No início deste ano, um fotógrafo da revista americana Car and Driver capturou o conceito Pontiac REV de 2001 estacionado em um ferro-velho usado pela General Motors. Agora sabemos que o REV foi salvo e passará por uma restauração completa.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las
O Pontiac Transportation Museum explora a história da marca Pontiac e está situado na cidade de Pontiac, Michigan. Enquanto explorava alguns dos quartos dos fundos da instalação, um leitor da revista se deparou com o REV e tirou algumas fotos do veículo.
A Car and Driver conversou com Tim Dye, diretor executivo do museu, para saber um pouco mais sobre os planos do museu para o REV. Dye disse que a GM doou o veículo para a instituição, juntamente com o conceito Pontiac Sunfire Speedster de 1994.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las.
O museu pretende restaurar o carro completamente, o que certamente será um desafio, dado a sua natureza única, feito à mão e o estado atual do carro. Com base nas fotos, o REV parece estar em um estado dilapidado. Sua carroceria está danificada, rodas e pneus estão desaparecidos, e o para-brisa e capô parecem estar faltando.
Curiosamente, as fotos revelam que o motor V-6 de 3 L supercarregado de 248 cv do conceito veio de um Saturn, provavelmente o motor L81 usado no sedã L-Series e crossover Vue de primeira geração.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las.
Sem dúvida, será preciso um esforço hercúleo para devolver o automóvel à sua antiga glória. Felizmente, um dos voluntários do museu costumava construir carros-conceito na GM. Dye compartilhou que essa pessoa liderará a equipe encarregada de restaurar o carro-conceito de quase 25 anos.
O Pontiac Transportation Museum está há cinco anos, em grande parte apoiado por doações e voluntários, e sua inauguração está marcada para 27 de julho. Não se sabe quanto tempo levará para completar a restauração do REV, mas é bom saber que este carro-conceito Pontiac mais uma vez ficará tão bom quanto no dia em que estreou no Salão de Chicago de 2001.
MF