sharp, juntamente com o colunista do AE, Fernando Calmon, ficaram encarregados de dar as primeiras voltas em uma das picapes do desafio.
O evento foi na pista de teste do campo de provas da Pirelli em Elias Fausto, SP, no Circuito Panamericano, uma pista similar à um autódromo com curvas de média, alta e baixa velocidade, além de duas retas onde era possível alcançar altas velocidades. Mas por questões de segurança a organização recomendou que os motoristas/pilotos não ultrapassassem 140 km/h. Na reta principal R/T alcançava com facilidade 170 km/h e na reta oposta, 150 km/h
Fiz meu turno de condução no final da tarde/início da noite. Foram quatro horas ao volante da picape. Fui o piloto convidado que ficou mais tempo ao volante, tendo consumido dois tanques de combustível, com direito a uma parada para reabastecimento, mas sem necessidade de troca de pneus. Os dois dianteiros foram trocados após o meu turno pois já acumulavam 7 horas de uso, e começavam a dar sinais de perda de aderência.
Além de ter sido uma grande oportunidade para conhecer melhor o traçado da pista, foi também momento de explorar a potencialidade da picape em uso extremamente esportivo. As trocas de marcha em modo manual foram utilizadas principalmente para as reduções de marcha em frenagens, de modo a ter a marcha certa para a retomada. As trocas ascendentes ficaram por conta do próprio câmbio ao o motor atingir 5.500/5.600 rpm, 300 a 400 rpm acima da rotação de potência máxima (5 .200 rpm), o que é correto quando o objetivo é máximo desempenho, como se faz quando o câmbio é manual.
Os freios foram bem exigidos também, mas ao perceber que estavam superaquecendo bastava uma volta com antecipação da desaceleração para que voltassem ao normal e entregasse todo desempenho esperado novamente.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
A estabilidade em curvas é um dos pontos altos da Rampage R/T. Seus pneus Pirelli Scorpion 235/55R19 têm ótima aderência e produzem bom nível de aceleração lateral com leve tendencia a sair de frente. Nas frenagens transmitem segurança e na tração em pista de asfalto seco são perfeitos. Durante meu turno uma chuva leve molhou a pista e mesmo assim o nível de aceleração lateral continuou bem alto e em poucos momentos senti tendencia ao escorregamento ou perda de aderência, mostrando que o limite do veículo ainda não tinha sido alcançado.
Por ser uma prova de durabilidade do veículo, semelhante a uma corrida de longa duração, não se buscou o limite extremo o tempo todo, e foi assim que a picape completou as 24 horas com exatas 24 h:1 min, 22,5 s, tendo percorrido 1.850 km no circuito de 3,4 km, perfazendo uma média horária global de 77 km/h nas 544 voltas.
Conclusão
Essa dupla experiência com a nova Rampage R/T confirmou que se o autoentusiasta ainda não tiver condições dos cinco carros na garagem, a picape pode fazer o papel do esportivo, dado o desempenho que entrega. E até mesmo o papel de um suve médio, pois dirigir a Rampage R/T sem olhar pelos retrovisores para ver a caçamba, parece que estamos dirigindo um suve médio. A proteção das bagagens fica por conta do pacote de acessórios que o fabricante oferece, que inclui bolsa de caçamba em adição à capota marítima.
E mesmo para o dia a dia, o tamanho da picape Rampage R/T com 5.028 mm de comprimento, 1.886 mm de largura não é empecilho para as manobras urbanas, e seus ângulos de entrada 25º, saída 24,5º e transposição de rampa 23,1º ainda dão versatilidade para uso fora da estrada.
Como foi dito em uma das matérias iniciais do lançamento da Rampage, essa é uma picape do tamanho certo para o Brasil.
