Todos gostam de novidades. Entre os motociclistas, certamente existem aqueles que vivem e sonham com as motocicletas clássicas, mas, certamente, eles também estão antenados em relação às melhorias que seus modelos atuais — aqueles que eles não abrem mão para uma viagem mais segura e confortável, por exemplo —, recebem periodicamente.
E chegou a vez da Yamaha mostrar as versões de alguns de seus modelos, certamente os mais vendidos, em uma noite de show de luzes e sons. Depois de sete motocicletas, nossas velhas conhecidas, desfilarem em uma passarela semelhante às de desfiles de moda, cada uma trazendo uma novidade visual ou tecnológica, a surpresa ficou para o fim.
Surpresa para nós, já que a Yamaha a guardou a sete chaves, mas não para você, leitor, que já viu o novo scooter elétrico na fotografia lá em cima antes de iniciar esta leitura. O novo scooter Yamaha Neo’s (nome propositalmente muito semelhante ao do scooter Neo 125) foi mesmo uma bela surpresa, não apenas por introduzir a marca nesse segmento atualmente tão polêmico, mas também por mostrar um veículo visualmente muito bem resolvido. Grande trunfo, em um momento em que muitos pequenos veículos elétricos focam mais na função do que na forma.
Antes de enumerar as sete motocicletas Yamaha que chegarão revitalizadas ainda este ano, vamos descobrir como é o novo scooter Yamaha Neo’s. Seu nome oficial é Yamaha Neo’s Connected, mas vamos chamá-lo apenas de Neo’s. O próprio fabricante frisou, na apresentação, que se trata de um veículo essencialmente urbano, pensado para máxima comodidade em trajetos curtos. Por isso, nem pensar em pegar uma estrada com ele, tampouco uma via expressa de grande movimento.
O visual minimalista do Yamaha Neo’s, utilizando uma definição empregada pelo fabricante, pode ser notado nos dois faróis de formato trapezoidal e um tanto retrô, mas com lâmpadas de LED e destacados com molduras brancas. Lanterna traseira e piscas também são de LED.
De resto, o Yamaha Neo’s mostra a estética tradicional de um scooter, com exceção de um volume sob o banco, de cor azul. Lá estão as duas baterias de íons lítio de 50,4 volts, com capacidade de 23,2 A·h, que podem ser recarregadas de zero a 100% em nove horas (para uma carga parcial de 20% a 80%, bastam cinco horas).
As baterias do Yamaha Neo’s podem ser recarregadas no local, numa tomada simples de dois pinos na garagem, ou podem ser retiradas para serem recarregadas em casa ou em qualquer outro local. Basta levantar o banco e puxar as baterias. A vida útil das bateria é de três anos ou 25 mil quilômetros.
O resto do espaço sob o banco pode ser utilizado para guardar pequenos objetos ou um capacete aberto, já que o motor elétrico fica alojado diretamente na roda traseira. Trata-se de um motor trifásico com potência nominal de 2,3 kW (3,1 cv) girando a 424 rpm, com potência máxima de 2,4 kW (3,2 cv) a 400 rpm. O torque na roda é de 13,8 m·kgf.
O pequeno painel de instrumentos do Yamaha Neo’s é totalmente digital, com tela de cristal líquido, exibindo todas as informações básicas de pilotagem (velocidade, distância percorrida com distância parcial e tempo gasto), condição de carga da bateria, luzes de avisos e informações sobre a sua conectividade com um aparelho smartphone. Há também avisos sobre os dois modos de pilotagem (Eco e Std).
Mesmo sem pilotar o novo scooter Yamaha Neo’s, a impressão que fica é que a versatilidade será a sua maior virtude, o que só será possível verificar em fevereiro de 2025, quando o produto estará disponível para venda, nas cores azul fosco (e-Blue), preta (e-Black) e branca (e-White). Sua produção em Manaus será iniciada em janeiro. Só aí saberemos seu preço.
Veja a seguir quais são as sete Yamahas que vêm com novidades ainda este ano, ou, no máximo, em janeiro próximo.
Yamaha Factor 150
A motocicleta de entrada na família Yamaha passa a ter farol de LED, novas carenagens de tanque, novo defletor de motor e tampa do tanque do tipo aviação. O painel de instrumentos de cristal líquido agora tem o estilo “blackout”.
Yamaha Factor DX 150
De diferente da Yamaha Factor, a Yamaha Factor DX tem carenagem diferenciada no farol, que inclui luzes de posição de LED, rodas coloridas, defletor de motor, para-lamas na cor da moto, motor preto e alça de garupa de alumínio. Essa versão terá também um pacote de acessórios que inclui cavalete central e dois pontos de energia USB (um do tipo A e outro do tipo C).
Yamaha Lander 250 Connected
A nova Lander terá farol com projetor de LED e luz diurna de posição embutida no para-lama dianteiro, maior painel de instrumentos de cristal líquido (LCD) “blackout”, com conexão com smartphone por meio do aplicativo Y-Connect, e ponto de energia 12 volts no guidão.
Yamaha Fazer FZ25 250 Connected
Assim como Lander, a Yamaha Fazer FZ25 tem novas carenagens e painel de instrumentos maior, no estilo “blackout”, conectado ao smartphone. Lanterna traseira e piscas agora são também de LED e os espelhos retrovisores têm novo desenho.
Yamaha Fazer FZ15 150 Connected
Novas cores e novo defletor de motor. E é só. Claro, a conexão Y-Connect inclui algumas novas informações no painel de instrumento, que tem agora um ponto de energia 12 volts.
Yamaha XMax 250 Connected
O scooter mais encorpado da Yamaha tem agora novo banco mais macio e mais estreito, para facilitar a vida dos mais baixinhos em manobras de baixa velocidade ou paradas. Mesmo sem experimentá-lo, posso antecipar que a mudança será muito bem-vinda, o XMax realmente é um tanto “gordinho”, dificultando um apoio eficaz dos pés no chão.
Alguns detalhes visuais mudam na carenagem dianteira e na posição das setas, mas a maior novidade é o painel de instrumentos duplo, com uma tela superior de cristal líquido) e outra inferior de película fina (TFT – Thin-Film Transistor), de maior definição visual. Essa tela é conectada ao smartphone Android ou Apple e mostra todas as funções do telefone móvel. O scooter Yamaha XMax tem GPS Garmin integrado ao painel.
Yamaha NMax 160 Connected
Com novo visual de carenagem, o que inclui novos faróis, lanternas e piscas, em novas posições e todos de LED, o scooter Yamaha NMax também passa a ter painel de instrumentos no estilo “blackout”, com novo mostrador de cristal líquido. O banco tem novo formato e há um novo ponto de energia USB-C.
Os preços já divulgados, para os modelos que estarão na rede ainda este ano, são:
Yamaha Lander – R$ 27.490
Yamaha FZ25 – R$ 23.590
Yamaha XMax – R$ 34.990
Yamaha NMax – R$ 21.790
GM