Após uma semana testando o GWM Haval H6 PHEV19, híbrido plug-in que chega para desafiar concorrentes no mercado brasileiro de suvess médios, a experiência revelou um veículo que equilibra eficiência energética, conforto e tecnologia avançada.
Nosso editor-chefe, Bob Sharp, foi ao lançamento desta versão e nos brindou com uma completa apresentação do veículo. Agora, com uma semana de uso, alguns dos atributos do veículo se sobressaem enquanto outros mostram a necessidade de evolução contínua.
Design com interior acolhedor
O visual do Haval H6 PHEV19 é impactante, com linhas robustas e elegantes, destacadas por faróis `de LED e detalhes cromados na grade do radiador. A estética moderna é complementada pelo design do interior, que aposta no minimalismo e em materiais de toque suave. A tela central de 12,3 polegadas domina o painel, trazendo uma interface intuitiva e suporte para integração sem fio com Android Auto e Apple CarPlay.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
O espaço interno é um ponto forte, oferecendo conforto tanto para o motorista quanto para os passageiros. Os bancos dianteiros, com ajustes elétricos e apoio lombar para o motorista, garantem uma boa acomodação. Na traseira, o espaço é generoso, acomodando bem dois adultos ou três crianças. O porta-malas, com capacidade de 560 litros, é funcional para viagens e tarefas do dia a dia.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Desempenho e eficiência
O Haval H6 PHEV19 é movido por um motor 4-cilindros turbocarregado de 1,5-l a gasolina combinado com um motor elétrico, entregando aceleração ágil e resposta imediata ao pedal. A transição entre os modos elétrico e híbrido é quase imperceptível, refletindo um sistema bem calibrado. Durante os testes, o consumo variou de forma significativa: no modo híbrido urbano, os números impressionaram, com médias superiores a 30 km/l em trechos controlados. Em situações de uso mais intenso ou em rodovias, o desempenho manteve-se consistente, mas o consumo aumentou ligeiramente, sendo melhor que um suve de mesmo porte com motor a combustão.
A potência total combinada é de 326 cv e torque combinado de 54 m·kgf, com tração nas rodas dianteiras, proporciona acelerações rápidas; a velocidade máxima é limitada a 180 km/h. No uso geral de uma semana, tendo a possibilidade de carregar a bateria de 19 kW·h todos os dias, obtive a média de 28,6 km/l em 850 km percorridos.
A possibilidade de carregamento por fonte externa em DC de até 33 kW permite maior flexibilidade para viagens mais longas pois o tempo de carregamento é reduzido para cerca de 30 minutos para elevar a carga da bateria de 20 a 80%. Enquanto no uso diário o carregador doméstico de 6 kW é suficiente para ter 100% da carga todos os dias. O alcance em modo puramente elétrico é de 74 km pelo ciclo do Inmetro, o que representa bem o uso cidade-estrada realizado na semana.
A experiência de condução é agradável, com direção precisa e suspensão que absorve bem as irregularidades do solo. Apesar disso, o comportamento em terrenos mais acidentados ainda deixa um pouco a desejar, com ruídos ocasionais oriundo do trabalho da suspensão McPherson na dianteira e multibraço na traseira.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Tecnologia e segurança
O modelo brilha quando o assunto é tecnologia. Com condução semiautônoma de nível 2+, o Haval H6 PHEV19 vem equipado com recursos avançados, como controle de cruzeiro adaptativo, assistente de centralização de faixa e frenagem automática de emergência. Um diferenciador interessante é o assistente de ré automática, capaz de “memorizar” os últimos 50 metros percorridos e reproduzi-los de forma autônoma — uma solução prática para manobras em locais apertados.
O sistema multimídia com tela de 12,3 polegadas é bem resolvido e suporta Android Auto e Apple CarPlay sem fio. O carregamento de celular por indução é de 15 W, possui conectividade Wi-Fi 4G com função hotspot e o sistema de som tem boa resolução sonora com 8 alto-falantes, sendo 4 tweeters.
