A Aston Martin apresentou o novo Vantage 2025, seu modelo “coringa” já que a denominação é utilizada pela marca há 74 anos. Inicialmente, o Vantage era apenas a versão de elevado desempenho de algum modelo da fábrica britânica, estratégia que teve início em 1950 quando ela foi usada para designar a opção mais potente do Aston Martin DB2.
A primeira vez em que esta denominação foi aplicada como modelo específico ocorreu em 1964, quando o icônico DB5 ganhou a versão de desempenho com o emblema Vantage, tornando-se o carro-chefe da linha. Como modelo autônomo, entretanto, o Vantage só surgiu em 1972 e foi ganhando proeminência na linha Aston Martin.
Atualmente o Vantage não é mais o modelo topo de linha da marca, mesmo assim o fabricante se preocupa em manter viva a denominação e garante que a versão atualizada deste modelo, lançada em 2018 com arquitetura compartilhada com o DB11, com potente motor V-8 biturbo de 4 litros fornecido pela Mercedes-AMG, ganhou agora um grande upgrade.
Este motor construído à mão foi completamente revisado e teve elevado incremento de potência, agora com 665 cv e nada menos que 81,6 m·kgf. de torque, o que significa aumentos de 155 cv e 11,7 m·kgf. o que equivale a ganhos de 30% na potência e de 15% no torque fazendo do novo Vantage 2025 a versão mais rápida na longa trajetória deste modelo.
Esses ganhos elevados de desempenho foram obtidos com uma série de ajustes desenvolvidos pelos engenheiros da Aston Martin, como a adoção de novos perfis dos ressaltos dos comandos de válvulas, taxa de compressão otimizada, turbocarregadores de maiores dimensões e com arrefecimento mais eficiente, que se refletiram nos novos e impressionantes valores de desempenho.
Acoplado ao câmbio automático ZF 8HP de 8 marchas, que teve a relação de diferencial encurtada (de 2,930:1 para 3.083:1), enquanto a calibração das trocas de marchas foi aprimorada para serem mais rápidas, além de oferecer características diferentes de acordo com os modos dinâmicos de direção.
O novo Vantage é também o primeiro modelo da marca com o diferencial controlado eletronicamente com vetorização de torque. Com tudo isso, o novo Vantage acelera de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e alcança 325 km/h. Como referência, ele é meio segundo mais rápido no 0 a 100 km/h do que a versão anterior e que tem velocidade máxima de 300 km/h.
O fabricante também destaca que a dirigibilidade e estabilidade foram aprimoradas com os reforços na estrutura de alumínio, que utiliza na sua montagem o sistema de colagem de última geração da Aston Martin, em vez de solda, ao que se soma a distribuição de peso perfeita 50:50 entre os dois eixos e a nova suspensão de última geração.
A travessa dianteira foi reprojetada e reposicionada, movida para trás com a finalidade de aumentar a rigidez nos pontos de fixação da suspensão dianteira de braços triangulares superpostos para aprimorar a precisão da geometria da suspensão. Além disso, foi instalado nova barra de amarração que passa sobre o motor, mais rígida e leve, aumentando a rigidez torcional da seção dianteira.
Na traseira também houve aumento de 29% na rigidez sob carga, nas curvas, devido ao aumento do reforço lateral entre as torres da suspensão. A Aston Martin afirma que as melhorias combinadas na rigidez de montagem e fixação dos amortecedores significaram ganhos em precisão, equilíbrio no comportamento, que proporcionam maior percepção do motorista do que acontece entre os pneus e a pista.
Os novos amortecedores adaptativos têm capacidade muito maior de distribuir a força pelo chassi e ampliar a gama de controle e velocidade de resposta, conforme destaca a fabricante, que também destaca a árvore de direção “não isolada”, com conexão direta com a cremalheira proporcionado respostas mais “diretas e não corrompidas” aos comandos do volante.
Todas estas revisões são apoiadas por um controle eletrônico dinâmico que foi revisto e avalia os movimentos do chassi em seis dimensões – oscilação, elevação, balanço, rolagem, aceleração e guinada – reagindo em conformidade. A taxa de intervenção, segundo a Aston, é agora sempre perfeitamente avaliada.
Ainda na revisão do chassi destaca-se a adoção dos novos pneus Michelin Pilot Sport S 5, com código ‘AML’, feitos especificamente para o Vantage. Medindo 275/35 R21 na dianteira e 325/30 R21 na traseira, eles têm composto ajustado pela equipe de dinâmica da Aston Martin para se adequar à resposta nítida e elevados índices de aderência
Estes pneus são montados em rodas de liga de alumínio forjado de 21 polegadas. Medindo 9,5J x 21 na dianteira e 11,5J x 21 na traseira, a estrutura dessas rodas foi projetada usando ferramentas de simulação para remover cada grama de excesso de massa, porém sem comprometer a resistência e a estética.
Já com referência ao desenh o, visualmente o novo Vantage 2025 se distingue do antecessor pelo aumento de 30 milímetros na largura da carroceria e pelo novo painel dianteiro redesenhado baseado no modelo de série limitada One-77, com a grade 38% maior, novo desenho na iluminação com faróis de LED, a lateral também redesenhada com novas saídas de ar.
A Aston Martin também destaca que o novo Vantage é o segundo modelo com o sistema de infotenimento de próxima geração da marca introduzido pela primeira vez no DB12, que é totalmente personalizado com o novo aplicativo de conectividade que suporta dispositivos iOS e Android, permite interação, controle e feedback.
Dados técnicos resumidos
Comprimento 4.493 mm
Largura com espelhos 2.044 mm
Altura 1.275 mm
Distância entre eixos 2.705 mm
Distância mínima do solo 99 mm
Peso em ordem de marcha 1.606 kg
Tanque de gasolina 78 litros
Preço estimado (não revelado) US$ 190.000
RM