No ano em que está comemorando 100 anos de história, a tradicional marca britânica MG aproveita para lançar a nova geração do seu hatch MG 3 com a ambição de disputar a liderança do mercado do Reino Unido no segmento dos modelos pequenos de entrada, baseada no projeto atualizado e com preços bastante competitivos.
Conforme divulga o site da revista Autocar, com a nova linha que terá opção entre versão híbrida e somente a combustão, a MG foca nos potenciais compradores do Fiesta, cerca de seis meses após a Ford ter abandonado o segmento no qual historicamente seu pequeno hatchback foi várias vezes o carro mais vendido no Reino Unido.
Com o novo trem de força Hybrid Plus, o MG 3 combina motor a gasolina de quatro cilindros, 1,5 litro, e 101 cv, com um motor elétrico de 107 cv, com o conjunto fornecendo potência combinada de 192 cv e 43,3 m·kgf. de torque. O que o torna mais potente que seus concorrentes diretos Renault Clio e Toyota Yaris também híbridos.
Outra novidade é o câmbio automático de três marchas, mas também terá a opção de caixa manual a ser lançada futuramente. Assim, a MG surpreende o mercado alegando que o automático de três marchas proporciona aceleração mais responsiva. Para referência, enquanto o MG acelera de 0 a 100 km/h em 8 segundos, o Yaris com CVT precisa de 9,2 segundos.
A versão híbrida tem bateria de 1,83 kW·h que, segundo a MG, fornece energia suficiente para cobrir distâncias curtas em velocidades de até 80 km/h, mas a marca não divulgou o alcance rodando somente no modo elétrico. Ele também pode ser conduzido em modo Série – com o motor a gasolina atuando como gerador – ou como híbrido paralelo, com as duas fontes de energia trabalhando em conjunto para a potência total de 192 cv.
Projetado no estúdio de design da SAIC Motor Corporation Limited (antiga Shanghai Automotive Industry Corporation), atual controladora da marca britânica, novo MG tem influência estilística da atual safra dos hatchbacks da fábrica chinesa. O novo MG 3 também é ligeiramente mais longo e mais largo do que seu antecessor. A distância entre eixos agora é 50 mm mais longa, passando para 2.570 mm, o que aumentou espaço para as pernas.
A marca também destaca que seus engenheiros, na China e na Europa, trabalharam em conjunto para garantir que a dinâmica do MG 3 esteja afinada às exigências de vários mercados globais, com novos componentes que reforçam a rigidez da estrutura e suspensão mais leve e ajustada para proporcionar maior aderência, mas sempre preservando o espírito de ‘diversão de conduzir’ tradicionais da MG.
Outro destaque se refere ao preço com o novo MG 3 custando £ 18.495 (cerca de 118 mil reais) na versão híbrida, o que faz dele o modelo híbrido mais barato à venda no Reino Unido, inclusive com relação aos concorrentes: Renault Clio e Toyota Yaris. Já a versão somente a gasolina deverá ter preço em torno de £ 16.000 (pouco mais de 100 mil reais).
RM