Semanas atrás fizemos a avaliação completa do novo Citroen C3 Aircross na versão topo de gama, a Shine de cinco lugares, e notamos que o espaço para bagagem é bem generoso e o desempenho compatível com a motorização que o impulsiona, o 1,0 turbo flex. Nesta semana foi a vez de conhecer a versão de 7 lugares de mesmo nível de acabamento e conhecer seus atributos e principalmente o desempenho com ocupação máxima.
Praticamente não há diferença visual no exterior do veículo a menos de um pequeno algarismo “7” (foto de abertura) posicionado após o nome Aircross na porta de carga. Todos os demais adornos, frisos, rodas, faróis, lanternas e logotipos são iguais à versão 5-lugares.
Acomodação
O espaço e conforto dos cinco ocupantes das fileiras de bancos dianteira e central é idêntico ao da versão já avaliada e a novidade desta versão é a introdução de uma fileira de bancos adicional para mais duas pessoas.
O acesso à terceira fileira é facilitado pelo lado esquerdo do veículo, onde o encosto do banco da fileira central é bipartido na proporção 70:30, sendo o esquerdo a porção menor. Após bascular o encosto há também a possibilidade de bascular o assento, aumentando o vão de acesso.
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Curiosa é a definição da engenharia da Citroen em escolher o lado esquerdo do veículo para o acesso, e não o lado direito, que em nossa mão de direção é o lado mais seguro, mostrando que o projeto original foi idealizado para países com mão de direção a esquerda, como Índia ou outro dos 168 países que utilizam mão esquerda.
A altura do assento em relação ao piso do assoalho não favorece a acomodação de pessoas de maior estatura, mas para até 1,65 m de altura é possível sentar-se com os joelhos relativamente elevados e o espaço para a cabeça é suficiente. Acima dessa estatura não é o melhor lugar para ocupar no veículo. A movimentação da suspensão traseira tem curso suficiente de compressão e distensão de modo a não provocar movimentos bruscos que poderiam provocar desconforto.
Do ponto de vista do motorista, a visibilidade traseira fica bem obstruída pelas cabeças quando em lotação máxima, mas o bom desenho dos retrovisores externos compensa essa limitação. Quando vazio, é preciso ter atenção de baixar os encostos de cabeça para que a visibilidade fique desobstruída.
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Obviamente, os dois bancos adicionais, a terceira fileira, ocupam o espaço de bagagem da versão de cinco lugares, com isso esta versão têm porta-malas limitadíssimo, chegando a ser um veículo para uso urbano, ou no caso de necessidade de viagem é preciso utilizar o bagageiro de teto. Apesar das barras longitudinais indicarem que não suportam carga, a Citroën possui na sua lista de acessórios Mopar as barras transversais de teto, que são fixadas diretamente à carroceria por meio de abraçadeiras que passam por baixo das barras longitudinais originais, permitindo transportar objetos, incluindo bicicletas e baús, no teto.
Outra vantagem do projeto dos bancos adicionais é sua leveza e facilidade de remoção. Pesando apenas 5 kg cada um e com sistema de fixação simplificado, com apenas uma mão é possível bascular ou removê-lo. O único inconveniente é ter espaço na garagem para deixá-lo quando seu uso não for necessário.
Desempenho com sete pessoas
A carga máxima é a mesma da versão 5-lugares, 490 kg, com a diferença que o centro de gravidade de duas pessoas sentadas na terceira fileira de bancos fica mais alto que uma carga comum de malas ou pacotes no porta-malas. A dinâmica do veículo fica ligeiramente alterada, porém sem comprometer a segurança.
O único incômodo com esse tipo de lotação máxima é ver as cabeças balançando pelo retrovisor interno. Um alerta para que a condução seja mais conservadora para propiciar conforto a todos.
Quanto ao desempenho geral, o motor 1-litro turbocarregado flex, o T200 da Stellantis que equipa outros veículos do conglomerado está bem integrado à carroceria, conforme visto na avaliação da versão de cinco lugares. Os 125/130 cv de potência máxima a 5.750 rpm e 20,4 m·kgf de torque máximo a 1.750 rpm são suficientes para acelerar o carro de 0-100 km/h em 10,1/9,8 segundos e obter a velocidade máxima de 191 km/h.
