A Ducati apresentou ontem, 24/4, a nova aventureira da família, a Multistrada V4 Rally Adventure, que, para o nosso mercado, estará disponível apenas na versão mais equipada, a Travel & Radar. Essa versão tem como equipamentos de série controle de velocidade de cruzeiro adaptativo que mantém a motocicleta a uma distância, pré-estabelecida pelo piloto, do veículo que vai à frente, e o sistema de detecção de ponto cego, que avisa o piloto que há um veículo atrás posicionado em uma área não visível pelos espelhos. Para seu funcionamento, a motocicleta tem um sensor dianteiro e um traseiro, chamados de radar (por isso o nome da versão), e o nome Travel é associado ao conjunto de malas laterais com baú de alumínio e dos aquecedores de manoplas e de bancos, também de série na versão, itens importantes para longas viagens.
O motor V-4 Granturismo da Ducati Multistrada V4 Rally Adventure vem com o sistema de desativação dos dois cilindros traseiros, que funciona quando a motocicleta está parada, em marcha-lenta, ou quando a velocidade mantida não exige grande potência. Isso faz com que, além de reduzir o consumo de combustível e emissões, minimize a quantidade de calor que normalmente é sentida nas pernas do piloto.
Esse motor de 1.158 cm3 de cilindrada, que desenvolve potência de 170 cv a 10.750 rpm com torque de 12,3 m·kgf a 8.750 rpm, tem o retorno das quatro válvulas de cada cilindro feito por molas, o que aumentou consideravelmente o intervalo de regulagem de válvulas em relação aos motores equivalentes dotados do sistema desmodrômico (nesse caso a regulagem só é necessária aos 60.000 km). Isso resulta em mais tranquilidade para o piloto em viagens longas, além de uma boa economia nos valores gastos em revisões.
Cada vez mais a Ducati Multistrada, que já tem 20 anos de evolução, incorpora itens e sistemas que favorecem as viagens longas, tanto pelo asfalto quanto fora dele. A Multistrada V4 Rally chega com uma série de opções de altura do banco, uma forma democrática de disponibilizar a aventureira para pilotos de várias estaturas. Com o banco alto e na posição mais alta, essa altura chega a 905 mm, podendo ser regulado em até 20 mm a menos. Outros bancos, fornecidos como acessórios, também com regulagem de mais ou menos 20 mm podem chegar a uma altura de apenas 825 mm. Usando um kit de suspensão rebaixada (molas dianteiras e traseira menores), a altura mínima do banco é ainda menor, de 805 mm.
Muitos sistemas existem na Ducati Multistrada V4 Rally para facilitar a vida do piloto. Um deles é o Easy Lift, que, comprimindo os amortecedores, reduz o esforço necessário para levantar a motocicleta quando ela está apoiada no cavalete lateral. O cavalete central é de série nessa motocicleta.
No aspecto dinâmico, a Ducati Multistrada V4 Rally conta com suspensões Marzocchi eletrônicas semiativas Ducati Skyhook Suspension Evolution com funções nivelamento automático, pré-carga mínima e Easy Lift com 200 mm de curso na frente e atrás. Os freios têm o sistema Bosch-Brembo ABS 10.3ME Cornering, com discos dianteiros de 330 mm de diâmetro com pinças radiais Brembo Stylema de 4 pistões. Os pneus são Pirelli Scorpion Trail II nas medidas 120/70-19 (dianteiro) e 170/60-17 (traseiro), montados em rodas raiadas. Estão homologados também os pneus Pirelli Scorpion Rally e Scorpion Rally STR, pneus utilizados em corridas no deserto e nos ralis.
Para maior conforto do piloto, o para-brisa está 40 mm mais alto e 20 mm mais largo, enquanto que as malas laterais foram deslocadas para trás para mais espaço e conforto do garupa. Este tem a opção de pedaleiras de borracha, enquanto que o piloto pode regular a altura do pedal de freio, para facilitar a pilotagem de pé com botas de fora de estrada. Com a finalidade de aumentar ao máximo as distâncias a serem percorridas sem precisar abastecer, o tanque da Ducati Multistrada V4 Rally tem agora 30 litros de capacidade.
