Encontrei no site americano autopian.com a citação sobre um artesão brasileiro chamado “Kustombike Engraver” que produz obras de arte como as mostradas na foto de abertura.
Na verdade, Jason Torchinsky, do Autopian, encantou-se inicialmente com o trabalho feito em lentes de lanternas traseiras de VW Fusca, que é sutil, bonito e não interfere na funcionalidade do componente, como mostrado no vídeo (00:32) abaixo:
Este trabalho é artesanal feito com muita arte e inspiração usando ferramentas de gravação normalmente utilizadas por joalheiros, como buril pneumático e dremel. Estas, na verdade, são pequenas fresadoras rotativas que trabalham com vários tipos de ferramentas (tipo brocas de dentista).
No vídeo abaixo o Kustombike Engraver mostra que as gravações feitas em uma lente de lanterna traseira de um VW Fusca não interferem na função da lanterna. Somente a fazem ficar muito bonita.
Os trabalhos do Kustombike Engraver podem ser mais amplos como no exemplo abaixo de um VW Karmann Ghia no qual as lentes e os frisos foram todos trabalhados. Veja o resultado:
Nas fotos abaixo, do mesmo VW Karmann Ghia, é possível ver a abrangência do trabalho do Kustombike Engraver que tornaram este carro absolutamente exclusivo:
Nas fotos seguintes pode-se ver o processo de trabalho na lanterna traseira deste Karmann Guia, primeiro com o rascunho dos desenhos a serem gravados e depois com a peça pronta, demonstrando como é minucioso e trabalhoso este procedimento:
Eu tinha vasculhado o Instagram e o Facebook do Kustombike Engraver e no último encontrei seu telefone celular, já passava da meia-noite de sexta-feira e achei que ele já devia estar dormindo. Por sorte eu me enganei. Mandei uma mensagem pelo WhatsApp pensando que uma eventual resposta viria na manhã de sábado,. mas — grata surpresa — ele respondeu Trocamos mensagens e eu soube seu nome (que veremos logo adiante).
Perguntei-lhe se aceitaria ser entrevistado e ele concordou. Fiz as perguntas e as mandei com o pedido de uma resposta até o meio-dia desta sábado. E, por volta das 11h30 as respostas vieram, fechando a entrevista dentro do que eu havia solicitado.
A entrevista
AG: Everton, você é o artesão “Kustombike Engraver”?
KE: Sou o Everton, sou artesão e trabalho com engraving (gravação) e polimento de peças em geral, de carros, motocicletas e bicicletas.
AG: Como você aprendeu este ofício?
KE: Comecei customizando bicicletas “lowrider” e bicicletas antigas e depois comecei a praticar o engraving com microrretífica e fui aprendendo sozinho, na prática, e fui pesquisando na internet outros artistas do engraving de outros países para ir melhorando minha técnica.
AG: Seu codinome é “Kustombike Engraver”, você começou customizando bicicletas? Quando foi isso?
KE: O nome Kustombike Engraver é porque sempre gostei de mexer com bicicletas desde criança. Com o tempo me familiarizei com bicicletas antigas, lowriders e motorizadas. Abaixo um vídeo (00:23) com exemplo de uma bicicleta customizada:
AG: Quando você passou a trabalhar em peças de carros, em especial VW Fuscas?
KE: Quando eu comecei a fazer gravura o público-alvo eram os lowriders mas com o tempo amigos de VW Fusca começaram a me pedir gravuras em peças de Fusca. Aí esta informação começou a se espalhar nos grupos de VW Fusca e hoje 99% dos meus clientes são Air Cooleds, aqui no Brasil tem muito VW Beetle.
AG: Você trabalha em plástico (nas lanternas) e em peças metálicas (retrovisores, maçanetas, puxadores) como é feito o trabalho, você faz um desenho primeiro?
KE: É possível fazer gravuras em vários materiais e com várias técnicas e ferramentas, dá para fazer gravuras em metais, acrílico, madeira, vidro, plásticos e couro.
Geralmente eu desenho antes de gravar para que o desenho final fique o mais alinhado e perfeito nas peças; que depois são cromadas de novo. No acrílico faço os desenhos e depois da gravura faço polimento das lentes.
AG: Por acaso você estudou a técnica de tatoo, ou a aplica em seus projetos?
KE: Eu desenho desde criança, já fiz desenhos de tatuagens, mas nunca trabalhei como tatuador.
Alguns temas e referencias vem das tatuagens, mas desenvolvi o meu estilo com o tempo.
AG: Soube que seu trabalho está sendo divulgado nos EUA também, que é a sua clientela? Tanto no Brasil como no exterior…
KE: A minha maior clientela é no Brasil mesmo, mas eu também forneço para o exterior. Já enviei peças para os EUA, países da Europa e Canadá.
Quem é o Kustombike Engraver
É Everton Bruno, 33 anos e ele trabalha com engraving há mais de 10 anos. Faz polimento em peças em geral e também trabalha com banho de ouro por contato. É da cidade de Votorantim, SP. No Instagram ele há fotos dos aeus trabalhos: kustombike_engraver .
Certamente o trabalho do Everton é para um nicho especial de clientes, mas ele é sem dúvida bastante especial e há muitos Volkswagens arrefecidos a ar cuidadosamente decorados por ele. Esta é, sem dúvida, mais uma curiosidade do Mundo de Apaixonados pelo Volkswagen, que mesmo sendo a maioria dos clientes do Everton não são os únicos a serem atendidos por ele que tem um portfólio incrível de clientes de outras marcas e um acervo fantástico de itens trabalhados. O que eu mostrei aqui foi só a pontinha do iceberg; visitando as mídias sociais dele se pode ter uma noção mais completa do enorme potencial que ele tem.
Agradeço ao Everton pela participação nesta matéria. Todas as fotos e vídeos nela postados são das mídias sociais do Everton.
AG
NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.