• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Colunas

ELETRIFICAÇÃO, UM CAMINHO SEM VOLTA!

DESAFIOS DA INFRAESTRUTURA DE RECARGA NO BRASIL E NO MUNDO - PARTE I

identicon por Milad Kalume Neto
04/12/2024
em Colunas, MKN, Visão Estratégica
Foto: revistaccarro.com.br

Foto: revistaccarro.com.br





O mercado automobilístico global passa por uma revolução. Querendo ou não, Gostando ou não, isto é indiscutível! É provável que nos próximos anos veremos veículos nas ruas que nada lembrarão as tecnologias atuais. pois iremos observar cada vez mais lançamentos de veículos elétricos e eletrificados. O crescimento do mercado de veículos eletrificados é uma tendência, sob meu ponto de vista, irreversível, que enfrenta na infraestrutura de recarga um dos maiores desafios para sua popularização.

Globalmente, a distribuição desigual de estações de recarga é evidente: países como Noruega, Alemanha, Estados Unidos e China lideram em número de pontos públicos, enquanto nações emergentes, como o Brasil, ainda enfrentam limitações representativas.

Não podemos desmerecer os esforços de ampliação desta rede que vem se ampliando mês a mês chegando a 10.622 pontos públicos e semipúblicos, números previstos apenas para 2025 e já atingidos em outubro último, segundo a Associação Brasileiro do Veículo Elétrico (ABVE). Entretanto não podemos fechar os olhos para a situação atual. O que representam estes números de carregadores em um país de tamanho continental?

Relativamente pouco mas não podemos nos comparar a Luxemburgo, por exemplo. Neste contexto, elaborei um comparativo entre países com os números de carregadores divididos pela área do país. Tomando por base a Europa, o pior país neste quesito é a Letônia que tem 12,65 vezes mais carregadores do que o Brasil. No caso de eliminarmos as áreas de baixa densidade demográfica, especificamente a Amazônia Legal e o Pantanal, este número cai para 4,97 vezes. E analisando Portugal e Espanha, países mais próximos ao nosso, culturalmente falando, possuem respectivamente 27,11 e 21,13 vezes. Estamos melhorando mas ainda falta!

Fonte: ABVE / Elaboração própria

O problema é que a falta de infraestrutura adequada prejudica a adoção em massa de veículos elétricos e eletrificados, pois criam uma restrição de circulação para médias e longas distâncias motivada pelo baixo alcance destes veículos. Outra questão diz respeito à alta concentração. Cidades como São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, entre outras apresentam uma rede inicial satisfatória que são encontradas também em rodovias como Bandeirantes e Dutra. Entretanto. outras rodovias consideradas estratégicas, como a BR-116 e a BR-101 ainda possuem poucos pontos públicos de recarregamento. Com dados desatualizados de março de 2024, a região Sudeste possuía mais de 45% de todos os carregadores existentes no Brasil.

Imagem: br.feepik.com

Por fim, existem as questões regulatórias. O setor enfrenta alta carga burocrática para a instalação de novos pontos e o Corpo de Bombeiros de São Paulo está em fase final de elaboração de uma necessária regulamentação que será aplicada em todo o território nacional. Custos elevados dos equipamentos de eletrocarga e sua operação, especialmente fora de áreas urbanas, são igualmente pontos cruciais.

Com respeito ao produto, a alta diversidade de conectores e de sistemas de recarga penaliza a padronização. Observa-se movimento contrário na Europa com determinados padrões sendo adotados. E, neste tema, fabricantes de veículos ou importadores que inicialmente investiram em eletropostos passaram a cobrar valores altos de quem não possui os veículos da marca. Nada mais justo, sob meu ponto de vista,mas que impede a massificação.

Em países com alta participação de mercado de veículos elétricos, como a China, observou-se um aumento no consumo elétrico durante os horários de pico que forçou investimentos em infraestrutura energética. Por lá, o desenvolvimento de tecnologias de recarga inteligente e horários de consumo diferenciados se tornaram essenciais.

Por aqui algumas regiões que enfrentam problemas na distribuição de energia indicam que investimentos em infraestrutura são fundamentais e necessários. Também na dinâmica do tema, caso uma parcela da frota veicular se tornar elétrica, faltará energia mesmo com o aumento relevante observado em relação às energias eólica e solar que aumentaram, respectivamente 17,4% e 68,1% entre 2022 e 2023.

A solução para esses desafios, no Brasil, passam pelo sempre difícil alinhamento entre governo, empresas e consumidores. No exterior foi comum observamos incentivos fiscais para instalação de eletropostos, parcerias público-privadas e subsídios para os veículos elétricos. entretanto estes benefícios já cessaram em diversos países e não existe qualquer previsão para o Brasil, exceto os já pensados como os encontrados no MOVER.

Chegaremos lá! À eletricidade ou não…

fonte: br.freepik.com

Ah, não somos Luxemburgo com seus 2.586 carregadores que está em 3º lugar no quesito ora informado (no indexador pela área, 738 vezes mais carregadores que o Brasil ou 290 vezes quando retiramos Amazônia e Pantanal).

MKN

A coluna “Visão estratégica” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.







Próximo
Foto: saopaulosp.gov.br

NOVEMBRO FOI MELHOR MÊS DO ANO EM VENDAS POR DIA

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17