Nota do editor-chefe: esta notícia marca a estreia de Marco Fritsch no AE como novo editor de Notícias, a quem damos boas-vindas ao time.
AUDI RS 4 AVANT EDITION 25 YEARS
A Audi RS 4 Avant (geração B5) foi lançada em 1999, com um motor V-6 biturbo de 2,7 litros, projetado e fabricado pela Cosworth, desenvolvia 380 cv e 45 m·kgf de torque, aliado a um cambio manual de seis marchas que a levava de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 s.
Neste ano, para comemorar os 25 anos de produção do modelo, que está em sua nona geração, a Audi lançou uma série especial limitada a 250 carros.
Com um motor V-6 biturbo de 2,9 litros, a nova RS 4 Avant Edition 25 Years entrega 470 cv (incremento de 20 cv em relação à RS 4 Avant normal), sendo que o torque máximo de 61,2 m·kgf permanece inalterado. Nesta versão faz 0-100 km/h é feito em 3,7 segundos (ante 4,1 segundos do modelo normal) e velocidade máxima de 300 km/h. O câmbio é automático epicíclico de oito marchas, remapeado para ficar mais ágil.
Provida da suspensão esportiva RS pro, mais firme e com a altura do solo reduzida em 10 mm, pode ser rebaixada em outros 10 mm por meio de um ajuste manual (prato das molas), unindo o que há de melhor entre conforto e desempenho. Os braços de controle da suspensão dianteira são mais robustos, com o câmber passando a dois graus negativos, enquanto a suspensão traseira. recebeu reforços.
O diferencial da tração integra quattro é capaz de enviar uma maior percentagem de torque para o eixo traseiro, na proporção 60:40, e os disco de freios são carbocerâmicos.
As rodas são de 20″, aliadas aos pneus de alto desempenho Pirelli P Zero Corsa. Como opcional, existe a possibilidade de adquirir um segundo conjunto de rodas e pneus Pirelli P Zero Trofeo RS, com sensores e o Sistema Pirelli Track Adrenaline, que dão ao motorista informações em tempo real sobre a pressão e temperatura dos pneus, garantindo diversão e segurança extra para o uso em pista. Os clientes que optarem pelos Pirelli P Zero Trofeo RS ainda recebem um par de luvas da Alpinestars, concebidas com exclusividade para comemorar os 25 anos da RS 4 Avant.
Esteticamente, em relação a versão normal, possui vidros escurecidos (exceto os de condução), emblemas da marca, molduras dos vidros laterais e acabamento das lanternas traseiras na cor preta, faróis Matrix LED com guarnição escurecida e os trilhos para o rack de teto foram removidos. A inscrição “RS 4 edition 25 years” está gravada em relevo nos vidros entre as colunas C e D.
O acabamento em fibra de carbono fosca está presente nas laminas da grade, nas tomadas de ar laterais e extensões das soleiras, bem como no suporte do difusor e nas carcaças dos espelhos retrovisores.
No interior, a costura amarela remete à nostálgica combinação de couro preto e amarelo da primeira RS 4, sendo que os tapetes dispõem do logotipo RS 4 também na cor amarela e o diamante vermelho da Audi Sport. O console central possui um acabamento fosco com a numeração consecutiva que se refere à edição limitada das 250 unidades.
Além da tradicional cor amarelo Imola, a camioneta esportiva também está disponível nas cores cinza Nardò e preto Mythos. O preço divulgado para a Europa é de cerca de € 165.600 (R$ 950.000), sem opcionais, e não há informação de que alguma unidade da RS 4 Avant seja importada para Brasil.
MF