O câmbio CVT ajustado para 7 marchas é acoplado por conversor de torque com opção de trocas de marchas manuais sequenciais pela própria alavanca. Pelo quadro de botões à esquerda da coluna de direção é possível comutar entre os modos de condução normal e esportivo, neste resultando em melhor resposta do pedal do acelerador e trocas de marchas em rotações mais elevadas quando em modo automático.
Andando com sete adultos a bordo em trajetos urbanos não foi percebida falta de potência para mover o veículo e acompanhar o volume de tráfego, mas certamente que não seria o primeiro veículo a pular à frente numa abertura de sinal.
Conforto adequado
A medição de ruído realizada no C3 Aircross de cinco lugares mostrou um bom resultado para um veículo dessa categoria. No caso desta versão de sete lugares a preocupação era com a resposta acústica da carroceria para quem está na terceira fileira de bancos e novamente o resultado, em avaliação subjetiva, mostrou baixo nível de ruído, permitindo que a conversa entre duas pessoas nos bancos dianteiros fosse perfeitamente audível na terceira fileira.
O mesmo não acontece com o sistema de ar-condicionado e ventilação. Os engenheiros da Stellantis instalaram um módulo adicional de circulação de ar no teto do veículo, localizado na direção da coluna central”, atrás e acima da cabeça dos ocupantes dianteiros. Esse módulo impulsiona o ar climatizado da dianteira do veículo para a parte traseira, melhorando assim o conforto térmico de quem está mais atrás. O inconveniente é o nível elevado de ruído desse equipamento adicional.
No conforto geral e itens de comodidade esta versão de sete lugares é igual à versão 5-lugares com central multimidia bem posicionada no centro do painel de instrumentos e pareamento sem fio Android Auto e Apple CarPlay. O quadro de instrumentos traz o novo grafismo com interface colorida que agrada muito mais do que o do C3 básico. O sistema de controle de cruzeiro é do tipo convencional com o inusitado acionamento por uma tela no painel de instrumentos e demais operações pelas teclas do volante.
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Conclusão
O C3 Aircross 7-lugares é uma opção frente ao consagrado Chevrolet Spin que também tem opção de três fileiras de bancos, porém os espaços e conforto interno não são tão generosos como no veículo da GM, além de não oferecer mesmo nível de luxo e equipamentos.
O novo veículo da Citroën está sendo oferecido no mercado com as seguintes versões preços:
Aircross 7 Feel Turbo 200 AT – R$ 117.990 (venda on-line)
Aircross 7 Feel Pack Turbo 200 AT – R$ 127.990
Aircross 7 Shine Turbo 200 AT – R$ 136.590
GB
(Atualizado em 5/06/24, correção da rotação de torque máximo no texto e na ficha técnica)
FICHA TÉCNICA CITROËN C3 AIRCROSS 7-LUGARES SHINE 2024 | |||
MOTOR | T200 Flex | ||
Descrição | 3 cilindros em linha, dianteiro transversal, bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas no cabeçote, corrente, admissão com atuação indireta eletro-hidráulica Multi-Air III com inerente variação de fase e levantamento no escapamento atuação indireta por alavancas-dedo com fulcro hidráulico e variação de fase, 4 válvulas por cilindro, injeção direta, aspiração forçada por turbocarregador BorgWarner com interresfriador ar-ar, válvula de alívio elétrica, flex | ||
Cilindrada (cm³) | 999 | ||
Diâmetro x curso (mm) | 70 x 86,5 | ||
Comprimento de biela (mm) | 149,3 | ||
Relação r/l | 0,289 | ||
Potência (cv/rpm, G/A) | 125/130/5.750 | ||
Torque (m·kgf/rpm, G/A) | 20,4/1.750 | ||
Densidade de potência (cv/L, G/A) | 125,1 / 130,1 | ||
Densidade de torque (m·kgf/L, G/A) | 20,4 / 20,4 | ||
Taxa de compressão (:1) | 10,5 | ||
Corte de rotação (rpm) | 6.500 | ||
