A Stellantis Motorsport apresentou o Peugeot 208 Racing, modelo projetado para atender aos regulamentos F-RC6 da Federação Francesa do Esporte Automóvel.
Desenvolvido para ser a porta de entrada para as competições, no entanto é um carro de corrida genuíno, adequado tanto para jovens talentos quanto para pilotos experientes. O habitáculo incorpora as tecnologias dos carros de categorias mais altas, particularmente o Rally4: painel otimizado para evitar reflexos, interruptor para parada imediata do motor e uma arquitetura eletrônica de competição, compreendendo uma unidade de controle do motor que permite adquirir e analisar dados essenciais para melhorar as técnicas de pilotagem.

Técnicos, engenheiros e mecânicos aplicaram métodos que provaram seu valor no desenvolvimento de modelos como 208 Rally4, C3 Rally2 e 208 Racing Cup; e o desenvolvimento do carro envolveu, em todas as etapas, pilotos de alto nível, como Yoann Bonato, Léo Rossel, Alexandre Bengué, Teddy e Jimmy Clairet.
O motor é o 1,2 Puratech tricilindro turbocarregado de 145 cv, sendo 15 cv mais potente que o 208 vendido no Brasil com motor 1,0 turbocarregado, e 67 cv a menos que o 1,2 turbocarregado do Rally4. O câmbio é manual de seis marchas curtas e o carro pesa 1.050 kg.
O motor funcionará exclusivamente com álcool E85, que segundo a fabricante reduz as emissões de CO2 em até 30%. Além disso, por o álcool ser mais barato que a gasolina, também reduzirá bastante os custos relacionados a competição, reforçando a ideia de ser um carro mais acessível para o automobilismo, motivo também para o carro vir com rodas de aço de 16 polegadas e pneus Michelin Pilot Sport PS5.

Segundo François Wales, diretor de Corridas da Stellantis Motorsport, a fabricante optou por equipar a 208 Racing com o melhor padrão de segurança disponível em rali de tração nas duas rodas, o regulamento FIA Rally4, sendo que a gaiola de proteção é soldada, tipo Rally4, e o protocolo de segurança contra incêndio no habitáculo também está em conformidade com o Rally4, com três sistemas de disparo automático.
O Peugeot 208 Racing é fabricado nas oficinas da Stellantis Motorsport, na França, e seu preço € 38.900 (R$ 239.230), com entregas programadas para fevereiro de 2025.
MF