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Home Avaliações

CITROËN C3 AIRCROSS DE 7 LUGARES, DESVENDANDO SEUS SEGREDOS

O ESPAÇO LIMITADO PARA BAGAGEM PODE SER A BARREIRA PARA ESTA VERSÃO PROSPERAR

identicon por Gerson Borini
29/05/2024
em Avaliações, Testes
Fotos: autor

Fotos: autor

Semanas atrás fizemos a avaliação completa do novo Citroen C3 Aircross na versão topo de gama, a Shine de cinco lugares, e notamos que o espaço para bagagem é bem generoso e o desempenho compatível com a motorização que o impulsiona, o 1,0 turbo flex. Nesta semana foi a vez de conhecer a versão de 7 lugares de mesmo nível de acabamento e conhecer seus atributos e principalmente o desempenho com ocupação máxima.

Dois bancos adicionados no porta-malas foi uma solução engenhosa

Praticamente não há diferença visual no exterior do veículo a menos de um pequeno algarismo “7” (foto de abertura) posicionado após o nome Aircross na porta de carga. Todos os demais adornos, frisos, rodas, faróis, lanternas e logotipos são iguais à versão 5-lugares.

Veículo tem bom tamanho mantendo as proporções do Citroën C3

Acomodação

O espaço e conforto dos cinco ocupantes das fileiras de bancos dianteira e central é idêntico ao da versão já avaliada e a novidade desta versão é a introdução de uma fileira de bancos adicional para mais duas pessoas.

O acesso à terceira fileira é facilitado pelo lado esquerdo do veículo, onde o encosto do banco da fileira central é bipartido na proporção 70:30, sendo o esquerdo a porção menor. Após bascular o encosto há também a possibilidade de bascular o assento, aumentando o vão de acesso.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Curiosa é a definição da engenharia da Citroen em escolher o lado esquerdo do veículo para o acesso, e não o lado direito, que em nossa mão de direção é o lado mais seguro, mostrando que o projeto original foi idealizado para países com mão de direção a esquerda, como Índia ou outro dos 168 países que utilizam mão esquerda.

A altura do assento em relação ao piso do assoalho não favorece a acomodação de pessoas de maior estatura, mas para até 1,65 m de altura é possível sentar-se com os joelhos relativamente elevados e o espaço para a cabeça é suficiente. Acima dessa estatura não é o melhor lugar para ocupar no veículo. A movimentação da suspensão traseira tem curso suficiente de compressão e distensão de modo a não provocar movimentos bruscos que poderiam provocar desconforto.

O espaço limitado para as pernas não inibiu os engenheiros a colocarem porta-copos nas laterais

Do ponto de vista do motorista, a visibilidade traseira fica bem obstruída pelas cabeças quando em lotação máxima, mas o bom desenho dos retrovisores externos compensa essa limitação. Quando vazio, é preciso ter atenção de baixar os encostos de cabeça para que a visibilidade fique desobstruída.

 

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Obviamente, os dois bancos adicionais, a terceira fileira, ocupam o espaço de bagagem da versão de cinco lugares, com isso esta versão têm porta-malas limitadíssimo, chegando a ser um veículo para uso urbano, ou no caso de necessidade de viagem é preciso utilizar o bagageiro de teto. Apesar das barras longitudinais indicarem que não suportam carga, a Citroën possui na sua lista de acessórios Mopar as barras transversais de teto, que são fixadas diretamente à carroceria por meio de abraçadeiras que passam por baixo das barras longitudinais originais, permitindo transportar objetos, incluindo bicicletas e baús, no teto.

Barras transversais do catálogo de acessórios Mopar são a solução para carga de teto (foto: divulgação Citroën)

Outra vantagem do projeto dos bancos adicionais é sua leveza e facilidade de remoção. Pesando apenas 5 kg cada um e com sistema de fixação simplificado, com apenas uma mão é possível bascular ou removê-lo. O único inconveniente é ter espaço na garagem para deixá-lo quando seu uso não for necessário.

Configuração de 7 lugares permite flexibilidade para carga de passageiros ou bagagens

Desempenho com sete pessoas

A carga máxima é a mesma da versão 5-lugares, 490 kg, com a diferença que o centro de gravidade de duas pessoas sentadas na terceira fileira de bancos fica mais alto que uma carga comum de malas ou pacotes no porta-malas. A dinâmica do veículo fica ligeiramente alterada, porém sem comprometer a segurança.

