Após exatas duas décadas desde seu lançamento, o suve BMW X3 chega em sua quarta geração. Mais espaçoso e tecnológico, está disponível nas versões semi-híbrido e híbrido plug-in.
O desenho exterior renovado segue o polêmico estilo dos atuais automóveis da marca, amado por alguns, odiado por outros. Os faróis são totalmente de LED, e como opcional, podem ser adaptativos com farol alto automático. O escapamento passa a ser integrado atrás do para-choque como nos carros mais recentes da marca, com exceção da versão M50 xDrive.
Em comparação a geração anterior, o suve está 34 mm mais comprido, totalizando 4.760 mm, e 29 mm mais largo, passando a 1.920 mm, porém a altura diminuiu 25 mm para 1.660 mm; o entre-eixos foi mantido em 2.865 mm. O porta-malas também aumentou em 20 litros, agora com 570 litros para as versões semi-híbridas e 460 litros para as versões híbridas plug-in.
Versões
20 xDrive: Semi-híbrido de 48 volts e motor 2-L turbo a gasolina, que combinados geram 208 cv, que faz 0-100 km/h em 7,8 segundos.
20d xDrive: Semi-híbrido a diesel, com 197 cv, capaz de acelerar de 0-100 km/h em 7,7 segundos.
30e xDrive: Híbrido plug-in alimentado por um motor 2-L turbo de quatro cilindros a gasolina de 299 cv, combinado com um motor elétrico e uma bateria com capacidade ainda não especificada pelo fabricante, com alcance de cerca de 90 km em modo 100% elétrico (WLTP), com recarga em corrente alternada com potência de 11 kW.
M50 xDrive: Motor 3-L de seis cilindros a gasolina de seis cilindros, equipado com um sistema semi-híbrido de 48 volts, que combinados, geram 398 cv fazendo o suve ir de 0 a 100 km/h em surpreendentes 4,6 segundos.
O câmbio automático epicíclico ZF 8HP (Steptronic) de 8 marchas é padrão para todas as versões.
A lista de equipamentos de série é extensa, conta com ar-condicionado automático de três zonas, vidros acústicos, chave presencial, tampa do porta-malas e espelhos externos elétricos, alarme, sistema de navegação baseado em nuvem (BMW Maps), iluminação ambiente multicolorida, carregamento sem fio para smartphones, quatro portas USB-C e uma tomada de 12 volts no console central e no porta-malas como padrão.
Teto de vidro panorâmico sem membros transversais; aquecimento do volante; isolamento térmico e vidro traseiro escuro são oferecidos como opcionais.
O lançamento do novo BMW X3 está previsto para novembro, e o preço divulgado para o mercado alemão é de € 57.900 (R$ 338.136) para a versão de entrada, 20 xDrive. Resta saber se virá ou não para o Brasil.
MF