Ford Explorer 2025 ganha atualização externa e interior redesenhado
A Ford apresentou a atualização da sexta geração (foto) lançada em 2019, do seu suve Explorer. Como principal alteração estética é o painel dianteiro redesenhado, mas a nova linha também oferece mais equipamentos de série e teve o acabamento interno revisto. A linha Explorer 2025 mantém o arcabouço CD6 da Ford e a mesma oferta de trens de força.
O motor básico é o EcoBoost de quarta geração, quatro cilindros, 2,3 litros, turbocarregado, 305 cv e 43,5 m·kgf.. Já o V-6 EcoBoost 3-litros turbocarregado oferecido na versão esportiva ST, é de 400 cv 57,4 m·kgf. O câmbio é automático de 10 marchas em toda a linha. Já a tração integral é opcional.
O interior do Explorer 2025 redesenhado incorpora a nova “Experiência Digital da Ford”, que combina um quadro de instrumentos de 12,3 polegadas com uma tela central de infotenimento de 13,2 polegadas. O sistema é apoiado pelo Google e vem com funcionalidade Android Auto e Apple CarPlay. Quando estacionado, permite assistir programas de TV ou jogar videogame.
Os níveis de acabamento mais elevados virão com o sistema de assistência ao motorista BlueCruise atualizado de mudança de faixa, reposicionamento na faixa e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo. Os clientes que optarem pelo ST-Line ganharão uma viagem gratuita para a ST Driving Experience da Ford Performance Racing School, na Carolina do Norte.
Lançado em 1991, o Ford Explorer 2025 comemora 35 anos no mercado e, conforme destaca o fabricante, é até hoje o suve mais vendido do que qualquer outro concorrente nos Estados Unidos. A Ford também informou que a nova linha Explorer chegará às concessionária dos EUA e Canará no segundo trimestre do ano, com preços a partir de US$ 41.220. (equivalente a R$ 205 mil);
Dacia Sandrider para o Rally Dakar 2025
Após anunciar que irá participar Rally Dakar 2025 e de ter confirmado a contratação de duas grandes estrelas dos ralis: o francês Sébastien Loeb, multicampeão da categoria, e o catari Nasser Al-Attiyah, cinco vezes vencedor do Dakar, agora a romena Dacia, fabricante do Grupo Renault, apresentou o protótipo Sandrider para disputar a competição.
O protótipo da classe principal Ultimate T1+, do Campeonato Mundial de Rally-Reide (W2RC), foi projetado especificamente para a competição, mas é baseado no Dacia Manifesto Concept Car, apresentado em 2022. A Dacia também já informou que sua equipe será abastecida somente com gasolina sintética desenvolvida pela petroleira saudita Aramco.
Renault também é destaque da Rétromobile 2024
A Rétromobile 2024, que teve início quarta-feira (31/1) em Paris e vai até o próximo domingo, além de comemorar o Centenário da marca MG (ver vídeo abaixo), também destaca os 125 anos da Renault, que aproveitou para lançar no evento seu novo modelo Rafale E-Tech hibrido, por isso levou para a exposição a réplica do avião de recorde de velocidade Caudron-Renault Rafale C.460.
A marca francesa, além de também celebrar 50 anos do seu popular modelo R5, levou para a exposição diversos modelos especiais de competição, com a tradicional cor azul da França nas pistas, como: o Renault 40CV (1926), o Renault Nervasport (1934), Renault-Riffard tank 4CV (1956), Renault Etoile Filante (1956), Renault Dauphine “speed week” (2016).
RM