A Ford tem uma longa história como a marca de carros preferida das forças policiais dos Estados Unidos.
Vale a pena conhecer um pouco dessa tradição, que começou com o Modelo T (foto de abertura). Com mecânica simples, robusto e fácil de manter, o veículo logo atraiu a atenção das forças policiais. Em 1915, a Polícia de Oakland, Califórnia, ficou tão impressionada com seu desempenho que o adotou como padrão da sua frota de carros leves.
Em 1950, a Ford foi a primeira fabricante a oferecer um veículo com pacote policial. Ele trazia três opções de motor: o V-8 especial, o V-8 100 HP e o 95 HP Six, além de inúmeras melhorias de engenharia e design, incluindo itens especiais de conforto, durabilidade, velocidade e segurança para as rigorosas necessidades do trabalho policial.
O pacote policial da Ford popularizou-se entre os órgãos de segurança dos EUA e o Departamento de Polícia de Nova York fez o maior pedido registrado até então na época, 430 veículos.
O primeiro modelo policial a usar o nome Interceptor foi introduzido em 1954. O nome já havia sido usado anteriormente num novo motor V-8 de 125 cv, vendido como opcional no pacote policial em 1952. Em 1961, uma pesquisa mostrou que 58% dos carros policiais operando nas 50 maiores cidades dos Estados Unidos eram da marca do oval azul.
O Mustang ingressou no serviço especial em 1982 e estrelou uma campanha publicitária que dizia: “Este Ford persegue Porsches para viver”. O anúncio destacava a sua capacidade em curvas e aceleração de 0 a 80 km/h em 6,3 segundos, que permitia acompanhar outros carros esportivos da época.
Em 1983, o Crown Victoria LTD redesenhado e com pacote especial deu continuidade à história dos carros de polícia. Seu pacote incluía como opcional um V-8 de alta potência, de 5,8 litros, que ajudou a torná-lo a escolha preferida das cidades americanas durante décadas.
Incrivelmente popular, em 1998 o Crown Victoria representava 85% das vendas de veículos policiais de perseguição nos EUA e no Canadá. O Crown Victoria Police Interceptor foi aposentado em 2012 para dar lugar aos Interceptors de nova geração da Ford.
Os modelos utilitário e sedã do Police Interceptor 2013 foram os primeiros da indústria a oferecer alerta de ponto cego, alerta de tráfego transversal e sensor de ré, além de serem os únicos na época com tração nas quatro rodas construídos especificamente para aplicação policial.
Em 2017, a Ford revelou seus primeiros carro e picape policiais híbridos classificados para perseguição. Eles foram seguidos em 2020 pelo Ford Police Interceptor Utility, outra inovação da indústria, como primeiro suve híbrido de perseguição, e pelo Ford Police Interceptor Utility 2025 lançado em 2024.
MF