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Quando a Nova Ford Ranger foi lançada no mercado nacional, os dirigentes da marca já tinham a certeza de que a inédita geração da picape cairia definitivamente no gosto do consumidor brasileiro. Não deu outra: de julho do ano passado, quando a Nova Ranger começou a ser vendida, até agora, suas vendas bateram recordes sobre recordes, em praticamente todo o país. O que chamou a atenção é que principalmente onde o agronegócio é destaque, e as vendas de picapes são mais relevantes, a nova geração da Ford Ranger foi líder ou vice-líder. E, mês a mês, seus emplacamentos não param de crescer.
Com cerca de sete concorrentes no mercado brasileiro, a Nova Ford Ranger foi, disparada, a picape que mais cresceu no mercado nacional em 2023 (+42,5%, superando as 20 mil unidades emplacadas), seguindo a trilha do sucesso no primeiro semestre de 2024 (total de mais de 12.700 carros comercializados, aumento de 53% frente ao mesmo período do ano passado).
Além disso, agora, no último mês de junho, bateu uma marca histórica: teve 3.026 emplacamentos, o maior número de vendas mensais da sua história no Brasil, iniciada há 30 anos, em 1994. Com isso, a Nova Ranger, hoje, é vice-líder do segmento de picapes médias, chegando a mais de 25% de participação de mercado.
Além de trazer novos clientes para a Ford (50% dos seus compradores não tinham carros da marca antes), e de seguir em franco crescimento nos emplacamentos, a Nova Ranger liderou a categoria em oito estados brasileiros no último mês de junho: Distrito Federal, Espírito Santo, Tocantins, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe, Roraima e Acre. A picape também apresentou amplo crescimento nesses estados no primeiro semestre de 2024 se comparado ao mesmo período do ano passado: Distrito Federal (+122%), Espírito Santo (+119%), Tocantins (+116%), Mato Grosso (+88%), Goiás (+83%), Rondônia (+60%) e Santa Catarina (+6%).
Uma das vantagens da nova geração da picape Raça Forte é sua variada linha de versões, que atende desde o uso profissional, passando pelo misto, lazer e até esportivo. São seis configurações no total, todas com motivos para comemorar. Na faixa topo de linha, representada pelas versões XLT e Limited, a Ranger foi líder com quase 2.000 emplacamentos.
O mesmo aconteceu no segmento intermediário, com a Ranger XLS, que também liderou com cerca de 700 unidades comercializadas. A linha de entrada, XL, focada no uso profissional, avançou mostrando o melhor resultado de vendas em vários meses (ao redor das 250 unidades). Além disso, a esportiva legítima Ranger Raptor também foi muito bem, obrigado: 242 carros vendidos só no último mês de junho.
E você, leitor, acha que para por aí? Que nada! Desde o início do ano passado até o final do primeiro semestre de 2024, já são quase 33 mil unidades da Ranger comercializadas no mercado brasileiro, número memorável no mundo das picapes médias. Mas seu sucesso não é à toa: na mecânica, a Nova Geração da picape oferece duas opções de motores, sendo um quatro cilindros 2,0 turbodiesel gerando 170 cv de potência e abundante torque que supera a casa dos 41 m·kgf, além do potente V-6 3,0 turbodiesel e seus 250 cv, com força maiúscula de mais de 61 m·kgf.
As duas unidades motrizes podem ser consideradas as últimas palavras em motores turbodiesel para picapes, dotadas das mais recentes tecnologias e recursos técnicos aplicados nesse tipo de motor. E, claro, contando com a parceria de câmbios robustos e duradouros: manual de seis marchas, automático de seis marchas e automático de 10 marchas (esta exclusiva das V-6), que despejam toda a força do trem motriz para as rodas traseiras (versões 4×2) ou para as quatro rodas (versões 4×4 e 4WD, esta com distribuição de torque automática entre os eixos). Além disso, a picape mostra altíssimos níveis de qualidade construtiva, segurança passiva e ativa, e tecnologias embarcadas.
Para quem gosta de esportividade, não podemos esquecer da Ranger Raptor, esportiva totalmente preparada para as mais brutais aventuras, que conta, primordialmente, com muita potência: quase 400 cv, permitindo a espantosa aceleração de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos, o que garante a ela o título de picape mais rápida do Brasil. Sem dúvida, por essas e outras qualidades, a nova geração da Raça Forte prova que já conquistou o brasileiro.
Mas, além dos acertos com a Nova Ranger, a Ford também trabalha de forma contínua em outras áreas, como a social e filantrópica: a terceira turma de alunos do programa Ford <Enter> concluiu seu curso de capacitação há alguns dias, juntando-se às duas turmas anteriores. Mais de 50% dos formados já estão empregados, inclusive dentro da própria Ford, principalmente na área de T.I.
O programa, que busca capacitar pessoas de baixa renda na área de tecnologia, é uma parceria com o Senai de São Paulo e existe desde o final de 2022. Hoje, já se estendeu para outros países da América do Sul, como Argentina, Chile, Colômbia e Peru, e, só no Brasil, já beneficiou mais de 200 pessoas. Lado a lado, caminham juntos e em parceria na Ford, a arte de fazer bons carros e as ações sociais.
DM
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