A Alfa Romeo apresentou na quarta-feira (10/4), seu mais novo modelo denominado Milano em evento realizado na histórica sede do Automóvel Clube da cidade de Milão, segundo a marca com um duplo propósito: por um lado, demonstrar sua nova linguagem de estilo e técnica e, por outro, confirmar a orgulhosa parceria com a cidade onde a A.L.F.A. (“Anonima Lombarda Fabbrica Automobili”) foi fundada em 1910 e em 1920 foi renomeada Alfa Romeo.
Definido pela fábrica como: esportivo de coração, compacto em tamanho e com o tradicional estilo italiano, o novo Alfa é um suve que pode ser classificado como subcompacto e será o modelo de entrada da linha da marca que está sendo desenvolvida para os próximos anos. O Milano vem com as opções de propulsão híbrida ou elétrica, numa clara indicação que a tradicional marca “voltou atrás” com sua proposta de lançar seus novos modelos somente elétricos
O Milano na configuração “IBRIDA”, tem motor de combustão de 3 cilindros, 1,2 litro, turbocarregado, com potência de 136 cv, e sistema híbrido leve com motor de arranque/gerador de 48 V e 28,5 cv de potência. O Milano também será o primeiro modelo no segmento a oferecer a versão com tração integral Q4 de gestão automatizada. Já a versão “ELETTRICA” tem duas versões de potência: básica com 156 cv e a superesportiva Veloce com 240 cv. Em ambas o fabricante indica alcance de 410 quilômetros.
Com dimensões compactas — 4.170 mm de comprimento, 1.780 mm de largura e 1.500 mm de altura — o Milano incorpora, segundo destaca a marca, o original e moderno design “Made in Italy” desenvolvido pelo Centro Stile Alfa Romeo, que procurou o equilíbrio nas proporções da carroceria e atenção à qualidade das superfícies na busca de um automóvel distinto e atraente, com a missão de conquistar uma nova geração de alfisti, com uma nova linguagem de design.
A equipe que coordenou o desenvolvimento da dinâmica de condução do Milano é a mesma que desenvolveu o Giulia GTA no centro de testes de Balocco com o objetivo claro de que o novo modelo alcance a melhor estabilidade da sua classe, possibilitada por técnicas específicas soluções: possui a direção mais rápida do segmento (relação 14.6:1), especialmente calibrada para ser extremamente precisa e favorecer o comportamento dinâmico. Na versão Veloce a suspensão foi rebaixada em 25 mm.
RM