O Toyota aproveita o Salão de Tóquio 2024, que está sendo realizado neste fim de semana (12 a 14), para apresentar a atualização do hatch esportivo GR Yaris, lançado em 2020. Este modelo, que foi desenvolvido com foco básico no Campeonato Mundial de Rali, tinha sua produção inicial limitada prevista em 25 mil unidades, apenas para obter a homologação da FIA de modo a poder participar da competição.
Mas o sucesso de vendas surpreendeu o fabricante, que já produziu mais de 32 mil unidades desta versão, conforme detalhou o engenheiro-chefe Naohiko Saito ao site da revista inglesa Autocar: “Isso é algo que nunca vimos antes. Cerca de 48% dos GR Yaris são comprados por clientes que já possuem outros carros na garagem e que usam o hatch mais como um meio de diversão do que transporte”.
Este resultado animou a Toyota em incorporar definitivamente o GR Yaris em seu portfólio e promover uma atualização de meia-vida, com uma discreta alteração no desenho para 2024. Além disso, também aprimorou o motor turbo 1,6-litro de três cilindros, com trem de válvulas reforçado, novo material das válvulas de escapamento, pistões mais leves, e novo sensor de pressão de admissão em vista da maior pressão da injeção direta de combustível D-4ST.
No lançamento, em 2020, o motor turbocarregado do GR Yaris tinha a distinção de ser o tricilindro mais potente do mundo. Agora ele passou a oferecer ainda mais: a potência foi aumentada em 19 cv e o torque, em 3 m·kgf. Assim a potência subiu para 280 cv (261 cv antes), enquanto o torque passou de 36,7 para 39,8 m·kgf.
Outra novidade é o câmbio automático de oito marchas Gazoo Racing Direct, com conversor de torque, que a Toyota destaca possibilitar uma aceleração mais forte, com trocas especialmente rápidas, já que relações são muito próximas entre si. Além disso, o módulo de controle eletrônico do carro prevê, durante a desaceleração, qual marcha será necessária na sequência para pré-selecionar a relação correta.
Mas este câmbio automático é opcional, o o manual de seis marchas, continua disponível para quem prefira “domar a fera” totalmente. Já a tração integral, com diferencial autobloqueante Torsen em ambos os eixos, foi desenvolvido na Finlândia pela Tommi Mäkinen Racing, no período que antecedeu a pandemia da Covid-19.
O sistema integral controlado eletronicamente GR-FOUR foi desenvolvido especificamente para o modelo e ajusta o equilíbrio da tração dianteira e traseira em três modos de condução — Normal, Sport e Track. Na teoria, o sistema de tração integral permite que a potência seja transferida 100% tanto para as rodas dianteiras quanto traseiras, mas no modo Normal é 60% na frente, Sport, apenas 30% na frente, e Track, 50-50%.
O modo Track foi projetado tanto para rodar tanto no asfalto quanto nas superfícies adversas dos ralis. As rodas de liga de alumínio BBS são montadas com pneus Michelin Pilot 4S. Há também um novo seletor de modo de direção que oferece configurações Normal, Sport e Eco, adaptando direção eletroassistida, resposta do acelerador e velocidade das mudanças do câmbio, além do controle do ar condicionado.
O GR Yaris teve a estrutura especialmente desenvolvida para competições, por isso a metade dianteira utiliza o arcabouço GA-B da Toyota, original do Yaris, enquanto a metade traseira é baseada no arcabouço GA-C do Corolla e C-RH. Essa combinação permite configuração de suspensão dianteira McPherson, enquanto a traseira é por triângulos superpostos com um tirante longitudinal. Já os freios, com discos ventilados e ranhurados de Ø 356 mm combinam-se com pinças fixas de quatro pistões.
Na atualização para 2024, o chassi foi reforçado com mais pontos de solda em cerca de 13%, além de 24% mais pontos de adesivo estrutural. A constante elástica das molas foi revisada e a fixação dos amortecedores dianteiros foi reforçada. O GR Yaris vem agora com o sistema Toyota Safety Sense, de navegação por satélite, e chave digital.
A Toyota não divulgou ainda dados de desempenho da atualização. Mas tomando por base a primeira versão do GR Yaris, lançada em 2020, que acelerava de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos e alcançava velocidade máxima limitada a 230 km/h, é de se esperar que esses números sejam bem melhores na versão atualizada.
RM