No aspecto eletrônico, a Ducati Multistrada V4 Rally, assim como as suas concorrentes mais próximas, está seguindo o caminho dos automóveis, incorporando cada vez mais a conectividade associada ao painel de instrumentos, uma tela de cristal líquido de 6,5 polegadas com recursos de navegação por mapas por meio do aplicativo Ducati Connect, que permite a utilização do telefone celular para atender chamadas ou ouvir música, utilizando-se um capacete equipado com sistema de intercomunicação.
É claro que juntamente com esses sistemas a motocicleta tem todos apoios eletrônicos de segurança, como o ABS Cornering, que permite frear em curvas, a iluminação em curvas iluminar a parte interna delas, o controle anti-wheelie (evita empinar a moto) e o controle de tração. Isso tudo e mais os já bem conhecidos modos de pilotagem, que limitam a potência em determinadas situações de pouca aderência e facilitam a pilotagem no fora de estrada. Os modos são Sport, Touring, Urban e Enduro.
O preço sugerido pelo fabricante para a nova Ducati Multistrada V4 Rally é de R$ 149.990 e a motocicleta está disponível com as cores alumínio escovado e preto fosco.
GM
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FICHA TÉCNICA DA DUCATI MULTISTRADA V4 RALLY ADVENTRURE
Motor Denominação Ducati V4 Granturismo – V4 a 90°, transversal, 4 válvulas por cilindro, árvore contrarrotativa de balanceamento, ordem de ignição twin pulse, cárter semisseco, arrefecimento a água
Cilindrada 1.158 cm³ (83 x 53,3 mm)
Potência 170 cv a 10.750 rpm
Torque 12,3 m·kgf a 8.750 rpm
Taxa de compressão 14:1
Chassi Monobloco de alumínio
Suspensão dianteira Ø 50 mm totalmente ajustável, garfo invertido com sensores de movimento, totalmente ajustável. Compressão e distensão com ajustes eletrônicos comandados pelo Ducati Skyhook Suspension EVO (DSS)
Roda dianteira Pirelli Scorpion Trail II 120/70 R19
Suspensão traseira Suspensão Cantilever monoshock totalmente ajustável eletronicamente na distensão e compressão. Pré-carga da mola por ajuste eletrônico com o Ducati Skyhook Suspension (DSS). Balança dupla de alumínio.
Roda traseira Pirelli Scorpion Trail II 170/60 R17
Freio dianteiro 2 discos semiflutuantes de Ø 330 mm com pinças montadas radialmente modelo Brembo Stylema, Cilindro-mestre radial. Freio ABS com função Cornering como equipamento de série.
Freio traseiro Disco único de Ø 265 mm , pinça flutuante com 2 pistões, ABS com função Cornering como equipamento de séria.
Peso bruto sem combustível 238 kg
Altura do assento Ajustável – 870 mm~890 mm / 885 mm~905 mm com o banco alto (acessório) / 855 mm~875 mm com o banco baixo tipo A (acessório) / 825 mm~845 mm com o banco baixo tipo B (acessório) / 805 mm~825 mm com o banco baixo tipo B usando o kit de suspensão rebaixada
Capacidade do tanque 30 litros
Equipamentos de segurança Modos de condução, Modos de potência, Função Cornering ABS, controle de tração, Controle anti-wheelie, Iluminação do interior da curva – Ducati Cornering Light, Controle de saída em rampa.
Equipamentos de série Ducati Skyhook Suspension EVO, Ducati Quick-Shift, controle de cruzeiro, Hands-Free, Comandos retroiluminados, painel com 6,5” em cristal líquido em cores, com Ducati Connect e sistema de navegação completo, farol 100% em LED com luz de rodagem diurna, controle do freio motor, desativação da bancada posterior de cilindros.
Rodas Rodas raiadas
Configuração Adventure Travel & Radar Sistema de radar dianteiro e traseiro, malas laterais de alumínio, manoplas aquecidas, assento do piloto aquecido, assento do passageiro aquecido.