A Porsche lança a terceira geração do Panamera no mercado nacional. O modelo recebeu atualização nos recursos digitais e novidades expressivas no trem de força, que conta com duas versões, 4 E-Hybrid de 470 cv e 4S E-Hybrid, de 544 cv. Outro destaque é a suspensão ativa para uma sensível evolução de desempenho.
O Panamera mede 5.052 mm de comprimento, 1.937 mm de largura e 1.423 mm de altura. Na frente, uma entrada de ar adicional acima da placa compensa o aumento da necessidade de captação de ar dos sistemas de propulsão. A dianteira é totalmente nova, inclusive, em que se destaca a entrada de ar central, que ficou mais larga e foi posicionada mais para baixo. Faróis LED Matrix são de série, já os HD Matrix LED de alta resolução, que tem mais de 32.000 pixels por farol, são opcionais. Estes possuem recursos de iluminação completamente novos, como iluminação dedicada de faixa, sendo que o alcance de iluminação é de até 600 metros.
De perfil, linha da janela redesenhada e novas rodas. Na traseira, o destaque está na ausência de moldura na janela, com os “ombros” elevados e a nova lanterna tridimensional com iluminação em dois níveis.
No interior, quadro de instrumentos com tela curva de 12,6″ e multimídia de 10,9″; e mais uma, opcional, para o passageiro. O modelo conta ainda com um compartimento refrigerado para smartphone com função de carregamento sem fio e um filtro de poeira fino melhorado com função de recirculação de ar automática suportada por GPS.
O motor a gasolina, V-6 biturbo de 2,9 litros entrega 304 cv, e o elétrico ,190 cv e 45,9 m·kgf, sendo que seu arrefecimento passou de água a óleo e o sistema utiliza o mesmo circuito de arrefecimento de óleo do câmbio de dupla embreagem. O desenho do rotor (que gira dentro do estator) tornou-o 50% mais leve e reduziu sua inércia, o que melhora a resposta do acelerador. A potência do sistema combinado é de 470 cv e torque de 66,3 m·kgf. Desta forma, a versão 4 E-Hybrid faz 0-100 km/h em 4,1 segundos e atinge velocidade máxima de 280 km/h. Já o Panamera 4S E-Hybrid também possui um V-6 biturbo de 2,9 litros, porém de 353 cv; o motor elétrico é o mesmo da outra versão. Como resultado, a potência do sistema é de 544 cv e o torque, de 76,5 m·kgf. A versão faz 0-100 km/h em 3,7 segundos com máxima de 290 km/h.
Comparadas à geração anterior, ambas as versões do novo Panamera E-Hybrid oferecem maior alcance elétrico, velocidade de carregamento mais rápida, e melhor desempenho. Com 25,9 kWh (bruto), a nova bateria de alta tensão fornece cerca de 45% mais capacidade em um espaço físico semelhante. O alcance no modo puramente elétrico subiu para 63 km, de acordo com os padrões do Inmetro. Já o novo carregador de bordo de 11 kW AC reduz o tempo de carregamento para 2h39.
Os novos Panamera oferecem como opcional um sistema de amortecedores ativos com tecnologia de dois estágios, sendo que cada um deles é conectado a uma bomba eletro-hidráulica. Isso gera um fluxo de volume no amortecedor conforme a demanda e, portanto, pode produzir forças entre a carroceria e as rodas de maneira rápida, precisa e direcionada, que contrariam e quase compensam completamente as forças resultantes dos impactos contra o piso. Um sistema de suspensão ativa, com uma única câmera para economia de peso, complementa essa tecnologia.
O chassi mantém a carroceria do Panamera nivelada o tempo todo, mesmo durante manobras de frenagem, direção e aceleração. Com uma condução suave, o sistema absorve quase completamente as irregularidades. Em situações de condução mais rápida, o sistema de suspensão ativa garante uma conexão com a estrada através de uma distribuição equilibrada das cargas em cada uma das rodas.
Se o modo correspondente estiver ativado, a suspensão pode compensar de forma contundente as tendências de rolagem e mergulho para reduzir as forças de aceleração atuando nos ocupantes. Nessa configuração, o carro inclina-se nas curvas para dentro, como uma motocicleta. Ele abaixa a frente ao acelerar e a traseira ao frear. Quando estacionado, o sistema de suspensão ativa levanta a carroceria para uma altura cômoda de embarque ou desembarque.
Preços:
Panamera 4 E-Hybrid – R$ 803.000
Panamera 4S E-Hybrid – R$ 922.000
MF