Para quem busca praticidade no dia a dia, o assistente de estacionamento automático, que controla volante, freio e acelerador, é um recurso que se destaca. São 12 sensores de estacionamento e 5 câmeras que permitem estacionar em vagas paralelas, perpendiculares e até diagonais.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Pontos a melhorar
Embora o suve impressione em muitos aspectos, há pequenas melhorias que poderiam torná-lo ainda mais competitivo. O acesso a algumas funções importantes, disponível apenas pela tela central, pode ser inconveniente em movimento. Além disso, a ausência de um estepe, substituído por um kit de reparo devido à localização da bateria híbrida, pode ser uma preocupação para motoristas acostumados a viagens longas.
Conclusão
O GWM Haval H6 PHEV19 é um suve que combina eficiência, tecnologia de ponta e conforto, posicionando-se como uma alternativa sólida para consumidores que valorizam inovação e sustentabilidade. Com uma garantia abrangente para o sistema híbrido e uma crescente rede de concessionárias no Brasil, ele tem potencial para consolidar a GWM como uma força no mercado local. Para famílias e motoristas que buscam um equilíbrio entre praticidade urbana e desempenho rodoviário, o Haval H6 PHEV19 se apresenta como uma escolha promissora.
A garantia é de 5 anos para o veículo e 8 anos para os componentes do sistema híbrido, incluindo a bateria. A parceria com o site Mercado Livre indica preço de venda de R$ 241 mil, já incluído o Pacote Tranquilidade que inclui oficina remota, wallbox de 7 kW e carregador portátil de 3,6 kW, proteção total da bateria por 2 anos, pacote de conectividade de 3 GB por 2 anos e recompra garantida, além do tag de pedágio com 12 meses de isenção de mensalidade.
GB
FICHA TÉCNICA DO HAVAL H6 PBEV 19 2024 | |
Descrição | Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, turbocarregador com interresfriador, injeção direta, gasolina |
Clindrada (cm³) | 1.499 |
Diâmetro x curso (mm) | 75 x 84,9 |
Potência (cv) | n.d. |
Torque (m·kgf) | n.d. |
MOTOR ELÉTRICO | |
Descrição | Síncrono de ímã permaente, dainteiro, com função de tração e geração de energia |
POTÊNCIA E TORQUE COMBINADOS | |
Potência (cv) | 326 |
Torque (m·kgf) | 54 |
TRANSMISSÃO | |
Descrição | Duas marchas com inserção automática (motor a combustão) e redutor (motor elétrico), tração dianteira |
BATERIA | |
Tipo | Íons de lítio (níquel, cobalto, manganês) |
Capacidade nominal (kW·h) | 1,6 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson barra antirrolagem |
Traseira | Independente, multibraço, barra antirrolagem |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida, indexada à velocidade, três modos de ajuste |
FREIOS | |
Dianteira (Ø mm) | Disco ventilado / 328,5 |
Traseiros (Ø mm) | Disco / 309 |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio, 19″ |
Pneus | 225/55 R19 (Hankook) |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.683 |
Largura (sem/com espelhos) | 1.886 / n.d. |
Altura | 1.730 |
Distância entre eixos | 2.738 |
Distância mínima do solo | 181 |
ÂNGULOS (º) | |
Entrada/saída | 21,4 / 28,1 |
PESOS E CAPACIDADES | |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.699 |
Capacidade do porta-malas (L) | 560 |
Tanque de combustível (L) | 60 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 7,6 |
Velocidade máxima (km/h | 180 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL (km/l) | |
Consumo urbano | 13,8 |
Consumo rodoviário | 12 |
Consumo combinado | 12,9 |
CONTEÚDO DO HAVAL H6 PHEV 19 2014 |
EXTERIOR |
Abertura do porta-malas com sistema “mãos-livres! |
Antera tipo barbatana de tubarão |
Grade do radiador cromada |
Sensor de chuva |
Teto solar panorâmico elétrico |
INTERIOR |
Acabamento interno na cor bronze urbano |
