Diretamente do EICMA – Esposizione Internazionale Ciclo Motociclo e Accessori — ou, simplesmente, Salão de Milão —, a Royal Enfield anunciou uma nova motocicleta em sua linha, a Flying Flea. Apesar do já conhecido nome — Flying Flea, ou Pulga Voadora, era o nome da motocicleta que a marca forneceu ao exército inglês, durante a Segunda Guerra Mundial — a nova Flying Flea é fundamentalmente moderna e atual, já que se trata de uma motocicleta elétrica.
Essa motocicleta de apenas 125 cm3 chegava aos campos de batalha de para-quedas, onde os soldados as montavam e as usavam para as movimentações mais críticas em solo. Por isso deveriam ser leves e simples, mas muito robustas. A nova Flying Flea segue justamente esses conceitos e tem o visual que lembra muito o modelo original.
Desta vez, Flying Flea é mais que uma motocicleta, é uma nova grife, é a marca da nova linha de motocicletas elétricas da empresa indiana Royal Enfield. Os dois modelos foram apresentados no Salão de Milão são o C6, no estilo clássico e inspirado na Flying Flea original, e o S6, no estilo scrambler.
A FF-C6 resgata uma tecnologia de época, que é o garfo de alumínio forjado com o para-lama articulado, seguindo o que eles mesmos definem como uma reimaginação contemporânea da suspensão dianteira original da Flying Flea. De acordo com o fabricante, a tecnologia atual está presente também em outros sistemas da motocicleta, como no quadro de alumínio forjado e a caixa da bateria de magnésio.
Apenas analisado as suas imagens — que, certamente, deverão mudar um pouco nos próximos dois anos antes de seu lançamento oficial —, nota-se que a Flying Flea é realmente uma motocicleta simples. E, diferentemente de algumas outras motocicletas elétricas, é bonita, com os componentes mecânicos e elétricos elegantemente escondidos em um volume que até parece um motor a combustão, com aletas.
É claro que a tecnologia eletrônica da Flying Flea será a mais tecnológica possível, uma vez que esse será o futuro de tudo o que se move, inclusive se animado com o bom e velho motor a combustão.
As Flying Flea representam um futuro próximo para o grupo Royal Enfield, já que estarão disponível ao público apenas em 2026. Sim, deveremos esperar todo esse tempo para verificar se a Flying Flea é realmente o que promete ser.
GM