A Toyota do Brasil lançou no dia 31 de outubro a pedra fundamental de sua segunda fábrica de Sorocaba, SP, em cerimônia com a presença de autoridades, colaboradores e parceiros de negócios. A iniciativa faz parte do maior plano de investimento da Toyota no país: R$ 11 bilhões até 2030, permitindo à empresa expandir a capacidade produtiva de veículos e motores, além de introduzir dois novos modelos híbridos flex.
As obras de expansão do parque fabril estão sendo feitas em um terreno de 400 mil m². Esta é uma das maiores terraplanagens em execução no Estado de São Paulo na atualidade. O complexo terá uma área total de 160 mil m², com início das operações previsto para 2026.
Assim como a fábrica atual, a nova unidade contará com o processo produtivo completo dos veículos — estamparia, funilaria, pintura e montagem. A expansão ainda permitirá à Toyota aumentar de maneira sólida e expressiva sua capacidade produtiva local, apoiando a expansão das vendas e a exportação para 23 países.
Como resultado do ciclo de investimentos no país, a novo parque fabril criará 2.000 novos postos de trabalho até 2030. Somente a expansão da fábrica de Sorocaba permitirá a criação de 500 novos postos a partir de 2026. Somando-se aos empregos indiretos, essa iniciativa pode representar aproximadamente 10 mil pessoas na cadeia produtiva.
MF