O dia 11 de julho de 1899 entrou para a história da indústria automobilística. Nesta data, no Palazzo Bricherasio, em Turim, foi fundada a Società Anonima Fabbrica Italiana di Automobili – Torino, posteriormente simplificada para Fabbrica Italiana Automobili Torino – e conhecida por todos por sua sigla acrônimo: FIAT. A marca expandiu para além das fronteiras italianas e se tornou uma das maiores do setor automobilístico no mundo. Na última quinta-feira (11), a Fiat comrmorou 125 anos de história e tradição, marcados por inovação, pioneirismo e carros memoráveis.
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Do primeiro carro, o 4 HP, passando por ícones como o S61, S76, Topolino, Nuovo 500, 600, 127, 147, Panda, Uno, Tempra, Tipo, Palio, entre tantos outros, até chegar na gama atual. Cada um desses modelos marcou uma era distinta. Vale ressaltar que a Fiat é uma das marcas automobilísticas em operação há mais tempo no mundo. Só no Brasil, já produziu mais de 18 milhões de veículos.
No ano de sua criação, a marca começou a fabricar o 4 HP, também conhecido como 3,5 CV. No início do século XX, aproveitando a febre da velocidade que se espalhava pelo mundo, surgiu o Fiat S61, um carro de corrida de dois lugares, em um cenário de intensa emoção esportiva, assim como o S76, conhecido como a “Besta de Turim”, com seu incrível motor de 28,5 litros. Nas décadas seguintes, modelos como o Topolino, o Fiat 500 e o Fiat 600 se tornaram ícones de design e democratizaram o acesso ao automóvel na Europa.
Em paralelo, em 1903, a Fiat atravessou as fronteiras do continente europeu e chegou à América, escolhendo a Argentina como primeiro destino de internacionalização. No início, vendia modelos importados da Itália, e algumas décadas depois, começou a investir na industrialização no país.
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Tanto é que a marca construiu uma planta em Caseros dedicada à produção de automóveis, e em abril de 1960, saiu das linhas de montagem o Fiat 600D, o primeiro automóvel da marca fabricado na Argentina. Além de contribuir para o desenvolvimento industrial, a Fiat também foi uma escola de formação e treinamento de profissionais e técnicos, chegando a ser o principal empregador privado do país.
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Na década seguinte chegou a vez de desembarcar no Brasil. Mais especificamente em 1973 foi celebrado um acordo de interesse entre Fiat SpA e o Governo de Minas Gerais e, em 9 de julho de 1976, era inaugurada a fábrica da Fiat Automóveis S.A., em Betim, para a fabricação do 147.
A marca foi percussora na produção nacional em alguns segmentos como de picapes e furgões leves. Além disso, entre as conquistas, destacam-se o lançamento do primeiro carro brasileiro com computador de bordo (Prêmio), o pioneiro com motor turbocarregado de fábrica no país (Uno Turbo) e o primeiro equipado com bolsas infláveisno Brasil (Tipo). Também foi a primeira empresa a possibilitar a compra de um automóvel pela internet (Brava).
O primeiro modelo a sair da linha de montagem foi o Fiat 147, um carro moderno e inovador para a época dentro do mercado nacional. Em 1979, o carro ganhava sua versão movida a álcool, tornando-se o primeiro carro produzido em série no mundo movido com este combustível.
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Além disso, a família do 147 também ganhou outras variações como sedãs, camionetas, furgões e picapes, inaugurando segmentos que antes não existiam. Já em 1984, 40 anos atrás, foi a vez do Uno fazer história com o conceito “pequeno por fora e grande por dentro”. O modelo, lançado apenas um ano antes na Europa, associava um desenho aerodinâmico e novidades internas — todos os principais comandos sem a necessidade de tirar as mãos do volante — somado a atributos já consagrados do 147, como amplo espaço interno, baixo custo de operação e economia de combustível. Nos quatro anos seguintes, a Fiat apresentou versões de três volumes (Prêmio), camioneta (Elba) picape e furgão (Fiorino) derivados do Uno.
