O momento mais curioso no evento de lançamento do novo Caoa Chery Tiggo 8 Pro 2025 foi a revelação do preço: R$ 188.888,88. Será que eu vou receber pelo menos os 12 centavos de troco? Se esse valor representa uma brincadeira do fabricante — o Tiggo 8 é montado no Brasil, na fábrica de Anápolis, GO — pelo menos será fácil de decorá-lo, na hora de compará-lo com seus principais concorrentes, a exemplo do Jeep Commander.
Além de ser o suve de sete lugares mais acessível do mercado, esse valor coloca o Tiggo 8 Pro como uma boa opção até por aqueles que estão buscando um suve de cinco lugares.
O novo Tiggo 8 chega renovado, com atualização visual baseada na versão Pro Hybrid Plug-in, como a grade do radiador e os faróis, e com muitas mudanças, tanto estéticas quando de funcionalidade. Na traseira, as novidades são as novas lanterna e o charme das quatro saídas de escapamento.
Na apresentação do novo carro, dois pontos foram destacados, os novos faróis de LED, que, apesar de já terem essa tecnologia na versão anterior do Tiggo 8, estão mais eficientes e incorporam o sistema automático de farol alto, e as novas rodas de 19 polegadas, em substituição das anteriores de uma polegada a menos no diâmetro. Essas novas rodas, que receberam um tratamento diamantado, exigiram uma ligeira recalibração nas suspensões, para que fosse mantido o conforto de rodagem.
Internamente, é tudo novo, o painel tem duas telas integradas que somam 24,6 polegadas e têm uma curvatura que reduz reflexos de luzes externas. O painel e o console reúne todas as funcionalidades que o motorista moderno deseja ao alcance de suas mãos, como, por exemplo, o carregador de celular por indução. Tudo para melhorar sua convivência ao volante, principalmente naqueles momentos de grandes congestionamentos de trânsito. O console central é novo, assim como o seletor de marchas do tipo joystick.
Há ajustes elétricos para os bancos com três posições de memória, aquecimento e refrigeração também para o banco do passageiro e um bom sistema de áudio da Sony, que disputa o ouvido do condutor com o sistema próprio de navegação. A conectividade aceita Android Auto e Apple CarPlay, além das quatro portas USB, duas delas do tipo C.
Na configuração de cinco lugares, ou seja, com a terceira fileira dos bancos rebatida, o porta-malas do Chery Tiggo 8 Pro tem capacidade para nada menos que 889 litros de bagagem, volume que cai drasticamente para 193 litros quando há sete pessoas a bordo. Ou seja, o Tiggo 8 Pro é bem versátil mas não é apropriado para longas viagens com uma família grande.
O motor, que continua o 1.6 turbo GDI (gasoline direct injection) com injeção direta de gasolina de 187 cv e 28 m·kgf e que trabalha com um câmbio robotizado de dupla embreagem e sete marchas, também recebeu algumas melhorias no sistema de lubrificação. O breve test drive de alguns minutos, dentro da própria fábrica, não forneceu elementos suficientes para uma avaliação do novo suve, o que poderá ser feito em uma utilização normal, mais corriqueira, quando as muitas virtudes do Tiggo poderão ser verificadas.
O Chery Tiggo 8 Pro mantém o pacote Max Drive, um conjunto de sistemas eletrônicos de assistência à condução, que, entre outros itens, inclui controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo, com assistente de congestionamento (o Tiggo 8 segue o carro que está à sua frente nas acelerações e paradas) e a câmera 540º, que fornece a visão de todo o entorno do veículo, incluindo o solo e abaixo do carro.
O Chery Tiggo 8 Pro custa R$ 188.888,88 e está disponível nas cores branca, preta, cinza e azul, com garantia de cinco anos.
GM