A Honda lançará no mercado japonês o Civic RS, que equivale a uma versão menos potente e mais barata do Si. O modelo estará disponível na versão hatchback, e apesar de a fabricante ainda não ter divulgado informações sobre o motor, cogita-se que será o conhecido turbocarregado de 1,5 litro com potência estimada entre 180 e 200 cv.
Feito para autoentusiastas, o câmbio é manual de seis marchas (o mesmo do Si), suspensão mais firme e 50 mm mais baixa do que o Civic hatch normal, enquanto amortecedores e buchas são exclusivos do modelo. Há um seletor de modo de condução, que tem opções de modos esportivo e de ajusta individual. Como no Si, há a aceleração interina automática que eleva a rotação do motor exatamente à que ele terá no momento em que a marcha inferior for engatada, não importa se freando ou não. O punta-tacco deixa se ser necessário.
As mudanças visuais, por sua vez, são compostas principalmente de acabamento preto brilhante, dando ao carro uma aparência mais ousada, as rodas são de 18″ na cor preta. O início das vendas está previsto para o quarto trimestre deste ano — bem que a Honda poderia trazer esta versão também para o mercado brasileiro, como algo mais acessível que Type R.
MF