A segunda etapa do Campeonato Paulista de Rally Clássicos foi realizada no sábado 18 de maio e trouxe um ingrediente a mais para a disputa: a navegação. Isso mesmo, não foi apenas a regularidade na velocidade que definiu os ganhadores em cada categoria, mas principalmente a navegação para encontrar o caminho correto.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Os organizadores promoveram uma verdadeira gincana em uma avenida de Campinas, obrigando os competidores a darem repetidas voltas em diversas rotatórias, e quem não estava com o equipamento bem aferido em termos de distância e com ótima atenção na planilha, acabou não encontrando o caminho certo.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
A situação ficou mais complicada, pois no rali de regularidade a distância entre os competidores é de exatamente 1 minuto, portanto em situações normais é possível ver um carro à sua frente e outro atrás de você. Quando um ultrapassa o outro é porque um dos dois está errado.
No trecho escolhido em Campinas era possível ver vários veículos ao mesmo tempo circundando as rotatórias, subindo e descendo a avenida. Isso causou uma confusão mental em vários competidores, e aqueles que não estavam certos da sua própria navegação acabaram seguindo outros competidores e perdendo muitos pontos.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Além da dificuldade da navegação para o navegador, os organizadores definiram várias mudanças de média horária no trecho, o que obrigava a atenção do piloto para não adiantar ou atrasar seu próprio tempo.
No final, as categorias mais disputadas foram definidas por margens muito pequenas. Na categoria PRO, onde equipamentos profissionais são utilizados, a diferença entre o 1º e 2º colocado foi de apenas 4 pontos, o que equivale a 0,4 segundo. E para o terceiro colocado foram 20 pontos do segundo, o equivalente a 2 segundos.
A outra categoria que já havia mostrado alta competitividade na primeira etapa, foi a Futuros Clássicos, onde estamos competindo com o Kadett GSI conversível 1993. A diferença entre o 1º e 2º colocado foi de 78 pontos, ou 7,8 segundos. Um resultado surpreendente para uma categoria que não é utiliza equipamentos profissionais. E novamente entre nós, que obtivemos a 3ª colocação e o 4º colocado a diferença foi de 12,4 segundos.
Nas demais categorias, os únicos que conseguiram manter média adequada de velocidade, sem ter uma elevada pontuação, o que indica que não se perderam pelo caminho, foram os vencedores. Comprovando que a navegação e atenção às médias horárias no trecho de Campinas foi o grande diferenciador desta prova.
Após duas etapas do Campeonato Paulista, a nossa equipe representando o AUTOentusiastas e a Revista Curva3 está em segundo lugar na categoria Futuros Clássicos, acumulando o segundo lugar na primeira etapa, após a desclassificação do vencedor daquela etapa e terceiro lugar nesta etapa. O campeonato terá seguimento em 14 de setembro e etapa final em 23 de novembro, com destinos por serem divulgados.
GB
Resultados por categoria da segunda etapa que teve destino final na cidade de Vinhedo: