Subaru investe em desenvolvimento do seu motor boxer
A Subaru está investindo na tecnologia de pré-câmara de combustão, com injeção de ar nos seus motores boxer quadricilindro (foto de abertura), para aumentar a eficiência térmica da queima e assim melhorar os índices relativos ao consumo de combustível. A informação é do site da revista alemã Auto Motor und Sport.
Ainda, segundo a nota, a empresa japonesa entrou com pedido de patente junto ao Escritório de Marcas e Patentes dos EUA de um sistema especial de combustão pré-câmara. Este artifício já foi utilizado no sistema de injeção pré-câmara nos motores diesel, especialmente pela Mercedes-Benz.
Agora, parece que esta tecnologia tem ganho uma espécie de renascimento nos motores a gasolina, embora com processo completamente diferente dos utilizados nos motores diesel do passado. Recentemente a Ford também divulgou o desenvolvimento de motor V-8 com sistema semelhante.
Chevrolet lança nova versão ZR1 baseada no Corvette C8
A Chevrolet divulgou um vídeo emocional no YouTube da nova versão ZR1 que está desenvolvendo para a 8ª geração do esportivo lançada em 2020 como linha 2021. Segundo divulgou o site da AutoWeek, o novo ZR1 deverá ser o Corvette mais potente de todos os tempos. Atualmente, a linha Corvette é oferecida com os modelos Stingray, E-Ray e Z06.
O V-8 supercarregado de 6,2 litros do ZR1 de 7ª geração desenvolvia 755 cv com tração traseira. A nova geração deverá ter tração integral e a publicação especula que não estaria fora de questão a Chevrolet pegar o sistema híbrido do E-Ray, lançado no ano passado, e montar no ZR1, o que poderá fazer a potência superar os 900 cv.
Mas a Chevrolet ainda não revelou nenhum detalhe técnico sobre o futuro ZR1. Somente que ele será apresentado no verão do hemisfério norte, ou seja: dentro dos próximos seis meses. Mas a AutoWeek antecipa algumas informações como uma enorme asa traseira e um defletor dianteiro bem pronunciado, em relação as outras versões, além do ronco forte do motor.
Audi precisa reinterpretar o tradicional mote na nova era
“Vorsprung durch Technik” (Avanço através da tecnologia) é um dos motes mais antigos e conhecidos da indústria automobilística após a II Guerra Mundial e que realmente deu expressão ao desenvolvimento da marca Audi. Agora, na nova era da tecnologia da informação, a marca pretende achar uma “uma nova interpretação” para o mote, conforme detalhou o novo executivo-chefe da marca, Gernot Döller, em entrevista ao site da Autocar.
Ele foi usado inicialmente em 1971 para mostrar a diversidade técnica da linha de modelos NSU, que na época já estava associada a Audi dentro do Grupo VW, e que tinha uma variada gama de modelos, tanto com tração dianteira e motor de arrefecimento a líquido, quanto com tração traseira e arrefecimento a ar, além do modelo Ro80 com o revolucionário motor rotativo Wankel.
Mas o mote realmente entrou em voga na década de 1980 com o radical projeto do Audi quattro. Nos últimos anos, porém, a Audi tem utilizado o Vorsprung durch Technik com mais parcimônia devido às preocupações com base no foco em lidar com a necessidade de reduzir as emissões de dióxido de carbono, além do advento da (re)eletrificação nos automóveis. Mas nesta nova era baseada em software é mais difícil ter avanços através da tecnologia.
RM