O mercado seguiu seu curso de crescimento no mês de março, as vendas diárias de leves atingiram o patamar de 8.812 unidades, foi o melhor março desde 2019 (veja gráfico abaixo), o que reforça a tese de haver leve reação em andamento. O total de licenciamentos foi de 187.731 unidades, sendo 176.230 automóveis e comerciais leves, 9.887 caminhões e 1.614 ônibus. O trimestre fechou com, respectivamente, 514.571 de total, 483.988 leves, 26.480 caminhões e 4.103 ônibus. Comparando-se com mesmo período do ano passado, houve uma expansão de 10,8% nos leves, sendo que automóveis cresceram 8,9% e comerciais leves 17,9%.
Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, na coletiva de imprensa mensal, ocorrida no último dia 8, frisou também que, não fossem a queda nos mercados de exportação e a invasão de eletrificados (China principalmente), a produção local teria ido bem além dos 0,4% de crescimento no trimestre.
A boa novidade é que o mês de abril caminha para ter números ainda mais robustos e, a continuar assim, talvez em junho, período em que a Anfavea refaz as projeções para o ano, é bem possível a estimativa de crescimento sobre 2023 de 5% seja revista para cima. Bom lembrar que a Fenabrave, entidade que representa os concessionários, projetara 9% de crescimento, que divulgou em dezembro passado.
As vendas a frotistas permaneceram estáveis no mês, porém em elevados 46% do total, devem manter-se nesse patamar, uma vez é esperado que as locadoras comprem 700.000 veículos até o final do ano, um crescimento de 25% sobre ’23.
O trimestre registrou um crescimento maior no varejo, de 14,1% (frotistas +6,6%) e é aí onde se penduram as apostas para o ano, mais financiamentos, mais transações nas redes de concessionárias, as marcas que mais cresceram nesse modal foram Honda, +15%, Jeep, +78%, esta última numa clara revisão de estratégia. Mais detalhes podem ser vistos na tabela abaixo.
Os eletrificados, BYD e GWM seguem mandando nos segmentos de híbridos (Toyota líder) e BEVs, nem parece a elevação das tarifas lhes fez impacto, BYD trouxe mais um modelo, o Dolphin Mini e ele já se situa entre os 20 mais vendidos, a BYD está em 10º no ranking geral, com cinco modelos importados.
Ranking do mês e do trimestre
A menor quantidade de dias úteis do último março, comparado com mesmo mês do ano passado acabou colorindo um pouco de vermelho a coluna de % da tabela, Fiat na firme liderança com 36.336 unidades, seguida mais de perto pela VW, 30.779, GM, 21.456, depois Toyota, Hyundai, Renault, Jeep. No trimestre a marca italiana reina absoluta, foram 101.511 unidades, VW com 76.829, GM em 3º, 56.901, aqui cabe uma observação, a marca da gravatinha dourada talvez tenha apostado num mercado estável para baixo e o crescimento os apanhou de surpresa, com queda nos licenciamentos de 20% sobre o 1º trimestre do ano passado.
Nos automóveis o Polo (foto de abertura) vem se consolidando na liderança, também no ranking geral, ultrapassando a Strada, com 11.943 unidades vendidas, seguido do Onix, 7.753, Argo em 3º, 6.850, T-Cross, HB20, Kicks, Tracker. No trimestre o Polo teve 27.264 licenciamentos, um crescimento de 94%, depois Argo e HB20, com 18.053, Onix próximo, 17.766, Mobi, Creta, Kwid.
Nas picapes, Strada licenciou 9.990 unidades, o dobro da 2ª colocada, a VW Saveiro, 4.607, Toro em 3º, Hilux em 4º, Montana 5º, Rampage em 6º, o sucesso desse novo modelo da Ram feita em Pernambuco veio para ficar. No trimestre Strada na frente, com 26.580 unidades, também perdeu a liderança para o Polo no ranking geral, seguida da Saveiro, 12.365, toro, Hilux, Rampage, Montana.
Mercado crescendo assim é bom para todos.
Até mês que vem!
MAS