A Nissan vem testando uma pintura com o objetivo de reduzir a temperatura ambiente do interior do carro em dias quentes.
Em novembro de 2023, a empresa iniciou um teste de viabilidade de um ano no Aeroporto de Haneda, em Tóquio, onde a tinta foi aplicada a um veículo operado pelos serviços aeroportuários. Com a sua grande pista aberta, o aeroporto de Haneda proporcionou o ambiente perfeito para realizar avaliações reais do desempenho da tinta sob um ambiente exposto a altas temperaturas.
Embora ainda em fase de testes, os resultados até o momento têm sido impressionantes. Estacionado lado a lado sob o sol, um carro tratado com a pintura fria da Nissan apresentou redução de até 12 ºC.
nas temperaturas da superfície externa e um interior mais fresco de até 5 ºC em comparação a um automóvel com pintura tradicional.
O desempenho de resfriamento da tinta é particularmente perceptível quando um carro fica estacionado ao sol por um longo período. Uma cabine mais fria, além de mais agradável ao se entrar, também requer menos tempo de funcionamento do ar-condicionado para resfriar o habitáculo. No caso de um veículo elétrico, isso também ajuda a consumir menos energia das baterias.
O desenvolvimento do projeto está sendo liderado por Susumu Miura, gerente sênior e especialista do Laboratório de Materiais Avançados e Processamento do Centro de Pesquisa da Nissan. Ele desempenhou um papel de liderança no premiado material acústico de redução de ruído da Nissan e dedicou grande parte da sua carreira na empresa explorando formas de tornar os automóveis mais silenciosos, mais frios e mais eficientes.
Embora a tinta de resfriamento radiante não seja nova, ela é normalmente usada em edifícios e estruturas. Muitas vezes é muito espessa, exigindo aplicação com rolo de pintura. Sem qualquer acabamento transparente, pode deixar um resíduo calcário ao ser tocado.
O principal desafio que Miura teve de considerar ao desenvolver uma versão para automóveis foi garantir que este pudesse incorporar um acabamento transparente, podendo ser aplicado através de uma pistola de pulverização (não um rolo) e cumprir os rigorosos padrões internos da Nissan à qualidade da pintura.
Desde o início do desenvolvimento em 2021, Miura e a sua equipe testaram mais de 100 amostras e atualmente estão avaliando uma espessura de 120 microns, aproximadamente seis vezes mais espessa do que a tinta automobilística comum. Eles confirmaram resistência ao sal e lascas, descascamento, arranhões, reações químicas, além de consistência de cor e capacidade de reparo. À medida que o desenvolvimento avança, Miura e a sua equipe continuam explorando opções mais finas que oferecem o mesmo nível de desempenho de refrigeração.
Enquanto os testes e o desenvolvimento estão em andamento, para o gerente sênior e sua equipe, a esperança é que um dia ela possa ser oferecida em uma variedade de cores. Miura vê um forte potencial, especialmente para aplicações em veículos comerciais leves, como furgões, caminhões e ambulâncias, que passam a maior parte do dia circulando.
MF