Julho foi outro bom mês para o setor automobilístico, os licenciamentos totais foram 19% superiores a junho, com 241.336 unidades comercializadas. Nos leves o ritmo diário de emplacamentos foi praticamente o mesmo, cerca de 10.000/dia superando até mesmo julho do ano passado, que contou com a ajudinha dos incentivos do governo, registrou-se 227.496 veículos leves licenciados. No acumulado de sete meses tivemos 1.305.842, número 13% superior ao mesmo período do ano passado.
Avanço maior no mês foi no segmento dos comerciais leves, 49.428 unidades, 38% superior a junho, graças à maior oferta de modelos de picapes.
No gráfico abaixo vemos o comparativo de licenciamentos diários de 2019 a 2024, podemos notar que praticamente atingimos os níveis de pre-pandemia
O varejo de automóveis atingiu o patamar de 100.000 vendidos (gráfico acima) e podemos creditar esse avanço à volta dos financiamentos, porém o horizonte adiante tornou-se turvo, o crescimento desse modal de venda pode sofrer restrições caso a Selic volte a subir até o final do ano. Paz econômica neste país e previsibilidade acontecem de vez em nunca.
No último dia 7, Marcio de Lima Leite, presidente da Anfavea divulgou os números para a imprensa especializada e apontou também leve melhora no quadro de exportações, o que pode trazer crescimento melhor que o esperado para a produção.
As vendas diretas também avançaram, mas o varejo cresceu mais e no acumulado do ano a expansão de ambos ficou 14% a 13% (tabela abaixo), com Jeep crescendo 73%, numa clara mudança de estratégia. No total, as marcas que cresceram mais que o mercado foram Nissan, +32%, VW, +14%, Honda, +14%. Nos eletrificados, BYD e GWM dominam a cena, com mais de 80% das vendas nos BEVs e 42% nos híbridos. BYD consolidou-se como a 10ª marca no ranking de vendas.
Ranking do mês e dos primeiros 7 meses
A Fiat despejou 50.471 automóveis e comerciais leves em julho, praticamente todos seus modelos venderam bem. No acumulado do ano foram 271.146 unidades, das três grandes foi a que mais cresceu no mês. Em 2º lugar, praticamente consolidado, vem a VW, com 36.911 emplacamentos, no ano cresceu acima do mercado, 14%, com 204.545 unidades e GM em 3º, com 26.059 em julho e 167.269 no ano.
Na disputa pelo 4º posto a Toyota levou a melhor em julho, foram 19.878 unidades emplacadas e 111.585 no ano, Hyundai vem em seguida com respectivamente 17.795 e 105.732. Jeep superou a Renault em julho, a despeito da boa aceitação do Kardian. No sobe e desce do ranking, julho foi um dos meses em que somente 7 marcas, entre 24 tiveram queda nas vendas comparado com mesmo mês do ano passado. No acumulado de sete meses são somente cinco marcas com queda.
Polo (foto de abertura) vendeu 12.543 unidades em julho, retomando a frente e praticamente garantiu sua liderança no ano, com 70.408. Argo foi o 2º, com 8.663, seguido do T-Cross, com 8.185, depois Onix, 7.423, Creta, HB20. A disputa pelo 2º lugar promete ser acirrada até o final do ano.
Nos comerciais leves a Strada arrebentou, foram 14.192 picapinhas vendidas, seguida da Toro, com 5.647, Hilux em 3º, 4.760, Saveiro em 4º, 4.385, Ranger em 5º. Como já lhes disse meses atrás, ao abrir a tabela para os 15 modelos mais vendidos, dei-me a liberdade de somar todas as Ram, exceto Rampage, a força das picapes, são 13 modelos entre os 15 comerciais leves mais vendidos.
Este mês tem lançamento importante, o bonito Peugeot 2008, aguardem novidades trazidos pelo Gerson Borini.
Até mês que vem!
MAS