A Toyota do Brasil lançou a versão XRX do Corolla Cross, que é dotada do motor Dynamic Force Flex de 2 litros. Essa opção chega para completar a linha do suve, que agora tem seis versões em oferta. A configuração é exclusiva para o mercado brasileiro e já está disponível na rede de concessionárias da marca em todo o País.
Na informação à imprensa de ontem a fabricante diz que a versão a combustão somente foi lançada para atender a pedidos dos consumidores, nas concessionárias, que desejavam um XRX não híbrido mas que tivesse o mesmo conteúdo de série do XRX Hybrid.
A nova versão tem preço público sugerido de R$ 190.290, portanto R$ 12.400 menos que o XRX Hybrid.
O destaque da nova versão é o motor Dynamic Force Fex de quatro cilindros, 2-litros e 16 válvulas, com comando variável inteligente VVT-iE. Também tem o sistema duplo de injeção de combustível D-4S, direta e no duto, que se alternam conforme às solicitações de uso proporcionando mais potência ou menor consumo de combustível, espectivamente, conforme a posição do acelerador.
Com a elevada taxa de compressão de 13:1, curso dos pistões longo, estes de baixo atrito, o motor de 2 litros, produzido na fábrica de motores da Toyota, em Porto Feliz, SP, a 120 quilômetros a oeste da capital paulista, é o mais potente já oferecido para o Corolla, 169/177 cv a 6.600 rpm. O torque máximo, com qualquer dos combustíveis, é de 21,4 m·kgf a 4.400 rpm.
O câmbio também é o automáticos CVT Direct Shift, de 10 marchas, combinando a suavidade deste sistema com a sensação de aceleração direta nas arrancadas da imobilidade proporcionado pela primeira marcha ser constituída de um par de engrenagens cilíndricas helicoidais, externas ao conjunto CVT propriamente dito. Esta versão vem também equipada com direção eletroassistida indexada à velocidade.
O Corolla Cross XRX tem rodas de 18 polegadas, com acabamento na cor preta e usinada, montadas com pneus 225/50R18. Os faróis são de LED com acendimento automático e ajuste elétrico de altura do facho, faróis de neblina também de LED, luzes de frenagem fortes, e as carcaças dos retrovisores externos, na cor do veículo, são eletrorrebatíveis e com ajuste elétrico dos espelhos.
Os itens de conforto são os mesmos da versão híbrida flex, topo de linha, com regulagem do volante em altura e distância, bancos de couro com ajuste elétrico de altura para o motorista, ar-condicionado de duas zonas e teto solar. Quadro de instrumentos com tela TFT de 7 polegadas e central multimídia com tela de 9 polegadas e espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay.
A nova versão do Corolla tem sete bolsas infláveis (duas frontais obrigatória, duas laterais, duas de cortina e uma para joelhos do motorista), controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em aclives, quatro sensores de estacionamento traseiro e câmera de ré com exibição da imagem na tela da central multimídia.
Ainda na segurança, o modelo vem com o Toyota Safety Sense que incorpora recursos avançados de auxílio ao motorista como sistema pré-colisão dianteira, assistente de permanência na faixa com função de alerta de mudança de faixa, farol alto automático e controle de cruzeiro adaptativo.
Com esta nova versão, a Toyota procura reforçar a presença do Corolla Cross no mercado brasileiro. Desde que foi lançado, em 2021, esta linha vem ganhando importante participação em vendas. Segundo o fabricante, somente de janeiro a novembro deste ano foram emplacadas 37. 685 unidades com participação de 31,6% no segmento.
A Toyota detalha que a linha Corolla Cross é o suve líder nas vendas para o varejo com 41% de participação, e que atualmente essa linha é responsável por 48,2% do volume total produzido na fábrica da Toyota em Sorocaba, interior de São Paulo, além de também ser exportado para os 20 países da América Latina.
Não foram informados da dos de desempenho, a bem conhecida — e lamentável — atitude das duas marcas japonesas que aqui atuam, tampouco o consumo de combustível de homologação.
RM