Boa altura em relação ao solo

O único incômodo com esse tipo de lotação máxima é ver as cabeças balançando pelo retrovisor interno. Um alerta para que a condução seja mais conservadora para propiciar conforto a todos.

Quanto ao desempenho geral, o motor 1-litro turbocarregado flex, o T200 da Stellantis que equipa outros veículos do conglomerado está bem integrado à carroceria, conforme visto na avaliação da versão de cinco lugares. Os 125/130 cv de potência máxima a 5.750 rpm e 20,4 m·kgf de torque máximo a 1.750 rpm são suficientes para acelerar o carro de 0-100 km/h em 10,1/9,8 segundos e obter a velocidade máxima de 191 km/h.

Motor T200 é versátil no desempenho e na instalação

O câmbio CVT ajustado para 7 marchas é acoplado por conversor de torque com opção de trocas de marchas manuais sequenciais pela própria alavanca. Pelo quadro de botões à esquerda da coluna de direção é possível comutar entre os modos de condução normal e esportivo, neste resultando em melhor resposta do pedal do acelerador e trocas de marchas em rotações mais elevadas quando em modo automático.

Alavanca de câmbio tradicional com posição M e trocas manuais com sobe marcha para trás

Andando com sete adultos a bordo em trajetos urbanos não foi percebida falta de potência para mover o veículo e acompanhar o volume de tráfego, mas certamente que não seria o primeiro veículo a pular à frente numa abertura de sinal.

Painel de instrumento tem desenho moderno que espanta sua simplicidade e falta de revestimentos

Conforto adequado

A medição de ruído realizada no C3 Aircross de cinco lugares mostrou um bom resultado para um veículo dessa categoria. No caso desta versão de sete lugares a preocupação era com a resposta acústica da carroceria para quem está na terceira fileira de bancos e novamente o resultado, em avaliação subjetiva, mostrou baixo nível de ruído, permitindo que a conversa entre duas pessoas nos bancos dianteiros fosse perfeitamente audível na terceira fileira.

Revestimento dos bancos em tecido que imita couro tem desenho jovial e agradável à vista

O mesmo não acontece com o sistema de ar-condicionado e ventilação. Os engenheiros da Stellantis instalaram um módulo adicional de circulação de ar no teto do veículo, localizado na direção da coluna central”, atrás e acima da cabeça dos ocupantes dianteiros. Esse módulo impulsiona o ar climatizado da dianteira do veículo para a parte traseira, melhorando assim o conforto térmico de quem está mais atrás. O inconveniente é o nível elevado de ruído desse equipamento adicional.

O ruído de funcionamento do sistema de impulsionamento de ar é compensado pelo conforto térmico que proporciona

No conforto geral e itens de comodidade esta versão de sete lugares é igual à versão 5-lugares com central multimidia bem posicionada no centro do painel de instrumentos e pareamento sem fio Android Auto e Apple CarPlay. O quadro de instrumentos traz o novo grafismo com interface colorida que agrada muito mais do que o do C3 básico. O sistema de controle de cruzeiro é do tipo convencional com o inusitado acionamento por uma tela no painel de instrumentos e demais operações pelas teclas do volante.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Conclusão

O C3 Aircross 7-lugares é uma opção frente ao consagrado Chevrolet Spin que também tem opção de três fileiras de bancos, porém os espaços e conforto interno não são tão generosos como no veículo da GM, além de não oferecer mesmo nível de luxo e equipamentos.

Tradicional foto AE

O novo veículo da Citroën está sendo oferecido no mercado com as seguintes versões preços:

Aircross 7 Feel Turbo 200 AT – R$ 117.990 (venda on-line)
Aircross 7 Feel Pack Turbo 200 AT – R$ 127.990
Aircross 7 Shine Turbo 200 AT – R$ 136.590

GB

(Atualizado em 5/06/24, correção da rotação de torque máximo no texto e na ficha técnica)

