Volkswagen desenvolve dispositivo para evitar atropelar cangurus
Acidentes de carro com cangurus são um grande problema na Austrália, mas a Volkswagen está desenvolvendo um dispositivo que poderá ser uma solução. Assim como os ataques de cervos em estradas de algumas regiões da América do Norte, os ataques de cangurus são um problema sério na Austrália e isso pode causar danos, não só ao veículo, mas também ferimentos grave nos seus ocupantes, assim como ao animal.
De acordo com reportagem do site Motor1, a Volkswagen em parceria com a Universidade de Melbourne está desenvolvendo uma solução mais eficaz. Com a denominação de “RooBadge”, em vez de um apito passivo que já é utilizado, mas depende do impulso do veículo, o novo dispositivo é um alto-falante eletrônico instalado dentro do emblema VW na grade e pode emitir som direcional em frequências específicas para afastar cangurus.
O RooBadge, entretanto, ainda está em fase de testes. Também não está definido se o dispositivo será um recurso de série nos próximos modelos Volkswagen comercializados no mercado australiano. Mas a equipe de desenvolvimento do projeto também está trabalhando em outras versões que não serão específicas somente para os modelos Volkswagen e que poderão ser montadas na placa dianteira.
Toyota divulga o novo suve Urban Cruiser Taisor
Informação do site CarScoops.com, a Toyota divulgou na semana passada o primeiro vídeo emocional de seu novo suve desenvolvido em cooperação com a Suzuki. O modelo é uma versão rebatizada do Maruti Suzuki Fronx, já lançada no mercado da Índia, e que na versão Toyota deverá custar menos de 9.000 euros. O modelo deverá ser comercializado basicamente nos mercados do sul e sudeste asiáticos.
O vídeo revela que o novo Urban Cruiser Taisor contará com faróis de LED que lembram o Land Cruiser Série 300, além da nova e diferente grade do radiador destacando o emblema da Toyota e as lanternas traseiras de LED em toda a largura. Os para-choques foram redesenhados, enquanto o desenho lateral é compartilhado com o modelo da Suzuki, embora a Toyota possa optar por novas rodas de 17 polegadas.
Com comprimento semelhante ao Suzuki Fronx, o Urban Cruiser Taisor com 3.995 mm de comprimento será o menor suve Toyota, alguns milímetros menos do que o Toyota Raize, distribuído no mercado japonês, e do Toyota Yaris Cross, vendido no mercado europeu, que tem 4.180 mm de ponta a ponta. O painel é igual ao do Suzuki, com instrumentos analógicos e tela do multimídia de 9 polegadas.
A Toyota ainda não revelou detalhes sobre o conjunto motriz, mas devem ser o mesmos do modelo da Suzuki, com o motor a gasolina de 1,2 litro original do Suzuki Baleno, de 89 cv, enquanto o motor se 1 litro, turbocarregado, e sistema híbrido leve produz 99 cv. Em ambos os casos a tração é dianteira, com oferta de câmbio manual ou automático.
A Toyota informou que o Urban Cruiser Taisor será lançado brevemente. Segundo o site da Autocar India, as primeiras entregas na Índia começarão no final de abril ou início de maio, com base em fontes de concessionárias. Mas não está definido se a Toyota exportará este suve para outros mercados além do asiático, já que possui ofertas de tamanho semelhante no segmento subcompacto.
RM