A Ford abriu as inscrições para venda do Mustang GTD na Europa e revelou pela primeira vez detalhes do interior do supercarro de edição limitada, que começará a ser produzido no final do ano para clientes selecionados. Na América do Norte, onde a venda já se encerrou, o modelo registrou mais de 7.500 pedidos.
Desenvolvido pela Ford Performance, divisão de carros de alto desempenho da marca, e a Multimatic, o GTD é o Mustang homologado para as ruas mais rápido de todos os tempos.
Entre outros avanços, ele tem uso extensivo de fibra de carbono, aerodinâmica ativa, suspensão inédita com ajuste de mola e altura, motor V-8 de 5,2 litros supercarregado com cárter seco, transeixo traseiro com câmbio dupla-embreagem de 8 marchas, cardã de compósito de fibra de carbono e discos de freio carbocerâmicos.
A versão apresentada na Europa é a Carbon Series, equipada com pacote de Performance que inclui aerofólio e um defletor maior na dianteira, flapes na parte inferior da carroceria e um sistema de redução de arrasto no aerofólio traseiro. Seus elementos aerodinâmicos ativos reduzem o arrasto nas retas sem sacrificar a aderência nas curvas.
Além da dianteira exclusiva e rodas de magnésio de 20″, o pacote Performance remove alguns materiais de isolamento acústico para reduzir o peso do veículo. O pacote faz parte das estratégias para o Mustang GTD atingir um tempo de volta abaixo de 7 minutos em Nürburgring, na cronometragem que será feita este ano.
“Muitos carros esportivos se destacam em uma coisa. Mas para um carro fazer uma volta rápida em Nürburgring ele precisa ser ótimo em tudo: curvas, aderência lateral, frenagem, aceleração”, disse Greg Goodall, engenheiro-chefe do GTD.
O posto do motorista, inspirado nos caças a jato, passa confiança e ajuda-o a se manter focado em cada curva, chicane e reta. Os bancos Recaro e o volante de seção plana e aro grosso, com revestimento de couro e inserções em fibra de carbono, contribuem para isso.
Outra exclusividade do GTD são os botões no volante para ajuste da suspensão e do modo de escapamento. Há também dois novos botões à frente do seletor de marcha rotativo para acessar os Track Apps — recursos de desempenho na pista e aumentar a altura de rodagem dianteira, que ajuda a transpor obstáculos em estacionamentos e garagens.
As novas borboletas atrás do volante, feitas de titânio e impressas em 3D, permitem maior controle do câmbio para gerenciar os mais de 800 cv do motor. Superdimensionados e com um formato hexagonal, leves e ergonômico, elas são mais um exemplo de como a Ford usa as competições para melhorar a experiência de dirigir. O acabamento em titânio também está presente no seletor de marcha rotativo no console.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las
Nos softwares da cabine, o GTD usa a tecnologia de games Unreal Engine no multimídia SYNC 4, com gráficos de boas-vindas e despedida exclusivos na tela de 13,2 polegadas e no quadro de instrumentos digital de 12,4 polegadas. Há ainda um novo mostrador de Performance, com o indicador de marcha e o conta-giros no centro, que elimina todas as informações supérfluas.
O Mustang GTD Carbon Series traz o capô, o teto e tampa do porta-malas sem pintura para destacar a carroceria de compósito de fibra de carbono. São seis opções de cores: vinho Chroma Flame, cinza Polymimetic, vermelho Race, preto Shadow, branco Frozen e azul Lightning, com ou sem listras esportivas e pinças de freio pintadas em azul, vermelho ou preto.
A Ford Performance
A Ford Performance, sediada em Dearborn, Michigan, é responsável pelo desenvolvimento de veículos de alto desempenho da marca e pelas principais operações de corrida em todo o mundo, como Nascar, IMSA, SRO British GT, Campeonato Mundial de Rali, Supercars Championship, World of Outlaws, Ultra4, SCORE-International, Rali-Reide, Fórmula Drift, NHRA, Rebelle Rally, Tailândia Super Series e nosso mais recente compromisso na Fórmula 1 com a Red Bull Ford Powertrains. A Ford Performance também mantém uma frota de veículos elétricos em constante evolução de desempenho para mostrar os limites da tecnologia de eletrificação. Além disso, a organização também supervisiona o desenvolvimento dos motores de corrida da Ford, bem como os programas de divulgação com todos os clubes Ford e entusiastas da Ford.
MF