GB
FICHA TÉCNICA RAM RAMPAGE R/T 2024 | |||||
MOTOR | |||||
Designação | Hurricane 4 | ||||
Tipo | 4-cilindros, dianteiro transversal, bloco e cabeçote de alumínio, turbocarregado de dupla voluta com interresfriador, válvula de alívio elétrica, 4 válvulas por cilindro, duplo comando de válvulas, corrente, variador de fase na admissão e escapamento, injeção direta, gasolina | ||||
Cilindrada (cm³) | 1.995 | ||||
Diâmetro e curso (mm) | 84 x 90 | ||||
Taxa de compressão (:1) | 10 | ||||
Potência (cv/rpm) | 272/5.200 | ||||
Torque (m·kgf/rpm) | 40,8/3.000 | ||||
Densidade de potência (cv/L) | 136,3 | ||||
Densidade de torque (m·kgf/L) | 20,5 | ||||
TRANSMISSÃO | |||||
Câmbio | ZF 948TE automático epicíclico 9-marchas, tração dianteira ou 4×4 sob demanda, trocas manuais sequenciais pelas borboletas atrás do volante | ||||
Relações de marchas (:1) | n.d | ||||
Relação do diferencial (:1) | n.d | ||||
SUSPENSÃO | |||||
Dianteira | Independente, McPherson, braço de controle triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem | ||||
Traseira | Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem | ||||
DIREÇÃO | |||||
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida com pinhão duplo, indexada à velocidade | ||||
Voltas entre batentes | 2,8 | ||||
Diâmetro do aro do volante (mm) | 370 | ||||
Diâmetro mínimo de giro (m) | 11,9 | ||||
FREIOS | |||||
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado / 305 | ||||
Traseiros (Ø mm) | Disco ventilado / 320. | ||||
Controle | Freio de serviço hidráulico, assistido a vácuo, duplo-circuito em diagonal, ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem | ||||
Freio de estacionamento | Eletromecânico com estratégia de atuação automática nas paradas (auto-hold) | ||||
RODAS E PNEUS | |||||
Rodas | 8J x 19 | ||||
Pneus | 235/55R19 All Terrain (Pirelli Scorpion) | ||||
Estepe | Temporário 145/70R17 | ||||
CARROCERIA | Monobloco em aço, picape cabine dupla, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro e traseiro | ||||
CAPACIDADES | |||||
Caçamba (L) | 980 | ||||
Tanque de combustível | 55 | ||||
PESOS (kg) | |||||
Em ordem de marcha | 1.917 | ||||
Bruto total | 2.667 | ||||
Capacidade de carga | 750 | ||||
DIMENSÕES GERAIS (mm) | |||||
Comprimento | 5.028 | ||||
Largura sem/com espelhos | 1.886 / n.d. | ||||
Altura | 1.771 | ||||
Distância entre eixos | 2.994 | ||||
Distância mínima do solo | 256 | ||||
Bitola dianteira/traseira | n.d. | ||||
Ângulos de entrada/saída/rampa (º) | 25 / 24,5 / 23,1 | ||||
DIMENSÕES DA CAÇAMBA (mm) | |||||
Comprimento | 1.055 | ||||
Comprimento com a tampa aberta | 2.100 | ||||
Largura máxima | 1.385 | ||||
Largura entre as caixas de rodas | 1.055 | ||||
DESEMPENHO | |||||
Aceleração 0-100 km/h (s) | 6,9 | ||||
Velocidade máxima (km/h) | 220 | ||||
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO | |||||
Cidade (km/l) | 8 | ||||
Estrada (km/l) | 10 | ||||
GARANTIA | |||||
Termo (anos) | 3 |
CONTEÚDO DA RAM RAMPAGE R/T 2024 |
EXTERIOR |
Antena tipo barbatana de tubarão |
Escapamento com saída dupla |
Faróis Full LED com projetor bifunção |
Farol de neblina em LED com função curva |
Lanternas em LED |
Luz de direção dinâmica |
Protetor de cárter |
Retrovisor com luz de cortesia |
Retrovisor com luz de direção |
Retrovisores com ajuste e rebatimento elétrico |
Rodas de liga de alumínio de 19″ |
Trava elétrica da portinhola do bocal de abastecimento |
CAÇAMBA |
Abertura remota da tampa traseira |
Ganchos superiores e inferiores para amarração de carga |
Iluminação da caçamba em LED |
Revestimento interno |
Tampa traseira de abertura amortecida |
INTERIOR |
Alças auxiliares de acesso ao veículo |
Ar-condicionado digital de duas zonas |
Banco elétrico do motorista de 12 direções |
Descansa-braço dianteiro central |
Descansa-braço traseiro |
Porta-objetos abaixo do console central |
Porta-óculos |
Revestimento do volante em tecido que imita couro combinado com camurça |
Revestimento dos bancos em tecido que imita couro combinado com camurça |
Saídas de ar para o banco traseiro |
Seletor de marchas rotativo |
Volante com regulagem de altura e distância |
TECNOLOGIA |
Acendimento automático dos faróis |
Ajuste elétrico de altura do facho dos faróis |
Android Auto e Apple CarPlay sem fio |
Assistente de partida em aclives |
Câmera de ré |
Carregador de bateria de telefone celular por indução |
Central multimídia Uconnect de 12,3″ |
Chave presencial |
Chave telecomando |
Desembaçador da janela traseira |
Desliga/liga motor nas paradas |
Espelho retrovisor interno eletrocrômico |
Freio de estacionamento eletromecânico com atuação automática nas paradas |
Modo Sport (ou R/T) |
Partida remota |
Portas USB (6), sendo 3 tipo C (carregamento rápido) |
Quadro de instrumentos totalmente digital de 10,3″ |
Sensor de chuva |
Sensor de estacionamento traseiro e dianteiro |
Som premium Harman Kardon (opciomal) |
SEGURANÇA |
Alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres |
Alerta de saída de faixa |
Alerta de tráfego transversal à retaguarda |
Bolsas infláveis (dianteiras, laterais dianteiras, de cortina dianteira traseira, e de joelho para o motorista) |
Comutação automática do farol alto |
Controle de cruzeiro adaptativo com para-e-anda e limitador de velocidade |
Controle de descida em piso escorregadio |
Controle de estabilidade e tração |
Monitoramento de pontos cegos |
Monitoramento de pressão dos pneus |
Sistema eletrônico de mitigação de rolagem da carroceira |