Já há um bom tempo as picapes se transformaram de veículos de trabalho para veículos de lazer, desde que começaram a ter versões de cabine dupla, com apelo jovem e esportivo e, num nicho mais restrito, motores de alto desempenho. Isso tudo além do visual moderno e dos itens de conforto e comodidade sempre exigidos em carros de passeio. Só que nunca perderam suas qualidades utilitárias.
A Foton já era conhecida no Brasil desde que entrou no setor de caminhões, há pouco mais de uma década, e fiquei surpreso ao saber que a marca chinesa lançaria aqui uma picape com as mesmas características dos modelos já conhecidos e que se tornaram objetos de desejo, mesmo para aqueles que não pretendem transportar nada. E deixei para conhecer a nova picape Foton Tunland in loco, para poder ter a melhor impressão possível, ao vivo.
A surpresa foi boa: tanto a Foton Tunland V7, versão considerada “de trabalho”, como a Foton Tunland V9, de apelo mais urbano, me causaram um impacto visual bem positivo (mesmo ficando claro que sempre gostei muito de “picapões”). E as duas Tunland são mesmo picapões, de porte grande e aparência bem antenada com o gosto atual.
A voltinha com cada uma delas foi curta, os veículos ainda estão em fase de homologação e não estavam legalizados para rodar em vias públicas — tanto que rodamos nas vielas do hotel-resort Lake Paradise em Mogi das Cruzes, região metropolitana de São Paulo — , mas foi possível notar o capricho no acabamento, tanto externo quanto o interno, e o bom gosto na escolha dos materiais de revestimento, inclusive nas cores mais extravagantes.
As diferenças entre as picapes Tunland V7 e V9 começam no visual, a primeira com faróis verticais e grade de barras horizontais, a segunda com faróis horizontais e grade de colmeia, mais trabalhada. Na traseira, uma tem a tampa da caçamba lisa e a outra leva a marca da empresa. Mas só olhando as duas lado a lado para entender melhor essas diferenças.
Na parte mecânica, a única diferença é a suspensão traseira, de molas helicoidais na V9 e de feixe de molas na V7, esta considerada mais parruda para o trabalho, com eixo rígido nos dois casos. A suspensão dianteira de ambas é independente por braços triangulares superpostos com mola helicoidal. As diferenças acabam com o enorme teto solar na V9, que a V7 não tem.
A Foton Tunland é semi-híbrida. O motor turbodiesel 2-litros é associado a sistema de gerador-motor de 48 volts que tanto adiciona potência ao motor a combustão em forma de auxílio quando mais desempenho é exigido, quanto é o seu motor de partida. O câmbio é ZF 8HP50 automático epicíclico de oito marchas e a tração é 4×4.
Num um percurso extremamente curto em via particular, ficou quase impossível notar a diferença de desempenho entre os dois tipos de suspensão traseira de cada uma das versões da Tunland, mas ficou claro que os 175 cv de potência total do motor, com torque total declarado de 445,9 m·kgf, serão insuficientes para satisfazer os adeptos de grandes picapes.
A picape Foton Tunland ainda não está disponível para venda — a precisão é novembro —, mas estima-se que deverá custar em torno dos R$ 250.000, valor aproximado de uma picape média. Para uma picape de porte grande, esse valor representa uma vantagem, apesar de as Tunland ainda não contarem com o carisma e a fama de uma Ford F-150 ou de uma Chevrolet Silverado, que custam muito mais.
GM
FICHA TÉCNICA DA PICAPE FOTON TUNLAND V | ||
VERSÃO | V7 | V9 |
MOTOR | ||
Designação | Aucan | |
4 cil., dianteiro, longitudinal,bloco e cabeçote de ferro fundido, turbocarregador com turbina de geometria variável e interresfriador, injeção direta, diesel | ||
Cilindada (cm³) | n.d. | n.d. |
Diâmetro dos cilindros x curso dos pistões (mm) | n.d. | n.d. |
Taxa de compressão (:1) | n.d. | n.d. |
Potência (cv/rpm) | 161 | 161 |
Torque (m·kgf/rpm) | 40,8 / n.d. | 40,8 / n.d. |
ALTERNADOR/MOTOR ELÉTRICO | ||
Fabricante | Valeo | |
Tensão (V) | 48 | 48 |
Potência (cv) | 14 | 14 |
Torque (m·kgf/rpm) | n.d. | n.d. |
Potência combinada (cv) | 175 | 175 |
Torque combinado (m·kgf | 45,9 | 45,9 |
TRANSMISSAO | ||
Câmbio | Automático epicíclico ZF 8HP50 de 8 marchas, tração 4×4 com acionamento eletrônico | |
FREIOS | ||
Controle | ABS, servoasistidos a vácuo por bomba, distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência a frenagens de emergência | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado / n.d. | |
Traseiros (Ø mm) | Tambor / n.d. | |
DIMENSÕES (mm) | ||
Comprimento | 5.617 | 5.617 |
Largura com/sem espelho | 2.000 / n.d. | 2.090 / n.d. |
Altura | 1.910 | 1.955 |
Entre-eixos | 3.355 | 3.355 |
CONSTRUÇÃO | ||
Tipo | Separada, carroceria e caçamba sobre chassi, 5 lugares. 4 portas | |
PESOS E CAPACIDADES | ||
Peso em ordem da marcha (kg) | n.d. | n.d. |
Capacidade de carga (kg) | 1.000 | 1.000 |
Tanque de combustível (L) | 76 | 76 |
DESEMPENHO | ||
Aceleração 0-100 km/h (s) | 8,8 | 8,8 |
Velocidade máxima (km/h) | n.d. | n.d. |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL | ||
Médio (km/l) | 12,5 | 12,5 |
CONTEÚDO DA PICAPE FOTON TUNLAND V | ||
V7 | V9 | |
Acesso sem chave | • | • |
Ajuste automático do facho dos faróis | • | • |
Alerta de colisão dianrteira e saída de faixa | • | • |
Ar-condcionado automático de duas zonas | • | • |
Bancos de revestidos de couro com ajustes elétricos | • | • |
Bancos revestidos de couro | • | • |
Bloqueio do diferencial traseiro | • | • |
Bolsas infláveis dianteiras, lateraie e de cortina (6) | • | • |
Câmera de ré | • | • |
Central multimídia com rtela tátil de 14,6″ | • | • |
Cintos de segurança iantieros com pré-tensionador | • | • |
Controle de descida | • | • |
Diferencial traseiro bloqueável | • | • |
Estratégia desliga-liga motor nas paradas | • | • |
Faróis totalmente de LED | • | • |
Ganchos na caçamba para amarração da carga | • | • |
Monitoramento da pressão dos pneus | • | • |
Sensores de estacionamento traseiro | • | • |
Sistema de áudio premium | • | • |
Teto solar panorâmico | – | • |
Tração 4×4 com acionamento eletrônico | • | • |
Volante multifuncional | • | • |