O atual Toyota Supra da geração A90 foi lançado no início de 2019, compartilhando seu arcabouço e trem de força com o roadster BMW Z4, com motores da marca bávara de quatro e seis cilindros, ambos com câmbio manual ou automático.
Em julho noticiamos o fim da versão quatro-cilindros de 2-L, e agora, para tristeza dos entusiastas, a Toyota anunciou que encerrará a produção do modelo, que terá uma edição especial limitada antes de dar adeus.
Chamado de A90 Final Edition, a série será limitada a apenas 300 unidades globalmente, sendo baseado no carro topo de linha com o motor BMW B58 6-cilindros de 3 litros, mas com potência aumentada para incríveis 429 cv e 58,1 m·kgf (originalmente. são 387 cv e 49 m·kgf). O câmbio é manual da 6-marchas.
A Toyota não revelou os números de desempenho, mas o original faz 0-100 km/h em apenas 3,9 segundos (4,2 com o câmbio manual), então provavelmente esta série final será um dos carros de rua mais rápidos da marca já produzidos.
A potência extra foi liberada por meio de revisões no sistema de fluxo de ar, um novo catalisador de escapamento de baixa contrapressão e ajustes no mapeamento da unidade de controle do motor.
Outras modificações mecânicas incluem uma nova placa defletora no cárter de óleo para evitar a falta de óleo durante o uso na pista, medidas de arrefecimento adicionais e um silenciador da marca Akrapovic.
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O carro ganhou freios dianteiros Brembo com discos perfurados, sendo que amortecedores KW ajustáveis e subchassi traseiro reforçado vieram do carro de corrida Supra GT4.
A direção com assistência hidráulica está mais rápida (relação mais baixa), e o câmber foi alterado na dianteira e traseira para melhorar a aderência. Os pneus passam a ser Michelin Pilot Sport Cup 2 265/35 ZR19 na dianteira e 285/30 ZR20, na traseira, 10% mais largos do que os da versão padrão.
A Final Edition é marcada por um enorme aerofólio traseiro de compósito de fibra de carbono (CFRP), aletas na dianteira para melhorar a aerodinâmica e uma grande entrada de ar no capô.
Por dentro, bancos Recaro de compósito de CFRP com acabamento em Alcantara — vermelho no lado do motorista —, além de elementos de acabamento também em CFRP e cintos de segurança vermelhos para diferenciá-lo do Supra padrão.
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A Toyota informou que, embora a Final Edition seja a versão final do Supra para as ruas, a empresa “continuará aprimorando o Supra por meio de atividades de automobilismo no futuro”.
O Supra Final Edition deve chegar a vários mercados globais a partir de março de 2025, mas até o momento Toyota não esclareceu exatamente onde, nem quanto custará, mas certamente será bem mais que os US$ 57.335 (R$ 346,000) do modelo padrão.
MF