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Já imaginaram um veículo que associe a robustez e presença no trânsito de uma picape média, com todos os itens de conforto e beleza de um sedã de luxo, tudo por um preço de deixar boquiaberta a maioria dos consumidores de picapes? Até algum tempo atrás, seria praticamente impossível unir tantas qualidades em um único automóvel. Mas a Ford mudou esse conceito, e fez com que essas vantagens coubessem em um único veículo: a nova Ranger Black.
Agora não é só design, beleza e a robustez da Nova Ranger, pois, a essas virtudes associa-se o preço surpreendente, quase imbatível, para a categoria, da versão Black: menos de R$ 220 mil. E o que ela oferece por esse valor? Vamos lá!
Sua mecânica é a mesma das demais versões quatro cilindros da Nova Ranger, robustas e econômicas. O motor é o Panther 2.0 turbodiesel, de quatro cilindros em linha e common rail, que gera saudáveis 170 cv de potência com um torque de elevados 41,2 m·kgf, força brutal que faz com que a picape pareça leve como um carro de passeio. Associado a ele, temos um câmbio automático de seis marchas e trocas rápidas, que trabalha com o 2.0 turbodiesel num casamento perfeito.
Com esse conjunto somado ao tanque de 80 litros, é possível se aproximar dos 1.000 km de alcance sem necessitar reabastecimento na estrada. Na cidade, seu habitat natural, são 808 km de alcance por tanque, distância suficiente para percorrer mais de 1 mês sem parar no posto de combustível, considerando uma média de 25 km rodados por dia.
Toda sua força é distribuída ao eixo traseiro, configuração que privilegia o viés urbano, sem esquecer da proposta básica de picapes: levar carga na caçamba. Seus sistemas de suspensão, tanto dianteiro quanto traseiro, cuidam do conforto e da dinâmica de condução, o que faz da Ranger Black um veículo macio para as irregularidades do uso urbano e competente para as longas viagens. Com a construção traseira do tipo eixo rígido com feixes de molas, sobra em matéria de durabilidade e resistência. A picape conta ainda com quatro modos de condução (Normal, Eco, Rebocar/Transportar, Escorregadio).
E, claro, segue a robustez e a bravura típica das picapes Raça Forte para encarar trechos fora-de-estrada, afinal foram mantidos os generosos ângulos de entrada (30º) e de saída (26º), sem perder também na capacidade de transpor obstáculos (2.350 mm de altura livre do solo). Além disso, são mais de 1.030 kg de capacidade de carga e os mesmos 800 mm de capacidade de imersão das versões 4×4. Bruta!
Por que a comparação com um sedã de luxo? Ela oferece tudo aquilo que bons modelos requintados trazem aos seus consumidores. Os bancos da Ranger Black são exclusivos, forrados em tecido e couro, com a gravura do nome da versão nos encostos dianteiros, assim como o volante multifuncional totalmente em couro, combinando com os materiais finos da cabine, como molduras em preto brilhante no painel, forro de teto em tecido escurecido, apliques em tom de grafite e metal fumê. Por fora, destacam-se a grade do radiador, “santantônio”, carcaças dos retrovisores e as rodas de liga de alumínio aro 18 na cor grafite.
Além disso, sua oferta de equipamentos de conforto, comodidade e segurança surpreendem para a faixa de preço dos R$220 mil, normalmente ocupada por picapes turbodiesel básicas, destinadas ao trabalho. A Ranger Black 4×2, aliás, custa cerca de R$ 15 mil a menos que sua antecessora XLS 4×2, e ainda consegue ser R$ 25 mil mais em conta que a Ranger XL 4×4, com apelo profissional. De longe, uma das melhores compras também no quesito custo-benefício.
Faróis de LED com acendimento automático e ajuste elétrico de altura do facho, pneus de uso misto 255/70 R18, estribos laterais pintados de preto, retrovisores externos com ajustes elétricos, saídas de ar para o banco traseiro, carregador de celular sem fio, painel de instrumentos digital personalizável de 8”, vidros elétricos nas quatro portas com função um-toque, multimídia de 10” com conexões Android Auto e Apple CarPlay sem fio, sistema de som com 6 alto-falantes, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, controle de velocidade de cruzeiro com limitador de velocidade, seletor de modos de condução, conexão com app FordPass, possibilidade de comandos do carro à distância pelo smartphone e sete bolsas infláveis são itens de série. Completona!
Mas, se você é ainda mais exigente e requer outras praticidades e sofisticações na Ranger Black, é possível equipá-la com acessórios originais Ford: parafusos antifurto para as rodas, capota marítima com vedação, protetor de caçamba e capota rígida para a caçamba, seja ela de abertura manual ou elétrica. Com esses últimos itens, é possível transformar sua enorme caçamba de 1.250 litros em um porta-malas dos mais bem-servidos, com direito a seis ganchos de fixação, tomada 12-V dedicada e tampa com assistente hidráulico de abertura e fechamento, o que permite seu manuseio com o menor esforço físico.
Para quem prefere tons mais claros, sem perder a perfeita combinação com o visual escurecido, discreto e esportivo, a Nova Ranger Black 2025 chega com mais opções de cores: além do preto Gales, agora também é possível pintá-la de branco Ártico, cinza Moscou, prata Geada e até azul Belize. Luxo, requinte e sofisticação unidos à robustez, durabilidade e capacidade, mantendo um preço quase imbatível no segmento: essa é a Ford Ranger Black!
DM
A coluna “Perfume de carro” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.