Como qualquer motorista de automóvel elétrico sabe, há poucas coisas no mundo automobilístico mais frustrantes do que esperar por horas em uma longa fila de carros em uma estação de carregamento rápido de veículos elétricos. A Electrify America, no entanto, está se preparando para combater esse problema. A empresa anunciou o lançamento do programa piloto de Redução de Congestionamento, que visa reduzir o tempo de cada parada, limitando os clientes a um carregamento da bateria ao limite máximo de 85%.
De acordo com a Electrify America, o programa começará com 10 estações no sul da Califórnia. Os clientes nessas estações não poderão mais carregar seu carro após a marca de 85%, com o carregador interrompendo automaticamente o fluxo de energia naquele momento. Esses clientes terão um período de carência de 10 minutos para remover seu carro do carregador antes que as taxas ociosas comecem a se acumular.
Segundo matéria da Road and Track, a Electrify America não inventou esse valor de 85% do nada; em vez disso, eles se basearam na tecnologia atualmente empregada pelas fabricantes. Quase todos os veículos elétricos à venda hoje veem uma grande queda na velocidade de carga acima de 80%, devido à natureza do gerenciamento de baterias. Ao tirar as pessoas do carregador antes que a taxa de carga diminua drasticamente em direção a carga máxima, a Electrify America acredita que os tempos de espera cairão drasticamente.
Sob o atual programa piloto, os clientes que chegarem a uma estação com o nível da bateria em 85% não poderão completar a sua carga, nem mesmo poderão se mudar para outra estação para continuar a recarga.
Embora não se deva recarregar regularmente um veículo elétrico além de 80% por razões de longevidade da bateria, há momentos em que é necessário. Isso é particularmente verdadeiro em uma viagem, quando se pode ter longas distâncias entre carregadores. Electrify America está ciente disso, no entanto; as estações do programa piloto estão localizadas em regiões com alcance de outros carregadores, onde os usuários que precisam de uma recarga completa da bateria possam fazê-la.
A empresa diz estar aberta a ouvir a opinião dos clientes durante o programa e, em última análise, pode decidir deixar a ideia para trás.
MF