FICHA TÉCNICA CITROËN C3 AIRCROSS 7-LUGARES SHINE 2024
MOTOR T200  Flex
Descrição 3 cilindros em linha, dianteiro transversal, bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas no cabeçote, corrente, admissão com atuação indireta eletro-hidráulica Multi-Air III com inerente variação de fase e levantamento no escapamento atuação indireta por alavancas-dedo com fulcro hidráulico e variação de fase, 4 válvulas por cilindro, injeção direta, aspiração forçada por turbocarregador BorgWarner com interresfriador ar-ar, válvula de alívio elétrica, flex
Cilindrada (cm³) 999
Diâmetro x curso (mm) 70 x 86,5
Comprimento de biela (mm) 149,3
Relação r/l 0,289
Potência (cv/rpm, G/A) 125/130/5.750
Torque (m·kgf/rpm, G/A) 20,4/1.750
Densidade de potência (cv/L, G/A) 125,1 / 130,1
Densidade de torque (m·kgf/L, G/A) 20,4 / 20,4
Taxa de compressão (:1) 10,5
Corte de rotação (rpm) 6.500
TRANSMISSÃO
Tipo Transeixo dianteiro Aisin com câmbio automático CVT de 7 marchas selecionáveis em sequência e ré, tração dianteira
Relações das marchas (:1) 1ª 2,270; 2ª 1,600; 3ª 1.200; 4ª 0.940; 5ª 0,740; 6ª 0.580; 7ª 0,460; ré 2,604
Relação de diferencial (:1) 5,698
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço de controle triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado com batente de distensão hidráulico e barra antirrolagem
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira eletroassistida, indexada à velocidade
Diâmetro mínimo de curva (m) 10,8
FREIOS
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado/ 284, pinça flutuante
Traseiros (Ø mm) Tambor / 228.pinça flutuante, autoajustável
Operação ABS, servoassistência a vácuo, duplo circuito em diagonal
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio,17″
Pneus 215/60 R17
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco de aço, suve. 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (Cx) n.d.
Área frontal calculada (m²) 2.377
Área frontal corrigida (m²) n.d.
DIMENSÕES EXTERNAS (mm)
Comprimento 4.320
Largura (espelhos rebatidos/abertos) 1.796 / 2.019
Altura sem/com barras no teto 1655 / 1.678
Distância entre eixos 2.675
Distância mínima do solo (mm) 200
Bitola dianteira/traseira 1.548 / 1.552.
ÂNGULOS
Entrada (º) 23,3
Saída (º) 32
Transposição de rampa (º) 23,1
PESOS E CAPACIDADES
Peso em ordem de marcha (kg) 1.272
Capacidade de carga (kg) 490
Porta-malas (litros, VDA) 493 (com a terceira fileira de bancos removida)
Tanque de combustível (L) 47
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO
Cidade (km/l, G/A) 10,6 / 7,4
Estrada (km/l. G/A) 12,0 / 8,6
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (G/A, s) 10,1 / 9,8
Velocidade máxima (km/h, G ou A) 191
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 7ª (km/h) 48,3
Rotação a 120 km/h em 7ª (rpm) 2,490
Alcance (km, G/A) 564 / 404
CONTEÚDO DO NOVO CITROËN C3 AIRCROSS 7-LUGARES SHINE
Acabamento exclusivo traseiro na cor preto brilhante
Alarme
Ar-condicionado
Assistente de partida em aclives
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos e volante com forração premium
Barras longitudinais no teto
Bolas infláveis dianteiras e laterais
Câmbio automático CVT com três modos de condução
Câmera de ré
Chapa de deslizamento dianteira e traseira
Citroën Connect com tela tátil de 10” com espelhamento Android Auto e Apple CarPlay, com comandos no volante
Controlador de velocidade de cruzeiro com limitador integrado
Controle de estabilidade e tração
Descansa-braço no banco do motorista
Faróis de neblina
Grade do radiador na cor preto brilhante
Luzes de rodagem diurna de LED
Portinhola do bocal de combustível com destravamento elétrico
Retrovisores com ajuste elétrico
Rodas de liga de alumínio de 17″ com pneus 215/60R17
Seis alto-falantes
Sensor de estacionamento traseiro
Teto bitom preto pérola negra
Travas elétricas com acionamento por telecomando da chave
Três entradas USB, incluindo duas para a segunda fileira
OPCIONAIS
Pack Protetor (protetor do cárter e das soleiras)
Pack Comfort (faróis de neblina e câmera de ré)
Pack Design (embelezador da grade do radiador e protetor das portas)
Teto Bitom branco Banquise
Tags: Citroën C3 AircrossGBGerson BoriniSUV 7 lugaressuve 7 lugares
Próximo
Senado Federal (foto: agenciabrasil.ebc.com.br)

NOVO SPVAT É POLÊMICO E NA REALIDADE NÃO SE TRATA DE SEGURO

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