A Stellantis N.V. (Naamloze Vennootschap, Limitada em holandès) anunciou hoje (12/1) que pretende aumentar a capacidade de produção de módulos de propulsão elétrica (EDMs) aumentando a produção de Szentgotthard, Hungria (foto), com início previsto para o final de 2026.
O investimento de 103 milhões de euros em Szentgotthard, incluindo incentivos e contribuições do governo húngaro, é o exemplo mais recente do compromisso da Stellantis em transformar as instalações existentes para o seu futuro eletrificado. A empresa aproveitou as unidades de Tremery-Metz, na França, e Kokomo, em Indiana, EUA, para produção de EDMs. Além disso, o complexo Mirafiori na Itália está aumentando a produção de câmbios eletrificadas de dupla embreagem (eDCTs) de nova geração em 2024 para veículos híbridos e híbridos plug-in da Stellantis.
“Levar a produção de módulos de propulsão elétrica para Szentgotthard para reforçar a nossa transformação rumo à eletrificação é outra parte importante do nosso objetivo de fornecer aos clientes uma mobilidade limpa, segura e acessível”, disse Arnaud Deboeuf, executivo-chefe de Manufatura da Stellantis. “As pessoas nesta fábrica devem se orgulhar de que o seu trabalho será parte integrante do nosso futuro eletrificado e um elemento central para fornecer veículos eletrificados líderes de mercado e focados no cliente das nossas icônicas marcas.”
“Este investimento significa que a Hungria terá um papel mais forte na colaboração com a indústria automobilística na sua transição para a eletrificação”, afirmou o ministro de Negócios Estratégicos da Hungria, Péter Szijjártó. “Agora, a propulsão tradicional será fabricada juntamente com a produção de módulos de propulsão elétrica. Com este investimento, estamos protegendo empregos e garantindo o futuro da unidade de Szentgotthárd.”
Os EDMs produzidos em Szentgotthard serão usados em veículos fabricados em um futuro arcabouço STLA focado em veículos elétricos a bateria (BEV. A produção de EDMs será realizada em áreas existentes na fábrica. Novos trabalhos relacionados à produção de motores elétricos na fábrica incluirão a usinagem de determinados componentes fundamentais, a montagem final e os testes de EDMs 3 em 1 que combinam motor elétrico, conjunto de redutores e inversor em uma unidade.
A fábrica de Szentgotthard produz atualmente motores de combustão interna turbocarregados três-cilindros de 1,2 litro e quatro cilindros de 1,6 litro usados em vários veículos da marca Stellantis. Os funcionários da Stellantis passarão por treinamento de qualificação para atender aos requisitos de usinagem e montagem da produção de EDMs.
A Stellantis está investindo mais de 50 bilhões de euros em eletrificação durante a próxima década para cumprir as metas do Dare Forward (Ouse avançar) 2030, que é de atingir um mix de vendas de 100% de veículos elétricos à bateria para automóveis de passageiros (BEV) na Europa e 50% de BEV para mix de vendas de automóveis de passageiros e utilitários leves nos Estados Unidos até 2030. Para atingir essas metas de vendas, a empresa está garantindo aproximadamente 400 gigawatts·hora de capacidade em baterias, inclusive o apoio a seis fábricas de baterias na América do Norte e Europa. A Stellantis está no caminho certo para se tornar uma empresa com emissão zero de carbono até 2038, incluindo todos os escopos, com compensação percentual de um dígito das emissões restantes.
RM