Bancos dianteiros com ajuste elétrico, ventilação e ajuste lombar para o motorista |
Bancos revestidos de material que imita couro |
Bancos traseiros rebatíveis 60:40 |
Carregamento de bateria de telefone celular por indução |
Descansa-braço dianteiro revestido de material que imita couro |
Luz ambiente azul |
Luzes internas de LED |
Volante multifuncional revestido de material que imita couro |
SEGURANÇA ATIVA E PASSIVA |
Alerta e frenagem de emergência havendo tráfego transversal à retaguarda |
Alerta e frenagem de emergência que inclui reconhecimento de pedestres, motos e bicicletas |
Assistente de frenagens de emergência |
Assistente de partida em aclives |
Aviso de cintos de segurança desatados |
Bolsas infláveis dianteiras, laterais e de cortina que cobrem os bancos dianteiros e traseiros |
Câmera 360º com função capô invisível + oito visualizações |
Chamada de emergência para bombeiros (193) |
Chamada para a central GWM |
Chave com função pânico, faz disparar a buzina |
“Chave inteligente” – liga, desliga, abre e fecha o veículo apenas com proximidade da chave |
Cintos de segurança com pré-tensionador |
Cintos de segurança traseiros retráteis de três pontos |
Controle automático de velocidade de cruzeiro adaptativo com função para e anda. |
Controle de descida |
Controle de tração |
Controle inteligente em curvas (controle de cruzeiro adaptativo ligado adapta a velocidade às curvas |
Destravamento automático das portas em caso de acidente |
Desvio inteligente, afasta o carro de um caminhão ao ultrapassá-lo em até 30 cm |
Engates Isofix e fixação superior para dois bancos infantis |
Freios com ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem |
Freios com prioridade sobre o acelerador mesmo que seu pedal esteja a fundo |
Frenagem autônoma de emergência em baixas velocidade |
Gravador de dados de eventos, semelhante à caixa preta dos aviões |
Marcha à ré automática — refaz os últimos 50 metros percorridos e reconhece novos obstáculos |
Mitigação de segunda colisão para evitar engavetamento |
Portas USB (4) |
Reconhecimento de placas de limite de velocidade |
Sensores de estacionamento (12), câmeras (3), radares (2), itens da condução semiautônoma |
Sistema totalmente ativo de estacionamento |
Travamento automático das portas ajustável para 15 ou 30 km/h |
ENTRETENIMENTO |
Alto-falantes (quatro alto-falantes e quatro tweeters, total de 140 W |
Atualização de software remota |
Comando de voz em português do Brasil para funções on e off-line |
Computador de bordo com tela de cristal líquido de 10,25 polegadas |
Conectvidade Android Auto e Apple CarPlay sem fio |
Diversas funções remotas pelo My GWM |
GPS nativo |
Modos de assistência de direção Comfort-Normal-Sport |
Modos de condução Eco-Normal-Sport-Neve |
Projeção de dados no para-brisa para informações de chamada, navegação e condução inteligente |
Tela do multimídia de 12,3 polegadas |
Volume do áudio indexado à velocidade do veículo |
Wi-Fi 4G cm função hotspot – interface para todos os ocupantes |
VIDROS E ESPELHOS |
Desembaçador do vidro traseiro |
Fechamento de janelas e teto solar por controle remoto |
Retrovisor interno eletrocrômico |
Vidros com acionamento elétrico um-toque descida e subida |
Vidros esverdeados |
ILUMINAÇÃO |
Faróis de LED com ajuste de altura do foco |
Faróis de neblina de LED |
Lanternas traseiras de LED |
Luz de acompanhamento pelos faróis |
Luz de curva pelos faróis de neblina |
Luz traseira de neblina de LED |
Luzes de rodagem diurna de LED |
Sinalização de frenagens de emergência pelo pisca-alerta |
Terceira luz de freio em ponto elevado |
CLIMATIZAÇÃO |
Ar-condicionado de duas zonas dianteiras |
Controle automático da qualidade do ar com filtro CN95 |
Função de antiembaçamento do para-brisa |
Purificador de ar ionizado integrado |
Saídas de ar climatizado para o banco traseiro |