Hoje é o dia especial em que filhos — pode ser apenas um ou uma, de qualquer idade — homenageiam aquele que deflagrou o processo de concepção que resultou nas suas chegadas ao mundo: o pai.
Você deve estar estranhando ler Dia do Papai em vez de Dia dos Pais. É que faço questão de manter e respeitar o que aprendi, como muitos, desde os primeiros anos de vida, o nome desse dia. E que um dia, não sei qual, no Brasil se resolveu mudar de Dia do Papai para Dia dos Pais.
Começou errado. Nunca deveria haver Dia das Mães, mas Dia da Mãe. Como em outro país lusófono chamado Portugal, que tem o Dia da Mãe e o Dia do Pai. Algum “sábio” daqui deduziu que quando se tratasse de pai teria que ser pais, Dia dos Pais. Fez-se a mudança e, pronto, confusão feita.
Mas além da questão de respeitar pura e simplesmente a História, como tenho feito ultimamente na questão álcool x etanol — há outra, de mesmo peso: significado.
“Pais”, no nosso idioma, pode ser tanto plural de pai quanto exprimir pai e mãe (‘os meus pais’). Só isso é motivo para o bom senso rejeitar a mudança. Por isso é que para mim sempre será Dia do Papai. Como no resto do mundo.
Não só os portugueses sabiamente comemoram o Dia da Mãe e o Dia do Pai. É iguaual nos Estados Unidos e noutros países de língua inglesa e francesa. Não pluralizam father e père), usam parents, grafia igual nas duas línguas. .O mesmo em alemão., Vater e Mutter, mas pais é Eltern;; em espanhol, mesma coisa (mis padres, meus pais), É Dia da Mãe e Dia do Pai.
Quem nunca ouviu falar de uma confortável cadeira chamada ‘cadeira do papai’?
No dia 11 de agosto de 1972, antevéspera do Dia do Papai daquele ano, meu pai faleceu subitamente em casa, ataque cardíaco,. tinha apenas 61 anos e eu, 29. Eu nunca poderia esperar que o nome desse dia mudaria.
Aliás, esse Dia do Papai (no Brasil), foi exatamente um mês antes de Emerson Fittipaldi conquistar seu primeiro título de Fórmula 1, no Grande Prêmio da Itália, em Monza. Como eu queria que papai vivenciasse aquele momento!
Que todos estejam tendo um excelente Dia do Papai!
BS
A coluna “O editor-chefe fala” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.