A Avatr Technology, uma empresa de fabricação automóveis elétricos de luxo, apoiada pela Changan Automobile, CATL e Huawei, apresentou o Avatr 11 com leves modificações visuais, tendo como novidade a opção da variante elétrica dotado de extensor de alcance (EREV, extensor range electric veicle).
Apresentado em agosto de 2022, o Avatr 11, o primeiro modelo da marca, trata-se de um suve cupê de 4.880 mm de comprimento, 1.970 mm de largura e 1.601 mm de altura. Sua distância entre eixos é de 2.975 mm. Visualmente, a versão 2025, segue basicamente as linhas do modelo atual, tendo sido efetuados apenas alguns ajustes pontuais. Os mais atentos irão notar apenas o novo desenho do para-choque dianteiro e a entrada de ar mais ampla.
Nas laterais foram mantidas as maçanetas retráteis e uma larga soleira em tom preto. Como é comum na China, há uma variedades de estilos de rodas que podem ser aro 21 ou 22 polegadas. A traseira de linhas arredondadas, apresenta uma estreita lanterna do tipo passante, um estilo que tem sido adotado por diversas marcas chinesas. O elemento mais distintivo do Avatr 11 é a janela traseira vertical em vez do habitual arranjo inclinado de grande ângulo comumente empregado nos suves cupês.
Painel tridimensional
Já no interior não houve mudanças no painel de instrumentos que adota linhas envolventes e apresenta três telas. O console central é tridimensional e em camadas, composto por duas telas LCD (cristal líquido) de alta definição de 10,25 polegadas, sendo uma para o motorista e outra para o passageiro, além de uma tela central tátil do tipo flutuante de alta definição de 15,6 polegadas. O programa Harmony OS da Huawei é ocsistema que comando o controle de voz e gestos.
Uma faixa de luz ambiente envolve todo o interior, seu brilho e intensidade podem acompanhar a música e também pode ser conectada de forma interativa com controle de voz. Por falar em som, o Avatr 11 é equipado com 25 alto-falantes da marca Meridian. Como opcional, os bancos traseiros podem ser configurados para dois ou três passageiros, e, por fim, um amplo teto panorâmico é padrão de fábrica.
No campo da segurança, Avatr 11 é o primeiro carro chinês a ser equipado com o sistema batizado de Qiankun Smart Driving ADS 3.0 da Huawei, que adota a solução de três radares lidar (acrônimo, em inglês, de detecção e distância por luz) que tem o maior poder de processamento de dados. O ADS 3.0 emprega a nova arquitetura de compreensão de cena de grande rede GOD + rede PDP ponta a ponta para aprender e simular autonomamente decisões de direção humana.
A novidade para a linha 2025 do Avatr 11 está em seu trem de força, com a opção motor elétrico de alcance estendido (EREV). Trata-se de um motor de 4-cilindros turbocarregado de 156 cv e 22,5 m·kgf de torque máximo. O motor a combustão não fornece torque para as rodas. Sua função é acionar um gerador e este fornecer energia para a bateria. A variante EREV é equipado com um único motor elétrico no eixo traseiro com potência de 310 cv e 37,4 m·kgf de torque máximo. Ele é alimentado pela bateria Freevoy LFP da CATL de 39 kW·h, que permite um alcance de 225 km no modo elétrico. O alcance misto é de 1.065 km.
Devido à acirrada concorrência e às inúmeras opções de modelos, diversas marcas vêm reduzindo os preços nos últimos meses na China. E de olho nesta movimentação a Avatr decidiu reposicionar o modelo 11, que obteve uma redução em seu preço, com à adição do modelo EREV. Agora são oferecidos duas versões do suve cupê com extensor de alcance: o Avatr 11 EREV Max de 79.900 yuans (38.400 dólares) e Avatr 11 EREV Ultra – 299.900 yuans (41.100 dólares). Anteriormente, a versão elétrica de entrada, a 630 RWD, tinha preço inicial de 300.800 yuans (41.500 dólares). No acumulado do ano foram vendidos 30.403 unidades do Avatr 11.
AN