A 100 Milhas de Piracicaba, que será realizada no próximo fim de semana, entre os dias 16 e 18 de agosto, comemora os 35 anos do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA) em Piracicaba, no interior de São Paulo, situado a 157 quilômetros a noroeste da capital. Esta também será 35ª edição da prova criada pelo piloto e empresário Benedito Giannetti Júnior.
As coincidências das datas não são um mero acaso. Ambas são criações de Dito Giannetti e que atualmente comemora o aniversário da cidade, celebrado no primeiro dia de agosto, e uma antiga corrida de carros, e depois de karts, disputada pelas ruas da cidade, quando começou como espectador e torcedor do irmão que competia, e passou a piloto, quando iniciou sua carreira no kartismo, em 1964, com 15 anos incompletos.
Naquela época, um dos marcos do automobilismo nacional, a 100 Milhas de Kart era disputada nas ruas de Piracicaba e contava com a presença de pilotos como José Carlos Pace e os irmãos Emerson e Wilson Fittipaldi Jr., entre outros grandes nomes que compunham o grid. Para seguir a vida profissional, Dito se afastou do automobilismo em 1969 para retomar o volante do kart entre os anos de 1975 e 1979, período em que as ruas começaram a ficar inviáveis para essa prática, já que a preocupação com a segurança começou a ficar latente.
“O ECPA e as 100 Milhas são como filhos que criei, sendo extremamente significativos, especialmente por fazer parte do calendário oficial do município. Sou muito feliz por ter criado o autódromo e a corrida que marca o aniversário de Piracicaba, que neste ano de 2024 completa 257 anos de fundação”, afirmou Giannetti (foto ao lado).
Prestes a completar 75 anos, dos quais 60 vividos no meio automobilístico, Dito Giannetti foi tricampeão brasileiro de Autocross e hexacampeão paulista de Autocross. Em 1989 criou o ECPA e, desde então, sedia a 100 Milhas de Piracicaba, prova que venceu oito vezes.
Em 2019, outra homenagem, Dito Giannetti foi convidado a integrar o Hall da Fama da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).
“Nunca imaginei receber uma homenagem como essa. Além de fazerem parte da minha vida, o ECPA e o automobilismo são duas paixões que divertem muito e até hoje me propiciam prazeres para minha vida. Ser lembrado por isso é algo que me dá muita satisfação e uma tremenda sensação de dever cumprido”, afirmou Dito Giannetti sem esconder a emoção.
Asfalto
Em meados dos anos 2000, Dito Giannetti inicia processo de pavimentação da pista de terra do ECPA tornando-se o primeiro autódromo do interior do Estado de São Paulo (foto de abertura) e reconhecida com uma das pistas mais tradicionais do automobilismo paulista e brasileiro que receba diversas categorias, entre carros, motos, caminhões, protótipos e também para testes de fabricantes.
“Desde então, passamos a sediar diversas modalidades, como corridas, drifts, arrancadas e motociclismo. Pouquíssimas cidades possuem a infraestrutura que temos aqui”, concluiu o gestor do autódromo.
A 35ª 100 Milhas
Além dos carros e gaiolas que dividirão o grid das categorias Turismo e Tubular, que disputarão no domingo a 35ª 100 Milhas de Piracicaba, o evento incluirá ainda outras três categorias. Fusca, Fórmula 1600 e Fórmula Evolution farão corridas preliminares que farão parte da programação do final de semana.
Parabéns pelos 60 anos de automobilismo e pelo empreendedorismo, Dito. Isso não é para qualquer um.
BS
Nota do editor: Foi no ECPA que em 2013 eu e o Arnaldo Keller testamos o BMW M3 GTS, um dos grandes momentos do AE que podem ser revividos aqui. uma deferência do Dito Gianetti para conosco, Foram horas de puro enlevo e diversão, tudo registrado pelo Paulo Keller em foto e vídeo./BS
O ECPA fica no km 13,5 da rodovia SP-135, em Piracicaba.