A ampliação da oferta de novos sistemas de infotenimento está fazendo com que o painel, além de fornecer informações sobre o automóvel, vá se transformando, cada vez mais, em meio de diversão oferecendo uma série de comodidade durante a viagem, que vão de receber e transmitir áudio e vídeos, assistir programas de TV ao vivo e brincar com videogames.
Novas telas, panorâmicas, aproveitando toda extensão do painel estão ampliando a oferta de informações, para o bem ou para o mal, mas parece ser um caminho irreversível. Sistemas como o MBUX (Mercedes-Benz User Experience), da Mercedes-Benz , e o recente lançamento do sistema Ford e Lincoln Digital Experience confirmam esta tendência.
O primeiro modelo a ser equipado com este o novo sistema da Ford foi o suve Lincoln Nautilus 2024 (foto de abertura), com a tela panorâmica 4K de 48 polegadas e que ocupa praticamente toda a largura do painel, junto com uma tela tátil menor. de 11,1 polegadas, centralizada, para os comandos específicos de controle do dispositivo.
A enorme tela panorâmica é apenas de exibição. Embutida, ela atrapalha bem menos do que um tablet gigante “saltando” no painel. Além disso, fica posicionada em linha de visão bem mais confortável para o motorista, assim como a projeção de dados no para-brisa. Esta tela é virtualmente dividida no que a Ford chama de zonas: crítica, de suporte e visível.
,A zona crítica, à frente do motorista, exibe as informações dinâmicas do carro como a velocidade e outros sistemas de assistência a direção e tem, inclusive, viva-voz BlueCruise. A zona de suporte, mais centralizada, mostra os mapas de navegação, mas ainda está bem posicionada na linha de visão direta do motorista.
Já a zona visível, à direita na frente do passageiro, é bem maior e com comandos personalizáveis para exibir informações como horário, clima, pressão dos pneus, mas também pode se transformar em um monitor de vídeo. Segundo a Ford, o Digital Experience tem interface integrada para facilitar o acesso dos aplicativos favoritos do motorista e dos passageiros.
O Digital Experience incorpora praticamente todas as novidades na área de infotenimento e roda tanto no sistema operacional Android Automotive, como Google Assistant e Amazon Alexa Built-In, com assistentes de voz nativos. Projeção de imagens de smartphones com sistema Android Auto e Apple CarPlay estão disponíveis.
Um ponto de acesso Wi-Fi e um plano de conectividade 5G são oferecidos para melhor uso dos aplicativos da Google Play Store ou de um telefone emparelhado. Pode-se até transmitir vídeo ou acessar videogames como o Asphalt Nitro 2, com controle habilitado para Bluetooth. Esta pode ser uma boa maneira de passar o tempo enquanto se carrega um veículo elétrico.
Após apresentar o sistema de infotenimento MBUX, na edição da CES (Consumer Electronics Show) do ano passado, a Mercedes-Benz mostrou este ano na edição do evento, o MBUX Virtual Assistant que, conforme destaca o fabricante, utiliza a Inteligência artificial generativa e proativa para tornar a vida dentro do carro mais fácil, cômoda e confortável!
A Mercedes-AMG se uniu ao empresário e rapper americano will.i.am para lançar o MBUX Sound Drive, tecnologia que vai transformar a forma como ouvimos música no carro. Utilizando software avançado permite que a música reaja à forma como o carro está a ser conduzido, transformando cada viagem numa viagem musical dinâmica.
A Mercedes, com Audible e Amazon Music, desenvolveu o que define como um novo capítulo de convivência dentro de um automóvel. Com o sistema Dolby Atmos, a colaboração dará vida ao áudio falado, colocando o motorista e passageiros no centro de uma experiência sonora dinâmica de sala de concertos rolante, abrangendo audiolivros, podcasts e música.
RM