Carros com pintura de duas cores, chamado de “saia e blusa” no Brasil, fizeram muito sucesso nos anos quarenta até sessenta. Esta moda veio dos Estados Unidos, onde ela começou a se difundir depois da Segunda Guerra Mundial. O mesmo ocorreu em vários países da Europa. Abaixo do equador este sucesso também foi refletido, basicamente através de carros importados e depois em alguns carros fabricados ou montados aqui no Brasil também.
Nos Estados Unidos havia carros predestinados para receberem a pintura de duas cores como os exemplos abaixo:
Na Alemanha este tipo de pintura também teve adeptos desde os pequenos BMW Isetta, que no Brasil foram os Romi-Isettas, até modelos de maior luxo.
Com isto temos um panorama do fim dos anos 1940 até 1960 no que se refere à difusão e gosto do público por carros de duas cores, que foi um fenômeno mundial.
Veículos Volkswagen arrefecidos a ar com pintura de duas cores
A produção de carros com duas cores implicava em custos maiores do que a fabricação de carros de uma cor só, o que refletiu no fato que somente os Kombis T1 foram fabricados em duas cores em Wolfsburg (e depois de 1956 na fábrica de Hannover), numa época em que o acabamento destes veículos demandava intensa mão de obra devido à sua grande superfície externa.
A pintura dos VW Kombis, desde o seu preparo até seu acabamento, também demandava muita mão de obra e a pintura em duas cores complicava e encarecia mais o processo. Mas o resultado era muito bom, como se pode ver na foto abaixo:
Os demais Volkswagens de duas cores foram fabricados fora de suas fábricas com seus componentes mecânicos e em parte com componentes de carroceria, dependendo do caso.
Apesar da pequena quantidade fabricada, a Hebmüller produziu lindos carros conversíveis de duas cores que hoje são uma grande raridade, como o lindo exemplar abaixo:
A Karmann de Osnabrück produziu dois outros modelos de carros que também foram fornecidos em duas cores com grande sucesso. O primeiro foi o icônico VW Käfer Cabriolé que marcou época:
Outro veículo icônico produzido pela Karmann foi o Karmann Ghia, que também podia ter duas cores como mostrado abaixo:
A Karmann Ghia do Brasil também produziu Karmann Ghias de duas cores.
Estes são os veículos Volkswagen que receberam duas cores “de fábrica”.
E o VW Fusca sedã, saiu de fábrica com duas cores?
A resposta é não, portanto os carros que circulam por aqui com duas cores foram pintados depois que os carros saíram da fábrica e não podem ser considerados “originais”. Isto se aplica ao caso abaixo:
Placa preta
A placa preta é concedida a carros de coleção com 80% de originalidade segundo critérios estabelecidos. Consultei a Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) especificamente sobre o caso de VW Fuscas com duas cores e a resposta foi que a pintura dos carros é um fator excludente na avaliação e que VW Fuscas com duas cores não recebem o Certificado de Veículo de Coleção (CVCOL).
Com esta matéria tratamos de um assunto polêmico que são os VW Fusca sedã com pintura em duas cores. Apesar de ser algo irregular, há vários destes carros com placa preta, talvez por desconhecimento de causa por parte dos responsáveis pela emissão dos Certificados de Veículo de Coleção em entidades homologadas para a sua emissão. Acredito que com o tempo esta situação será saneada.
AG
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