A Ampere (empresa do Renault Group), especialista europeu em veículos elétricos inteligentes, anunciou ontem a ampliação ambiciosa de sua gama de baterias, integrando a tecnologia LFP (lítio-ferro-fosfato) junto com a tecnologia NMC (níquel-manganês-cobalto), atualmente utilizada pelo Renault Group.
Esta decisão é uma resposta efetiva e inovadora à volatilidade dos mercados e à evolução das tecnologias.
A empresa está trabalhando em conjunto com seus fornecedores LG Energy Solution e CATL para implementar uma cadeia de valor integrada no continente europeu, para assegurar a melhor competitividade da tecnologia LFP para seus veículos produzidos na Europa. Os dois parceiros vão fornecer as baterias LFP para equipar vários modelos das gamas Renault e Alpine, para cobrir as necessidades em baterias para esta tecnologia até 2030.
Paralelamente, as equipes da Ampere estão conduzindo, em conjunto com LG Energy Solution, o desenvolvimento da tecnologia ‘Cell-to-pack’ (bateria com função também estrutural). Esta inovação de ponta será utilizada pela primeira vez mundialmente para as baterias do tipo ‘pouch’ (formato de sacola), permitindo aumentar o alcance dos veículos equipados com a química LFP, integrando muito mais células e, portanto, mais energia embarcada, em um determinado espaço. A tecnologia ‘Cell-to-pack’ também permite reduzir os custos da bateria.
A integração das tecnologias LFP e ‘Cell-to-pack’ permite que a Ampere reduza em aproximadamente 20% o custo das baterias nos veículos, a partir do início de 2026.
Com quatro parceiros líderes em baterias, a empresa está acelerando num cenário em constante evolução, demonstrando a eficácia de sua estratégia horizontal, com os melhores empresas em suas respectivas áreas:
- AESC Envision: localizada no polo ElectriCity de Douai (França), para as baterias NMC
- CATL: para a tecnologia LFP, em sua fábrica na Hungria
- LGES: localizada na Polônia, para as duas tecnologias, NMC e LFP
- Verkor: para a tecnologia NMC, na gigafactory de Dunquerque (França)
As baterias são montadas na Ampere ElectriCity (norte da França), no setor de baterias da fábrica de Douai.
Os progressos obtidos nos últimos anos por meio da tecnologia LFP e o desenvolvimento da cadeia de valor na Europa fazem dela uma alternativa real à tecnologia NMC. Apesar de ser menos densa em energia que a NMC, ela é perfeitamente adaptada a determinadas aplicações, principalmente os veículos compactos e médios. Com menor custo, ela assume um protagonismo na equação econômica dos veículos elétricos acessíveis e sua democratização na Europa.
Estas tecnologias serão implementadas nos veículos em tempo recorde: os primeiros modelos serão equipados com a tecnologia LFP a partir do início de 2026.
MF