A Volkswagen apresentou ontem o Novo Golf, que é uma atualização de meia vida da Geração 8, lançada em 2020, mas que também marca o 50º aniversário do hatchback compacto, o modelo Volkswagen mais vendido de todos os tempos e o automóvel de maior sucesso comercial no mercado europeu.
A produção em série do best-seller começou em Wolfsburg em março de 1974 e mais de 37 milhões de unidades foram produzidas até o momento. Isto significa que, nos últimos 50 anos, diariamente mais de 2.000 pessoas em todo o mundo escolheram o Golf.
A nova linha do Golf geração 8 se caracteriza pelos faróis ligeiramente mais estreitos, acabamento mais apurado e sistema de infotenimento mais eficiente e de fácil operação, como fez questão de ressaltar a VW no material de divulgação, já que este é considerado um ponto fraco da marca.
Definido pelo fabricante como o melhor Golf dos últimos 50 anos, a nova linha passará a ser comercializada na Europa no começo de abril próximo. Os novos Golf e Golf Variant terão a versão básica de entrada e mais três níveis de acabamento: Life (médio), Style (acabamento topo de linha) e R-Line (topo de gama com equipamentos e visual esportivo).
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las
Além destes, os dois modelos com características típicas esportivas — Golf GTE e GTI — serão posicionados de forma independente da linha normal. A gama de motorizações incluirá quatro motores a gasolina turbocarregados (TSI) e dois motores turbodiesel (TDI). O econômico motor a gasolina de quatro cilindros, 1,5-litro turbocarregado, 150 cv e 25,5 m·kgf, com desativação de cilindros, é o motor básico para todos esses modelos.
Além disso, também será oferecida propulsão híbrida, sendo duas opções do tipo leve (eTSI), com tecnologia de 48 V, e duas opções híbridas plug-in (eHybrid e GTE), com alcance em modo elétrico de aproximadamente 100 quilômetros. Já as versões especiais: Golf GTI Clubsport, Golf R e Golf Variant R serão lançadas no segundo semestre de 2024 com a tração integral 4MOTION, que deverá ser oferecida como opcional para as versões normais com motor TSI só em 2025.
Comum em todos as versões da nova linha é o sistema de infotenimento recentemente desenvolvido, com hardware e software completamente novos baseados no sistema modular de quarta geração (MIB4), que tornou a operação significativamente aperfeiçoada e simplificada devido aos novos gráficos e o novo visual do menu com tela tátil.
Definido pelo fabricante como sistema altamente intuitivo, ele estará disponível em dois formatos diferentes de exibição 16:9: nas versões básicas o Ready 2 Discover, com tela tátil, de 10,4 polegadas) enquanto para as versões topo de linha o Discover tem tela de 12,9 polegadas.
No Digital Cockpit Pro, com =mostrador de 10,2 polegadas, o motorista pode usar os botões correspondentes no novo volante multifuncional para definir duas configurações gráficas básicas diferentes: Clássico com instrumentos circulares, ou Progressivo com blocos de exibição. A área entre os mostradores circulares ou blocos pode ser definida livremente.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las
Já no design d pouca coisa mudou, a principal novidade é na dianteira com destaque para a grade redesenhada, enquanto as rodas ganharam novos desenhos. O conjunto de iluminação também foi redesenhado, com faróis de LED recém-projetados, bem mais estreitos, além de novas lanternas traseiras também de LED. Como alternativa aos faróis LED , os faróis de alto desempenho estarão disponíveis como opcionais.
O pacote de faróis de matriz LED IQ.LIGHT opcional, tem luz alta de elevado desempenho com um alcance de até 500 metros . E com o emblema VW iluminado – inédito na Europa – além de faixa horizontal de LED na grade do radiador. Este pacote também inclui as lanternas traseiras 3D LED, com efeitos de boas-vindas e de despedida e que podem ser personalizados nas configurações do veículo no sistema de infotenimento.
RM