TRANSMISSÃO | |||
Tipo | Transeixo dianteiro Aisin com câmbio automático CVT de 7 marchas selecionáveis em sequência e ré, tração dianteira | ||
Relações das marchas (:1) | 1ª 2,270; 2ª 1,600; 3ª 1.200; 4ª 0.940; 5ª 0,740; 6ª 0.580; 7ª 0,460; ré 2,604 | ||
Relação de diferencial (:1) | 5,698 | ||
SUSPENSÃO | |||
Dianteira | Independente, McPherson, braço de controle triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado com batente de distensão hidráulico e barra antirrolagem | ||
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado | ||
DIREÇÃO | |||
Tipo | Pinhão e cremalheira eletroassistida, indexada à velocidade | ||
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,8 | ||
FREIOS | |||
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/ 284, pinça flutuante | ||
Traseiros (Ø mm) | Tambor / 228.pinça flutuante, autoajustável | ||
Operação | ABS, servoassistência a vácuo, duplo circuito em diagonal | ||
RODAS E PNEUS | |||
Rodas | Liga de alumínio,17″ | ||
Pneus | 215/60 R17 | ||
CONSTRUÇÃO | |||
Tipo | Monobloco de aço, suve. 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro | ||
AERODINÂMICA | |||
Coeficiente de arrasto (Cx) | n.d. | ||
Área frontal calculada (m²) | 2.377 | ||
Área frontal corrigida (m²) | n.d. | ||
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |||
Comprimento | 4.320 | ||
Largura (espelhos rebatidos/abertos) | 1.796 / 2.019 | ||
Altura sem/com barras no teto | 1655 / 1.678 | ||
Distância entre eixos | 2.675 | ||
Distância mínima do solo (mm) | 200 | ||
Bitola dianteira/traseira | 1.548 / 1.552. | ||
ÂNGULOS | |||
Entrada (º) | 23,3 | ||
Saída (º) | 32 | ||
Transposição de rampa (º) | 23,1 | ||
PESOS E CAPACIDADES | |||
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.272 | ||
Capacidade de carga (kg) | 490 | ||
Porta-malas (litros, VDA) | 493 (com a terceira fileira de bancos removida) | ||
Tanque de combustível (L) | 47 | ||
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO | |||
Cidade (km/l, G/A) | 10,6 / 7,4 | ||
Estrada (km/l. G/A) | 12,0 / 8,6 | ||
DESEMPENHO | |||
Aceleração 0-100 km/h (G/A, s) | 10,1 / 9,8 | ||
Velocidade máxima (km/h, G ou A) | 191 | ||
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |||
v/1000 em 7ª (km/h) | 48,3 | ||
Rotação a 120 km/h em 7ª (rpm) | 2,490 | ||
Alcance (km, G/A) | 564 / 404 |
CONTEÚDO DO NOVO CITROËN C3 AIRCROSS 7-LUGARES SHINE |
Acabamento exclusivo traseiro na cor preto brilhante |
Alarme |
Ar-condicionado |
Assistente de partida em aclives |
Banco do motorista com ajuste de altura |
Bancos e volante com forração premium |
Barras longitudinais no teto |
Bolas infláveis dianteiras e laterais |
Câmbio automático CVT com três modos de condução |
Câmera de ré |
Chapa de deslizamento dianteira e traseira |
Citroën Connect com tela tátil de 10” com espelhamento Android Auto e Apple CarPlay, com comandos no volante |
Controlador de velocidade de cruzeiro com limitador integrado |
Controle de estabilidade e tração |
Descansa-braço no banco do motorista |
Faróis de neblina |
Grade do radiador na cor preto brilhante |
Luzes de rodagem diurna de LED |
Portinhola do bocal de combustível com destravamento elétrico |
Retrovisores com ajuste elétrico |
Rodas de liga de alumínio de 17″ com pneus 215/60R17 |
Seis alto-falantes |
Sensor de estacionamento traseiro |
Teto bitom preto pérola negra |
Travas elétricas com acionamento por telecomando da chave |
Três entradas USB, incluindo duas para a segunda fileira |
OPCIONAIS |
Pack Protetor (protetor do cárter e das soleiras) |
Pack Comfort (faróis de neblina e câmera de ré) |
Pack Design (embelezador da grade do radiador e protetor das portas) |
Teto Bitom branco Banquise |