O dono e executivo-chefe da Tesla Elon Musk começou a falar sobre um carro elétrico de USS 25 mil em 2020. Pessoas com familiaridade do que se passa na fabricante dizem que seus planos voltaram com força.
A Tesla quer iniciar a produção de um carro elétrico barato, cujo codinome é “Redwood’, em meados de 2025, de acordo com a Reuters, que citou quatro pessoas por dentro do assunto.
O bilionário dono Elon Musk começou a falar de um carro elétrico por cerca de 25.000 dólares (equivalente a 125.000 reais) em 2020, mas a ideia não prosperou. A possível ressurgência do tal carro é motivada pelo fato de a concorrência estar fazendo o mesmo.
A Reuters contou que duas das fontes disseram que a Tesla no ano passado pediu cotações ou convites para fornecedores enviarem propostas para o “Redwood”. Os fornecedores previram produção semanal de 10.000 veículos.
A Tesla perdeu a liderança da venda de carros elétricos no último trimestre do ano passado para a chinesa BYD, que tem a participação do investidor Warren Buffet.
Seu carro elétrico mais barato custa 28.990 euros na Europa, enquanto o Tesla Model 3 vendido na região custa 42.990 euros (R$ 155 mil e R$ 230 mil, respectivamente).
Paralelamente, fabricantes europeus Renault, Citroën e Volkswagen também estão na corrida de preços acessíveis.
Junto do elétrico para o mercado de massa, a Tesla também estaria trabalhando no seu Robotáxi, de acordo com a biografia de Musk por Walter Isaacson. Dizem que tem o jeito bruto da picape Cybertruck, outro veículo da Tesla fadado a nunca ser fabricado em grandes volumes.
RM
Matéria publicada ontem (24/1) no site Euronews (euronews.com)
Autor: Pascale Davies
Tradução: AE