Em novembro de 2024, foi celebrado o 40º aniversário da SAIC Volkswagen, e para marcar a data a SAIC Motor e o Grupo Volkswagen assinaram um acordo em Xangai para estender sua joint venture até 2040, reafirmando sua parceria de longo prazo.
A SAIC Volkswagen, fundada em 1984, foi a segunda joint venture (American Motors foi a primeira) de automóveis de passageiros da China, formalizada através de um acordo de parceria assinado no Grande Salão do Povo de Pequim. O primeiro modelo a deixar a linha de montagem foi o Jetta, posteriormente o Santana, que tornou-se símbolo da motorização e foi o primeiro carro de muitos chineses. O Santana para a China tinha a particularidade do entre-eixos ser 110 mm maior (2.660 mm contra 2.550 mm).
A primeira renovação do acordo deu-se em abril de 2002, oito anos antes do previsto. Durante esse período a confiança das partes nas realizações da joint venture e no futuro da indústria automobilística e da economia da China se solidificou.
Criando produtos sob medida para o mercado chinês
Porém, nos últimos anos a acirrada concorrência doméstica, com a entrada de marcas chinesas, como a BYD e seus veículos elétricos e híbridos plug-in, pela primeira vez em quatro décadas a Volkswagen perdeu posto de maior vendedora de carros na terra da grande muralha, soma-se ainda o fato da crise financeira que o grupo alemão enfrenta em sua terra natal.
Em resposta à evolução da indústria automobilística, a joint venture entre a SAIC e a Volkswagen aproveitará recursos partilhados para desenvolver uma gama de novos modelos adaptados ao mercado chinês, incluindo veículos elétricos a bateria (BEV) e veículos elétricos híbridos plug-in (PHEV). A Volkswagen planeja lançar 18 novos modelos, 15 dos quais serão projetados especificamente para a China.
“A China é um impulsionador da inovação para direção autônoma e mobilidade elétrica. Com o novo acordo, estamos intensificando nossa integração no ecossistema chinês e alavancando consistentemente a força da inovação local. Isso também cria uma vantagem competitiva estratégica para o Grupo Volkswagen em todo o mundo.”, disse Ralf Brandstätter, membro do Conselho de Administração da Volkswagen AG para a China.
O desenvolvimento dinâmico do mercado chinês possibilitará á Volkswagen se concentrar particularmente em uma estratégia de eletrificação acelerada. Isso inclui oito novos modelos elétricos. Já em 2026, dois veículos elétricos baseados na recém-desenvolvida “Plataforma Modular Compacta” (CMP) desenvolvida totalmente na China, será empregada pela primeira vez.
A oferta do motor a combustão interna será mantida no portfólio, e também em 2026, a Volkswagen irá lançar três modelos híbridos plug-in e, pela primeira vez, duas variantes de extensão de alcance. Isso fortalecerá ainda mais a posição da empresa no mercado de rápido crescimento de veículos totalmente elétricos e parcialmente eletrificados.
AN