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Na década de 1990, continuou com importantes lançamentos que marcaram a década. Em 1990, apresentou o Uno Mille, uma versão mais acessível e econômica do Uno, que se tornou um verdadeiro fenômeno de vendas e um dos carros mais populares do Brasil, graças ao baixo custo de manutenção e consumo eficiente de combustível. Na mesma década, o Uno também foi responsável por mais um capítulo importante dentro do cenário nacional dos esportivos. Em fevereiro de 1994, a Fiat lançava pela primeira vez no Brasil, um carro de passeio que saía de fábrica com turbocarregador.
Outro destaque foi o lançamento do Fiat Tempra, um sedã médio lançado em 1991, que trouxe sofisticação e tecnologia avançada para a época, sendo o primeiro sedã de luxo da marca. Também foi o primeiro a trazer a tecnologia de motores de quatro válvulas por cilindro em um carro nacional, em 1994. No ano seguinte, chegava o Tipo, primeiro carro médio importado pela marca.
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Em 1996, revolucionou o segmento de compactos com o lançamento do Fiat Palio, um modelo global desenvolvido para atender às necessidades dos mercados emergentes. O Palio rapidamente se tornou um sucesso de vendas e gerou uma família de veículos, incluindo a camioneta Palio Weekend, Siena e mais tarde a picape Strada, que logo se tornou líder de categoria e referenciou a Fiat dentro do segmento de picapes.
Os dois últimos anos da década de 1990, foram marcados por muitas tecnologias e lançamentos inovadores. Em 1998 foi lançado o Fiat Marea, o primeiro carro brasileiro com motor 5-cilindros e faróis elípticos, o Siena 6-marchas e a Strada. No ano seguinte, chegava a Strada Cabine Estendida, o Palio Adventure, inaugurando o que se tornaria uma das versões mais reconhecidas da marca, o Palio Citymatic, com sua inovadora embreagem automática, além da chegada do Brava, primeiro carro vendido pela internet.
A Fiat não parou de evoluir, a partir dos anos 2000, a família Fiat cresceu, tornou-se mais relevante dentro do mercado e a marca trouxe modelos completamente novos, como o Doblò, Ducato, Stilo, Idea, Punto e Linea, além de iniciar a importação do icônico Fiat 500. Na mesma década, lançou no mercado o Adventure Locker, com sistema de bloqueio do diferencial, também foi a vez de trazer outras novidades, o câmbio robotizado Dualogic, o Siena Tetrafuel (4 combustíveis: gasolina brasileira com álcool, gasolina sem álcool, álcool e gás natural) e a Strada Cabine Dupla.
A década de 2010 foi marcada por diversos lançamentos. Logo no início, a marca apresentou a nova geração do Uno, um ícone repaginado para atender às novas demandas do mercado. Também lançou o Freemont, importado, seu primeiro suve e o primeiro modelo resultante da associação da marca italiana com o grupo Chrysler, formando a Fiat Chrysler Automobiles (FCA).
Em 2016, a Fiat lançou a picape Toro, e no mesmo ano, chegou o subcompacto Mobi.
Em 2017, foi a vez do hatchback compacto Argo. Já em 2018, foi lançado o Cronos, sedã compacto importado da Argentina.
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Em 2020, a marca lançou a nova geração da picape Strada. No ano seguinte, a Fiat deu início à eletrificação no Brasil com o lançamento do 500e, seu primeiro veículo totalmente elétrico. Também apresentou seu primeiro suve compacto nacional, o Pulse.
No começo do ano seguinte a FCA e a Peugeot Citroën (PSA) se fundiram formando a Stellantis, reunindo 14 marcas, entre elas Fiat.
Em 2022, a Fiat continuou a expansão no mercado de veículos comerciais com o lançamento do Scudo, com uma versão elétrica, o e-Scudo. Também ampliou a família com o Fastback, um suve-cupê compacto. Em 2023, a marca trouxe o novo Ducato, oferecendo mais versatilidade e eficiência, e lançou a Strada equipada com motor turbocarregado, a primeira do segmento a contar com esse tipo de motorização.
Já neste ano, a marca entrou para o segmento das picapes médias, com a Titano.
MF